Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Antes de virar "rainha das tardes", Sonia Abrão enfrentou briga de egos na televisão

Sonia Abrão no A Casa É Sua
Sonia Abrão no A Casa É Sua (divulgação)

Muito antes de se consolidar como a rainha das tardes da RedeTV no comando do A Tarde É Sua, no ar desde 2006, Sonia Abrão viveu uma verdadeira prova de fogo ao estrear como apresentadora de programas vespertinos na televisão. No início dos anos 2000, a jornalista, até então consagrada por suas colunas em jornais, rádio e participações no Troféu Imprensa, foi escalada para integrar a reformulação do A Casa É Sua. O projeto, porém, nasceu sob o signo de uma convivência explosiva nos bastidores.

A Casa É Sua, vale lembrar, estreou em novembro de 1999 como um feminino matinal com Valéria Monteiro, mas migrou para as tardes do canal cerca de duas semanas após a estreia. Mas, a partir de fevereiro de 2000, a apresentadora deixou o programa para voltar a morar em Nova York, algo que já estava acordado com a emissora desde o início. Diante disso, a RedeTV optou por terceirizar a atração. Sob a produção da Câmera 5 e direção de Hélio Vargas, o programa trocou a luxuosa mansão no Morumbi onde era gravado por um estúdio no Bixiga e apostou em um comando triplo: a veterana Meire Nogueira (1938-2018), o humorista Castrinho e a própria Sonia Abrão.

Continua depois da publicidade


Choque de veteranos

Na teoria, a ideia era criar um programa de variedades dinâmico. Conforme registrou a Folha de S. Paulo em 6 de fevereiro de 2000, o diretor Hélio Vargas garantia que seria um formato "no qual os três apresentadores trabalharão juntos, sem nenhum quadro fixo".

No entanto, a química na tela passou longe de acontecer. Nos bastidores, Meire Nogueira e Castrinho teriam começado a bater de frente com Sonia Abrão, de acordo com a própria jornalista. Detentores de décadas de estrada na TV, eles não teriam visto com bons olhos dividir o holofote com uma estreante na apresentação.

Em entrevista ao jornal O Globo na semana de estreia, Meire Nogueira fez questão de enfatizar sua longa bagagem na TV (com passagens por Tupi, Record e SBT) e disparou indiretas sobre a nova safra de apresentadoras:

"O meu [programa] não tem bonecos; não gosto de ficha na mão porque o apresentador tem que conhecer o assunto que está tratando (...); só usarei ponto eletrônico para o diretor dar informações sobre o ibope e também não darei gargalhadas que parecem tique nervoso."



Continua depois da publicidade


Trio durou pouco

O arranjo com três comandantes durou pouquíssimo tempo. Com o clima insustentável nos bastidores, Meire Nogueira deixou a atração com poucas semanas no ar. Castrinho permaneceu por mais tempo, cerca de um ano, mas viveu uma visível perda de prestígio: aos poucos, o ator e humorista foi despromovido do posto de apresentador principal, passou a fazer matérias de rua como repórter, até desaparecer por completo do formato.

Anos mais tarde, em entrevista ao PodC, podcast de Celso Portiolli em 2023, Sonia Abrão lavou a roupa suja e relembrou o desdém que sofria da dupla por ser vista como uma "novata" no meio televisivo:

"Eu tive problema no A Casa É Sua com o Castrinho e Meire Nogueira, que eram duas pessoas insuportáveis... Era uma coisa de 'você é nada', ele [Castrinho] chegou a falar isso para mim, inclusive uma vez. Eles eram veteraníssimos de televisão... Eles achavam que eles tinham história e eu não (...), mas eles não me respeitavam. Então, dividir programa comigo para eles era o cúmulo da humilhação", lembrou.

Sonia revelou ainda uma provocação direta de Castrinho nos camarins:

"Ele chegava para mim e falava: 'O que você faz? Troféu Imprensa uma vez por ano na televisão?'. Ele jogou na minha cara. Que clima você tem para trabalhar assim? Eu fiquei tão magoada, tão passada... Mas Deus se encarrega. Para quem sobrou o programa?", observou a jornalista.



Continua depois da publicidade


A dona da casa

Assim, após a debandada e o apagamento dos coapresentadores, a direção rendeu-se ao apelo popular do jornalismo de celebridades promovido por Sonia. A jornalista assumiu o A Casa É Sua em carreira solo e ali fincou raízes definitivas na televisão, permanecendo à frente da atração até 2002, ano em que se transferiu para o SBT e lançou o Falando Francamente (2002 - 2004).

Depois, Sonia ainda comandou o Sonia e Você na Record entre 2004 e 2006, até retornar para a RedeTV e lançar o A Tarde É Sua, no ar até hoje. A "guerra" de bastidores do ano 2000, portanto, acabou sendo a fagulha que moldou uma das marcas mais duradouras da TV aberta brasileira.

André Santana

10/09/2026

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});