Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

João Emanuel Carneiro volta ao passado para buscar sucesso de Mania de Você

Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) em Mania de Você
Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) em Mania de Você (divulgação)

Próxima novela das nove da Globo, Mania de Você já está com suas chamadas de lançamento no ar. As peças são muito bem produzidas e adiantam que os noveleiros podem aguardar uma novela muito movimentada e cheia de reviravoltas. A intenção é clara: mostrar que o marasmo de Renascer não se repetirá em sua substituta.

Porém, mais do que ação e reviravolta, as chamadas de Mania de Você indicam a volta de um João Emanuel Carneiro “raiz”. O espectador mais atento pode notar elementos que remetem à A Favorita (2008) e Avenida Brasil (2012), os principais sucessos do autor no horário nobre da Globo.

Ou seja, João Emanuel Carneiro promete uma volta ao passado para apagar a má impressão de suas duas últimas novelas das 21h, A Regra do Jogo (2015) e Segundo Sol (2018). Ambas ficaram aquém da capacidade de mobilização que Carneiro sempre demonstrou.

Continua depois da publicidade


Opção pelo simples

Nota-se um pano de fundo intrincado na trama de Mania de Você, com os segredos de Molina (Rodrigo Lombardi) e Mércia (Adriana Esteves) que respingam no quarteto protagonista. Mas a história principal, ao que tudo indica, optará pelo simples.

O que moverá Viola (Gabz), Mavi (Chay Suede), Rudá (Nicolas Prattes) e Luma (Agatha Moreira) é o sentimento, em suas mais variadas vertentes. Além do amor dos mocinhos Viola e Rudá, há a ambição do vilão Mavi e o sentimento de vingança de Luma, que, parece, circulará no limiar entre o bem e o mal.

Ou seja, apesar de personagens dúbios, há uma história central simples em Mania de Você. O mesmo aconteceu em A Favorita, toda baseada no plano de Flora (Patrícia Pillar) para acabar com Donatela (Claudia Raia), ou Avenida Brasil, que nada mais era que a história mais básica de vingança.

Continua depois da publicidade


João “raiz”

João Emanuel Carneiro tinha boa intenção ao criar A Regra do Jogo, mas optou por um enredo mais complexo que acabou se revelando pouco popular. Já Segundo Sol derrapou com uma trama central sem substância, que se perdeu pelo caminho. A redenção veio com Todas as Flores (2022), no Globoplay, que tratava de tráfico humano, mas tinha no centro da história uma relação familiar: Maíra (Sophie Charlotte), Vanessa (Letícia Colin) e Zoé (Regina Casé).

Mania de Você parece repetir a fórmula da trama do Globoplay. São os mesmos elementos de sempre das obras mais famosas de Carneiro: rivalidade feminina, personagens dúbios e reviravoltas. As chamadas são convidativas. 

André Santana

23/08/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade