Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Os 16 anos do TELE-VISÃO: um relato pessoal

No último dia 22 de outubro, o TELE-VISÃO completou 16 anos de existência. Foi neste dia, no ano de 2005, que eu resolvi, a partir de uma ideia da minha grande amiga Patrícia Acunha, iniciar este espaço que, até hoje, me dá um prazer inenarrável manter. São 16 anos trocando ideias sobre televisão, um assunto que me fascina e me diverte de tal modo, que é difícil até de explicar!

Quando eu iniciei o TELE-VISÃO, não fazia ideia de que estava começando uma carreira. Eu estava no primeiro ano da faculdade de jornalismo, mas não tinha noção de que o blog marcaria o início do meu trabalho na área. Mas, para a minha surpresa, foi exatamente isso o que aconteceu: em pouco mais de um ano no ar, o blog já integrava importantes páginas do UOL, como UOL Televisão, UOL Entretenimento e UOL Blogs Legais Convidados, o que lhe deu visibilidade, novos visitantes e o respeito de profissionais da área.

A partir deste rápido crescimento, vieram convites de trabalhos. Ainda estudante de jornalismo, comecei a colaborar com a Revista Paradoxo, Revista Crash e Portal Telehistória, Já com o diploma na mão, veio também o convite para o Guia da Semana. Os convites partiam sempre da mesma frase: “vimos seu blog e gostamos do seu texto”.

Foi por causa do TELE-VISÃO que também fui parar em agências de publicidade, trabalhando como redator de textos corporativos. Foi também por causa do blog, que vieram convites para escrever para jornais e revistas de minha cidade e região. Foi assim que comecei a escrever sobre cultura para jornais e, depois, a atuar como produtor cultural. Hoje me divido entre o jornalismo e a produção cultural, duas áreas que me dão um prazer enorme!

Mas não parou por aí! Em 2015, quando o TELE-VISÃO completou 10 anos, veio a ideia do livro. Para celebrar a marca, fiz uma seleção dos melhores textos publicados no blog e reuni todos no “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Foi por causa do livro que veio outro convite honroso: comecei a colaborar para o site Observatório da TV. E lá se vão cinco anos escrevendo críticas e notas diárias no site, em mais um trabalho que só me traz coisas boas!

Resumindo: se hoje eu tenho uma carreira bem-sucedida, bons trabalhos e até uma casa para viver, tudo começou aqui. No TELE-VISÃO. E foram tantas oportunidades que surgiram que, hoje, me divido em três empregos, e nem sempre dou a atenção que o blog merece. Mas, mesmo assim, eu faço um esforço danado pra manter este espaço. Porque eu devo tudo a ele!

A correria é tanta que só consegui parar para comemorar agora, quase uma semana depois do “aniversário oficial”. Mas não importa! O importante é deixar registrado aqui a gratidão que eu tenho por todos que frequentam este espaço! Se este espaço proporcionou muita coisa boa em minha vida, é porque eu sempre pude contar com leitores participativos, que me motivam a continuar produzindo aqui! Sendo assim, você, que lê estas mal traçadas linhas, também é parte importante da minha trajetória.

Desculpe se parece antiquado eu falar da minha vida aqui. Mas eu precisava externar este sentimento de gratidão. 16 anos de uma carreira feliz, construída na base do trabalho e das boas relações, me deixa orgulhoso. Obrigado!

Ah, e quem quiser o livro do TELE-VISÃO, pode adquiri-lo clicando AQUI! Tem também a versão para Kindle, clicando AQUI!

André Santana

27/10/2021

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Parabéns pelo aniversário do blog e pelo excelente trabalho!
    Seus textos aqui e no site são os melhores sobre TV que leio
    Acho que por estar aqui desde sempre, não tinha percebido que já foram tantos anos
    Que venham os próximos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos 16 anos do Tele-Visão e por sua bela trajetória. E que continue assim gostando do que faz e que seu caminho seja sempre de sucesso, felicidade e força para seguir sempre em frente.

    ResponderExcluir

Publicidade