quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Record já vai reprisar "Os Dez Mandamentos"

Não é só Silvio Santos que anda tendo algumas ideias malucas. A direção da Record também parece querer entrar nesta onda de mudanças absurdas na grade. Segundo o UOL, o canal pretende reprisar a novela Os Dez Mandamentos na faixa das 18h. A ideia seria botar a reprise para bater de frente com a estreia de Novo Mundo, nova novela das seis da Globo, e tentar dificultar a vida da história de Alessandro Marson e Thereza Falcão.

E por que a ideia é absurda? Ora, porque a saga de Moisés (Guilherme Winter) saiu do ar em meados do ano passado, encerrada numa “segunda temporada”. E a trama, além de duas temporadas na TV, também virou filme, musical, franquia de produtos e outros sem-número de badulaques. Ou seja, a Record usou e abusou da marca, tentando prolongar o sucesso da história o maior tempo possível. E, como se vê, a ideia é continuar surfando na onda de Moisés, mesmo que a trama ainda esteja muito recente para uma reprise. Complicado, né? Com a ideia, o canal assina atestado de incapacidade de produzir algo inédito com tanto potencial quanto a novela, que foi realmente um sucesso incontestável.

Com a volta de Os Dez Mandamentos, a Record terá, nada menos, que quatro reprises de novelas no ar. Afinal, são suas faixas na parte de tarde, e ainda A Escrava Isaura à noite, esquentando o horário para a estreia da inédita Belaventura. Além disso, a nova faixa de reprises de novelas vai diminuir o espaço do Cidade Alerta, de Marcelo Rezende, que sempre registra boa audiência. Não que seja ruim diminuir o espaço do jornal policial, já que ele é excessivamente longo mesmo, mas diminuir para dar espaço a uma reprise de novela que mal saiu do ar não parece fazer muito sentido.

Pesa conta a ideia, ainda, as tentativas anteriores da Record de reprisar novelas neste horário das 18h. A emissora já escalou dois de seus grandes sucessos para a faixa anos atrás, Prova de Amor e Caminhos do Coração, e não deu certo. Ambas acabaram picotadas para sair do ar antes do tempo previsto. Por outro lado, sempre que a Record reprisou suas minisséries bíblicas, os resultados foram bastante satisfatórios. De repente, Os Dez Mandamentos também repetirá o sucesso original e, finalmente, a emissora terá bons resultados com novelas neste horário. Mas que parece arriscado, parece.

Caso a faixa emplaque, pode animar a emissora a seguir com novelas na faixa das 18 horas. Há quem diga que a Record poderá, até, partir para as tramas inéditas neste horário. Se isso acontecer, finalmente a Record teria três novelas no ar em sua grade noturna, como a Globo, um sonho antigo do canal que acabaram abandonando. Mas, se a ideia é mesmo continuar a faixa, é preciso planejamento, coisa que já sabemos que a Record não tem. Casos como a da faixa das 19h, na qual a inédita Escrava Mãe acabou sendo substituída pela enésima reprise de A Escrava Isaura porque sua substituta, Belaventura, ainda estava atrasada, não podem continuar acontecendo.

O TELE-VISÃO virou livro! Compre agora! CLIQUE AQUI: http://bit.ly/2aaDH4h


André Santana

9 comentários:

  1. Daqui a pouco a Record não terá mais nada pra reprisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só exibir Os Dez Mandamentos em looping eterno! Hehe!

      Excluir
  2. Muito boa, a estrategia da Record, de reprisar Os Dez Mandamentos na faixa das seis e concorrer com a novela das seis. A Record tera entao tres horarios, o das seis, sete e mais ou menos o das nove, de novelas. A Globo deve perder um pouco de publico as seis, ja que tera o maior sucesso de publico da Record as seis. E justamente quando as proximas novelas das seis nao serao tradicionais, serao de epoca, o Novo Mundo e o do Alcides. Vamos ver....
    Considerando que a audiencia baixa de uma novela das seis seja 18, e Dez Mandamentos deu o que ? 15 ? Entao sera uma reprise avalassadora contra a Globo nao eh ? Vai causar nao acha ? A Globo ja com dificuldades as nove, passara a ter dificuldades as seis, e se Belaventura pegar, as sete tambem corre um certo risco....
    Nao eh so aqui no Brasil, Dez Mandamentos se tornou AvBr da Record, por qualquer pais que passa vira um blockbuster
    E assim, Dez Mandamentos acabou fidelizando um publico as nove na Record, tanto que as novelas que sucederam seguraram e ate cresceram nem que seja nos decimos. Pode ocorrer isso as seis, fidelizar um publico e mesmo que seja reprise tera uns pontos x de media fixa, e na Globo sua audiencia media as seis podera cair como ocorreu as nove
    Acho que o Silvio de Abreu vai tentar popularizar as seis depois da novela do Alcides caso tenha uma faixa fixa de novelas na Record e corresponda as expectativas dela.O problema estara justamente na exibicao de Novo Mundo e a novela do Alcides, porque antes da noticia de novelas as seis na Record, a Globo estava experimentando estilos diferentes as seis. As seis virou a unica faixa que ainda se pode ousar e misturar estilos. E Novo Mundo e a novela do Alcides dentro do contexto que vai lutar com novela biblica, irao acabando se tornando meio que moderninhas mesmo que involutariamente Mas se nao tivesse novelas da Record nao pegara esse rotulo porque elas na realidade nao sao moderninhas mas sim que nao serao novelas tradicionais classicas Por outro lado, se tiver reprises de novelas biblicas as seis, o que vai restar a tarde ? Porque ja esta se esgotando o leque de reprises, iria restar apenas as biblicas e as novelas antes de Escrava Isaura. Mas se tiver agora novelaas biblicas as seis, o que restara pra reprisar a tarde ? Vao comecar a rereprisar novamente ? De qualquer maneira reprisar Dez Mandamentos as seis considero uma tacada de mestre. Considerando que a novela biblica podera no minimo ter dez pontos mas provavelmente mais, e Globo corre o risco de Novo Mundo e a novela baseada no livro do Rubem Fonseca terem numeros entre deizoio ou menos com muita dificuldade. Sera a luta de uma novela biblica com enredo tradicional facil de assiminlar com novela de epoca mas com enredo diferente que parece que sera algo Piratas do Caribe, com um teor historico Dom Pedro, Carlota Joaquina, indios, direcao do Vinicius Coimbra que mostrou em Liberdade Liberdade uma reconstituicao mais reaiista, com ruas sujas, personagens feios e em Novo Mundo sera a mesma coisa tanto que a Viviane Pasmanter esta irreconhecivel, conseguiram a tornar feia. Sera uma luta legal de novelas, uma biblica tradicional com seus efeitos especiais e outra de epoca com ar de moderninha, que arrisco dizer podera trazer estragos a audiencia da Globo e talvez deflagrar a mmedio prazo um horario com dificuldade pra se levantar assim como esta sendo as nove.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito no potencial da reprise da Record, mas acho cedo demais. Os Dez Mandamentos acabou de sair do ar.

      Excluir
  3. A coisa boa é que vão diminuir o apelativo do cidade alerta
    Engraçado a Record em se preocupar com a rede globo quando na verdade o SBT é a pedra do seu sapato
    Essa novela deveria ser reprisada daqui umns 5 anos na faixa das 22 oo iria bombar atraindo um público jovem que está na frente dá TV nesse horário

    ResponderExcluir
  4. Pois é, a reprise dessa novela era fato. kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Pois é, a reprise dessa novela era fato. kkkkk

    ResponderExcluir