quinta-feira, 17 de maio de 2018

Taís Araújo é a nova apresentadora do "Popstar"

"Sou Penha, sou Michele Brau,
sou Popstar!"

Competição de cantores e bandas com participantes famosos, o programa Popstar chegará à segunda temporada na Globo. Com estreia prevista para depois da Copa do Mundo, o talent show terá uma mudança de rota nesta nova leva: sai Fernanda Lima e entra Taís Araújo no comando da atração. Não se sabe ainda se Tiago Abravanel seguirá como repórter de bastidores (leia-se apresentador de merchans).

Segundo o site Notícias da TV, a direção da Globo justificou que a troca tem a ver com um conflito de agendas de Fernanda Lima. Isso porque a apresentadora emplacará uma nova temporada do Amor & Sexo, que será exibido no segundo semestre. E as gravações do programa noturno coincidirão com o Popstar, impossibilitando a apresentadora de acumular função. Sendo assim, Fernanda ficará apenas com o Amor & Sexo (que, imagino, irá ocupar a vaga anteriormente destinada ao Adnight Show, ou seja, o programa de Marcelo Adnet não deve mesmo voltar).

A justificativa da Globo até que faz sentido. Mas, provavelmente, não se trata do único motivo. Afinal, o anúncio da troca foi feito enquanto segue dando o que falar a escalação de elenco de Segundo Sol, uma novela que se passa na Bahia, mas tem pouquíssimos atores negros no elenco. Em razão da imensa discussão em torno do assunto, a Globo chegou a fazer um mea-culpa, dizendo que iria se movimentar no sentido de aumentar a representatividade negra em sua programação.

Sendo assim, a escolha de Taís Araújo para ficar com a vaga de Fernanda Lima não é por acaso. Com a chegada de Taís Araújo à apresentação do Popstar, a Globo terá uma de suas primeiras apresentadoras de entretenimento negras. Antes dela, apenas Aline Prado chegou a ocupar função semelhante, ao apresentar o Vídeo Show em algumas oportunidades. Camila Pitanga também pode ser incluída nesta pequena lista, pois apresentou várias edições do musical Som Brasil.

Ao menos, a Globo parece disposta a cumprir com a responsabilidade de aumentar a representatividade negra em sua programação. E a escolha de Taís Araújo, embora não tenha sido a mais óbvia (ela chegou a se aventurar como apresentadora, mas sua função na telinha sempre foi mais como atriz), é bem interessante. Taís é simpática, tem presença de palco e atitude, e deve render como apresentadora de um programa como o Popstar. Pena que Fernanda Lima tenha perdido seu já pouco espaço na grade da emissora, mas, ao menos, ganhou uma boa substituta.

André Santana

3 comentários:

  1. Nada contra Taís Araújo, mas até nisso se vê como falta representatividade negra na TV. Quando se pensa num artista de TV negro, só se fala em Taís, Lázaro Ramos e Camila Pitanga. A TV tem muita responsabilidade no fato de ter criado pouquíssimos ídolos e referências negras. Isso mostra que ainda estamos engatinhando na igualdade racial, o que é uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Felipa! Por isso é tão importante aumentar o espaço para atores negros na TV, para ser possível criar novas referências. É preciso lançar novos atores negros na TV.

      Excluir
    2. Tem também o Luís mitando e aquele outro do zorra...Sheron.menezes
      Acho que podiam resgatar o pai o...era na Bahia e tinha maioria negra

      Excluir