Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em baixa na audiência, SBT apela para maratona de novelas

Elenco de Paixão de Gavilanes
Elenco de Paixão de Gavilanes (divulgação)

Mesmo trocando o Bom Dia & Cia pelo Primeiro Impacto e pelo Notícias Impressionantes, o SBT ainda segue em baixa na audiência. Com isso, novas mudanças virão na grade de programação do canal de Silvio Santos. A emissora anuncia uma nova “maratona de novelas”, que ocupará o início da tarde e buscará recuperar parte da audiência perdida. As tramas começam no dia 16 de maio.

A nova faixa de novelas engloba três títulos, sendo duas reprises e uma novela inédita. Ao meio-dia, Carrossel foi a escolhida para abrir o horário, seguida de Esmeralda às 13 horas. Já às 14 horas, a emissora lança Paixão de Gavilanes, uma produção da Telemundo inédita. Trata-se da “segunda temporada” de Pasión de Gavilantes, cuja primeira leva foi exibida no Brasil em 2004 pela RedeTV, com o título Paixões Ardentes. Na época, a baixa audiência fez o canal tirar a trama do ar antes do fim.

Com a novidade, o Casos de Família passará para às 15 horas, seguido do Fofocalizando, que entrará às 16h. Depois, mais duas novelas seguem em exibição, Mar de Amor e Amanhã É Para Sempre, os atuais cartazes da faixa Novelas da Tarde. A expectativa é que a trinca de novelas alavanque o início de tarde e ajude os programas de Christina Rocha e Chris Flores.

Estratégia antiga

Não é a primeira vez que o SBT recorre a novelas no início da tarde para tentar melhorar sua audiência. No início de 2004, a emissora deslocou o vespertino Falando Francamente, de Sonia Abrão, para as tardes de sábado, e abriu seu arsenal de novelas para tapar o buraco. Uma reprise de Marimar, às 13 horas, seguida da novela inédita Amor Real, foram as armas de Silvio Santos na ocasião. Logo depois, iam ao ar Cinema em Casa e, na sequência, uma reprise de Fascinação.

Mesmo com as já conhecidas mudanças na grade do SBT, a emissora manteve faixas de reprises vespertinas por um bom tempo nesta época, apenas ajustando o horário aqui e ali. Com isso, novelas como Maria do Bairro e Pérola Negra também retornaram e renderam bons índices de audiência, chegando a incomodar o Vale a Pena Ver de Novo, que reprisava títulos como Terra Nostra e Deus nos Acuda.

Novelas como arma

Além de resgatar uma estratégia já utilizada anteriormente, o SBT também pega carona na mesma estratégia da Globo, que vinha com dificuldades em manter a liderança na faixa das 14/15h. A emissora só conseguiu melhorar seus índices quando apostou em O Cravo e a Rosa, que segue no ar no horário com ótimos índices.

Ou seja, apesar de parecer estranha, a estratégia do SBT até que faz sentido, ao menos se analisarmos o histórico da coisa. Mas se vai funcionar de novo, só esperando o dia 16 de maio chegar para conferir. 

André Santana

03/05/2022

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade