Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Novo "Os Trapalhões" acerta ao se colocar como homenagem ao quarteto original

Ao assistir à estreia do novo Os Trapalhões, ontem, 17, no Viva, apagou-se a ideia de que um remake do humorístico seria um erro. Não foi. Na verdade, a nova parceria entre Globo e Viva revelou-se uma simpática homenagem aos eternos Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Curiosamente, o Viva participa deste momento “revival” da Globo, mas nunca exibiu originais de Os Trapalhões em sua programação, praticamente toda feita à base do arquivo da Globo.

O novo Os Trapalhões acertou por não trazer novos intérpretes aos personagens originais, até porque Didi, Dedé, Mussum e Zacarias não eram bem personagens, e sim personas bem humoradas dos próprios envolvidos. Tanto que apenas Didi era creditado na abertura com um nome artístico diferente, Renato Aragão, enquanto Dedé sempre foi Dedé Santana, e Mussum e Zacarias sempre apareceram como Mussum e Zacarias, embora se chamassem Antonio Carlos Gomes e Mauro Gonçalves. Na nova atração, o quarteto é formado por Didico (Lucas Veloso), Dedeco (Bruno Gissoni), Mussa (Mumuzinho) e Zaca (Gui Santana), que são sobrinhos dos originais. Didi (Renato Aragão) e Dedé (Dedé Santana) aparecem, dando a bênção. Solução fundamental para a compreensão de que não se trata de uma tentativa de refazer o original, e sim homenageá-lo.

O novo elenco procura repetir os trejeitos dos originais e consegue resultado satisfatório. O elo mais fraco é Bruno Gissoni, que não é lá muito bom ator e não parece ser um “escada” tão esperto quanto o Dedé Santana original. Além dele, Nego do Borel revivendo Tião Macalé decepcionou. Já Lucas Veloso faz um Didico correto, com impressionante semelhança a Didi; e Gui Santana, excelente imitador, convence como Zacarias. Mas quem mais chamou a atenção nesta estreia foi Mumuzinho, surpreendentemente bem como Mussa.

Vamos combinar que o maior desafio coube à Mumuzinho. Reviver o espírito de Mussum era uma missão espinhosa, tendo em vista que o trapalhão de dialeto próprio e fã de “mé” era uma figura extremamente particular. O saudoso Mussum tinha um carisma ímpar, que sobrevive e se perpetua mesmo depois de tantos anos de sua morte. Os tantos “memes” com a cara de Mussum e seu impagável “Cacildis” falam por si. Pois Mumuzinho conseguiu reeditar este espírito malandro de Mussum, recriando maneirismos clássicos e remetendo ao original em vários momentos. Porém, o fez à sua maneira, dando uma cara própria à figura. Não soou como mera imitação, como acontece com o Zacarias de Gui Santana, e sim como uma recriação interessante. A cena em que Mussa, como Rapunzel, tem os cabelos queimados pelo cabeleireiro Didico, e grita dizendo que está a “cara da Tina Turnis!” foi impagável!

Em tempos politicamente corretos, as piadas lotadas de preconceitos ficaram de fora, felizmente. Assim, sobrou o humor mais infantil e pastelão de Os Trapalhões, que foi reeditado de maneira eficiente, ora refazendo esquetes clássicos, ora trazendo novidades. Assim, o novo Os Trapalhões diverte e preserva a memória do programa original, um clássico que sempre deve ser reverenciado.

O TELE-VISÃO virou livro! Compre agora! CLIQUE AQUI: http://bit.ly/2aaDH4h


André Santana

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Eae André, eu tinha me esquecido da estreia dos novos Trapalhões na segunda até que meu pai me chamou na sala e começamos a assistir juntos e vimos até o final. O melhor de tudo: rimos! Está gostoso de assistir porque a dinâmica está interessante e claro, Mumuzinho e Gui Santana estão ótimos!

    ResponderExcluir
  2. Vou por o mesmo comentario que pus no OT, se soubesse aue voce ia postar aqui tambem nao comentaria la . Com todo respeito ao Nauber, sou mais o Tele-visao do que o OT.


    ' Acho que o Armando Babaioff serio melhor um Dedeco, pena que ele nao aceitou, Andre. Como os adultos que foram fa dos originais vao reagir ? E quando for ao ar aos domingos meio dia, as criancas de hoje aceitarao esse humor que as criancas dos anos 70/80/90 gostavam ? A comparacao eh inevitavel. O primeiro programa me deixou sem opiniao, ainda '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Aventuras do Didi não era uma explosão de audiência, mas tinha seu público. Creio que será este mesmo público que assistirá nos domingos da Globo. Para mim, que assisti o original, a homenagem funcionou. Quando você enxerga como uma homenagem, e não uma cópia, é mais fácil de embarcar.

      Excluir
  3. Achei muito triste e fraca a atuação de Bruno gissoni como o Dedé deveriam ter escolhido outro ator não sei qual critérios ele está bem abaixo dos outros 3 atores
    Nego do borel só está pois atrai mídia
    Os outros atores 3 levam nas costas !

    ResponderExcluir
  4. O programa é bom sim ,deveriam apostar mais em imitações seja de cantores ou personalidades
    Outra coisa :,na minha opinião Dr Renato ( não chamem ele de Didi ) e Dedé não deveriam estar presentes ou pelo menos em todos os episódios ,qdo Didi e Dedé (os originais ) estão em cena fica um ar de turma de Didi e o programa era ruim demais e não deixa saudades
    Os novos zaca ,Mussum e Didi são demais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto da presença do Didi e Dedé originais! É a presença deles que torna a homenagem válida.

      Excluir

Publicidade