Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Projeto da Globo de oferecer jornalismo na madrugada não saiu do papel

Roberto Kovalick no Hora 1
Roberto Kovalick no Hora 1 (divulgação)

Lançando no ano passado pelo SBT, o SBT News na TV é um telejornal que preenche grande parte da madrugada da emissora com notícias. Não é a primeira aposta da estação numa atração do tipo: há alguns anos, os extintos SBT Notícias e Sinal SBT/CBS cumpriam este mesmo papel.

Pois a ideia de ocupar a madrugada com noticiosos também foi considerada pela Globo há alguns anos. A emissora cogitou ampliar o espaço do Hora 1 e até lançar novos programas no segmento na faixa entre o Jornal da Globo e os telejornais matinais. Mas o projeto não foi adiante.

Continua depois da publicidade


Insones bem-informados

Em 16 de julho de 2018, o portal Notícias da TV informava que a Globo gravava pilotos de uma nova versão do Hora 1, o primeiro telejornal da grade. O jornalístico, que atualmente é exibido das 4h às 6h, ganharia mais uma hora, passando a ir ao ar entre 3h e 6h. Monalisa Perrone, apresentadora do jornal na época, comandou os pilotos.

De acordo com o NTV, o Hora 1 ampliado era apenas o primeiro passo de um plano bem mais ambicioso. O canal objetivava lançar, logo depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio (que, a princípio, aconteceria em 2020), uma nova grade na madrugada, totalmente jornalística. A ideia era segurar o público dos jogos nas altas horas da noite.

Nestes planos, havia duas possibilidades: ou o Hora 1 ficaria ainda maior e ocuparia toda a madrugada; ou a emissora lançaria um novo programa jornalístico, exibido entre o Jornal da Globo e o Hora 1. Com isso, toda a sua madrugada seria ocupada por notícias.

Continua depois da publicidade


GloboNews na TV aberta

Ainda segundo o NTV, a ideia da Globo era fazer algo nos moldes dos programas da GloboNews. Para preencher tantas horas com notícias, a emissora recorreria ao seu time de comentaristas e correspondentes, apostando em análises e debates. Os fatos da noite e da madrugada entrariam como “recheio”, atualizados em blocos de 15 minutos.

Com a mudança, os tradicionais programas da madrugada da Globo seriam extintos. Na época, o canal exibia séries e filmes, além do Conversa com Bial. Mas, no novo cenário, até mesmo o talk show de Pedro Bial poderia sair do ar para dar espaço ao projeto noticioso da Globo.

Com a transformação de sua madrugada, a Globo tinha a intenção de deixar sua grade mais “quente”. A emissora teria um conteúdo de apelo e qualidade nas madrugadas, ampliando a distância entre as concorrentes. Além disso, estaria preparada para cobrir qualquer acontecimento extraordinário que pudesse ocorrer na madrugada.

Continua depois da publicidade


Não rolou

Não se sabe exatamente o motivo, mas os planos de transformar as madrugadas da Globo numa espécie de filial da GloboNews não foram adiante. O Hora 1 segue ocupando a faixa entre 4h e 6h e não há novos planos de estender este tempo.

No entanto, a ideia de oferecer conteúdo diverso na madrugada não foi abandonada. Prova disso é que, em 2022, o canal extinguiu a versão diária do Corujão, passando a apostar em reprises da novela das sete e do Vai que Cola no horário. 

André Santana
14/05/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade