Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Fora da Globo, Lícia Manzo pode repetir os passos de autora de Pedaço de Mim

A autora Lícia Manzo
A autora Lícia Manzo (divulgação)

Como era de se esperar, Lícia Manzo não teve seu contrato com a Globo renovado. A autora quase foi dispensada após Um Lugar ao Sol (2021), mas foi escalada para uma nova novela das seis e teve seu acordo renovado. No entanto, a trama em questão - O País de Alice - foi cancelada durante sua pré-produção e “substituída” por No Rancho Fundo.

Depois disso, chegou-se a especular que a autora seria novamente escalada para a faixa das seis. Porém, com o fim de seu contrato e sem nenhum projeto concreto em suas mãos, o acordo de Lícia Manzo com a Globo não foi renovado. Com isso, mais uma grande profissional do roteiro está disponível no mercado.

Lícia Manzo estava na Globo desde 1992. Durante anos, foi redatora de programas de humor, como Os Trapalhões, Sai de Baixo e A Diarista. Como colaboradora em novelas, esteve em Malhação (2003 e 2004) e Três Irmãs (2008). Seu primeiro voo solo foi a ótima série Tudo Novo de Novo (2009), obra supervisionada por Maria Adelaide Amaral. Depois disso, emplacou três novelas - A Vida da Gente (2011), Sete Vidas (2015) e Um Lugar ao Sol -, e teve outras duas novelas engavetadas - Jogo da Memória e O País de Alice.

Continua depois da publicidade


Acordo por obra

A atual política da Globo de priorizar acordos por obra certa vem atingindo não apenas profissionais de vídeo, mas também de bastidores. Tanto que vários autores foram dispensados nos últimos anos, como Euclydes Marinho, Maria Adelaide Amaral, Elizabeth Jhin, Angela Chaves, Thereza Falcão, Alessandro Marson, Vincent Villari, Izabel de Oliveira e Aguinaldo Silva.

Esses dois últimos nomes, no entanto, estão fazendo o caminho de volta, o que mostra que acordos por obra certa com autores de novelas são uma realidade na Globo. Izabel de Oliveira assinará uma nova novela das sete em parceria com Maria Helena Nascimento, enquanto Aguinaldo Silva emplacará uma nova trama das nove.

Com isso, nada impede que Lícia Manzo consiga retornar à emissora neste novo modelo. No entanto, a autora também é forte candidata a repetir os passos de Angela Chaves e buscar novas plataformas para fazer sucesso e mostrar a que veio.

Continua depois da publicidade


Profissional de valor

Vladimir Brichta, Juliana Paes e Felipe Abib em Pedaço de Mim
Vladimir Brichta, Juliana Paes e Felipe Abib em Pedaço de Mim (divulgação)

Angela Chaves ficou anos na Globo, mas teve poucas oportunidades. Como autora titular de novelas, emplacou apenas Os Dias Eram Assim (2017) e Éramos Seis (2019). Ao não ter seu contrato renovado com a Globo, a autora partiu para o streaming e emplacou Pedaço de Mim na Netflix.

A série com cara de novela mostrou que a Globo abriu mão de um talento pouco valorizado. Pedaço de Mim tem mais cara de novela do que as atuais novelas da emissora, e o público reconheceu isso. Tanto que a produção fez sucesso não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. O melodrama estrelado por Juliana Paes é um êxito incontestável e uma das melhores produções brasileiras do ano.

Quem sabe o mesmo não acontece com Lícia Manzo? A autora é uma profissional muito elogiada pelo apuro e sensibilidade de seu texto. Tanto que suas novelas não foram nenhum estouro, mas tiveram suas qualidades reconhecidas. Lícia é uma autora que prioriza conflitos psicológicos e, por isso, suas histórias funcionam bem em qualquer lugar. Tanto que A Vida da Gente é uma das campeãs de exportação da Globo.

Sendo assim, há uma grande possibilidade de a autora emplacar uma produção no streaming, já que, no atual cenário, tanto Netflix quanto outras plataformas estão de olho no sucesso de Pedaço de Mim. Além disso, de acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, Lícia pode integrar o cast de uma nova produtora de Jayme Monjardim, ex-diretor da Globo que tenta emplacar a novela Romaria. Nada impede, portanto, que Lícia assuma os roteiros do projeto, que ainda não tem destino definido. Monjardim, vale lembrar, dirigiu as novelas A Vida da Gente e Sete Vidas, escritas por Lícia.

Continua depois da publicidade


Mudança no olhar

Já a Globo parece pequena demais para Lícia Manzo no momento. O canal, claramente, vive uma crise de identidade e já não sabe mais como agradar ao público noveleiro. Para isso, a aposta em folhetins populares está na ordem do dia, e Lícia nunca foi considerada muito popular.

Há um lado ruim nisso tudo. As novelas da Globo estão ficando muito parecidas. No Rancho Fundo, por exemplo, repete elementos e personagens de Mar do Sertão (2022). Êta Mundo Bom! (2016) terá continuação. Volta por Cima, próxima novela das sete, claramente bebe da fonte de Vai na Fé (2023). Há uma pasteurização das novelas acontecendo.

No passado, a Globo equilibrava as temáticas de suas novelas. Havia um saudável revezamento de cenários, ambientações e estilos. Hoje, isso parece cada vez mais raro. E Lícia Manzo, claramente, não se encaixa nessa nova realidade. Que ela encontre uma nova casa capaz de valorizar seu talento.

André Santana

26/09/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade