Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em 2007, nova emissora de TV com Boris Casoy teve vida curta

Boris Casoy no comando do Telejornal do Brasil, da TV JB
Boris Casoy no comando do Telejornal do Brasil, da TV JB (divulgação)

No final de 2006, a Companhia Brasileira de Multimídia (CBM) arrendou parte da programação da CNT, emissora que estava jogada às traças já naquela época. Assim, entre o final de 2006 e início de 2007, surgia a CNT/JB, e o grupo responsável pelo tradicional Jornal do Brasil começava a lançar alguns novos programas. A partir de abril de 2007, surgia em definitivo a TV JB, que controlava a programação da CNT diariamente, entre 18 horas e 0h. Nascia um novo canal de TV no Brasil.

Nelson Tanure, presidente da CBM, afirmava que a ideia da TV JB era oferecer ao público uma programação de qualidade. Assim, no dia 17 de abril de 2007, a nova emissora iniciava sua grade com a estreia do programa juvenil Na Rua, apresentado por Léo Almeida. Com plateia e convidados ao vivo, a atração lembrava o Programa Livre, funcionando como uma arena adolescente para se debater vários assuntos.

A programação jovem da TV JB continuava com o + Pop, programa com clipes e informações musicais apresentado por Luiza Sarmento. Em seguida, a emissora exibia a novela Coração Navegador. Na verdade, tratava-se da série luso-brasileira Segredo, produzida através de uma parceria entre a Stopline Filmes, Accorde Filmes e RTP1, gravada em 2004 no Brasil e exibida originalmente em Portugal entre 25 de setembro de 2004 e 9 de janeiro de 2005, em 28 episódios. A TV JB exibiu a produção, que contava com nomes como Ingra Liberato e Maria João Bastos, dublada. Porém, a emissora exibiu apenas 15 dos 28 episódios da produção e começou a reprisá-los sem qualquer justificativa.

Na sequência de Coração Navegador, a TV JB exibia uma espécie de linha de shows, com programas de meia hora exibidos sempre às 21h30. Entre as atrações desta faixa, o destaque era o Cine Set, programa sobre cinema apresentado por Isabel Wilker; e o Loucos por Bola, esportivo com Alexandre Araújo, Smigol e Lopes. Depois, de segunda a sexta, às 22 horas, entrava no ar o carro-chefe da emissora: Telejornal do Brasil, apresentado por Bóris Casoy. O jornal trazia as notícias do dia, priorizando as análises dos fatos e os comentários do âncora. Além de Bóris, a TV JB contava com Clodovil Hernandes como uma de suas estrelas, comandando o talk show Por Excelência nas noites de domingo.

Continua depois da publicidade


Algum tempo depois de sua estreia, a TV JB ampliou a faixa na qual operava, lançando também um programa matinal. Manhã Mulher era apresentado por Ney Gonçalves Dias e Nani Venâncio, seguindo os moldes dos tradicionais programas femininos. Porém, algum tempo depois, o programa passou a ocupar parte da programação noturna, tendo o nome alterado para Nei & Nani.

Mas a vida da nova emissora não era fácil. Com traço na audiência, sem repercussão e nem faturamento, a TV JB logo enfrentou sérios problemas financeiros. A emissora, então, suspende o pagamento do arrendamento da CNT, e também o aluguel dos estúdios de Gugu Liberato, que estavam sendo usados como sede do canal. Em agosto, a grade de programação da TV JB passou a mudar constantemente por conta da crise. Neste meio-tempo, a família Martinez pede a quebra do contrato de arrendamento e, em setembro do mesmo ano, a TV JB deixa de transmitir sua programação pelo canal. A CNT, então, “ressurgia”, retomando a produção do CNT Jornal e exibindo reprises de seus programas dos anos 1990.

A TV JB, então, tentou uma sobrevida, associando-se à recém-inaugurada Rede Brasil em setembro daquele ano. No entanto, após uma semana no ar, a CBM decidiu encerrar seu projeto de televisão, demitindo nada menos que 200 funcionários. No mesmo mês, o grupo solicitou um levantamento de todas as emissoras de TV à venda no período para tentar relançar o canal. Mas já era tarde. A TV JB era extinta em definitivo, tornando-se uma das emissoras de vida mais curta da história da TV brasileira.




André Santana
14/12/2023

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Foi um fiasco e tanto a TV JB e desperdiçaram tanto dinheiro pra fazer televisão acabaram se dando mal e acelerou a decadência do Jornal do Brasil que não tinha mais relevância no impresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Na verdade, me pareceu um projeto mal elaborado. Investiram uma grana numa programação até interessante, mas parece que esqueceram de investir em publicidade. Muita gente nem ficou sabendo que essa TV existiu. A imprensa pouco falava, a TV pouco repercutiu. Faltou divulgação, faltou publicidade, assessoria de imprensa... Um canal que tinha nomes como Bóris Casoy e Clodovil passar em branco é sinal de que fizeram algo muito errado.

      Excluir
  2. Pena que não deu certo , a ideia era boa ! Infelizmente qualidade e audiência não caminha junto na tv aberta !
    Sempre comentamos a absurda gestão da rede CNT ,sempre as tracas ,vendida a igreja universal por 22 horas e nada é feito pelo ministério
    Lembrando que o senhor Jair Bolsonaro que amigo pessoal de Edir Macedo ,então vejo que isso vai continuar infelizmente ,muito triste !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Caio, mas como eu disse na resposta ao Kleber, a TV JB falhou no campo da divulgação. Muita gente não sabia que a TV existia. Até hoje não sabem, rsrs! Dá um Google e veja como saiu pouca coisa sobre a TV JB na imprensa. É esquisito uma então "potencia" como o Jornal do Brasil não ter sabido vender seu peixe.

      Excluir
  3. Eae André. Esse texto me fez lembrar da Play TV. Era uma "MTV" que não durou muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Play TV era meio voltada aos games também, não? Tinha uma programação interessante.

      Excluir

Publicidade