Os Simpsons (divulgação) |
O SBT vive uma intensa movimentação para o lançamento de sua nova grade de programação. As principais novidades começam a partir da próxima segunda-feira, 11, com a estreia de Chega Mais. Depois, virão ainda É Tudo Nosso, Luccas Toon, Circo do Tiru, Tá na Hora e Sabadou com Virgínia.
Mas, além das novidades, o canal planejava também resgatar um grande sucesso do passado. De acordo com o site NaTelinha, um dos planos de Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, era trazer de volta Os Simpsons, animação que fez muito sucesso na grade da emissora entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Segundo a publicação, o SBT conversou com a Disney, distribuidora da série, para trazê-la de volta ao ar. Porém, ainda de acordo com o NaTelinha, os altos custos dos direitos de transmissão de Os Simpsons teria feito o SBT desistir do plano.
Continua depois da publicidade
Sucesso do passado
Num tempo em que internet era coisa de ficção científica e a TV paga engatinhava, o público brasileiro conheceu Os Simpsons na Globo no início da década de 1990. Mas, como era comum na época, a emissora usava seus enlatados como tapa-buracos na grade. Por isso, o desenho passeou pela programação e sumia sem qualquer justificativa, deixando os fãs desesperados.
Mas, em 1997, o SBT deu um sopro de esperança nos fãs ao adquirir os direitos de Os Simpsons. Se na Globo, a série ficava escondida nas manhãs, na emissora de Silvio Santos o desenho ganhou espaço no horário nobre, na faixa das 22 horas. A audiência foi satisfatória, mas o SBT também não tinha a grade mais instável do mundo e Os Simpsons logo enfrentou as inconstâncias do canal.
A situação só se normalizou em 2000, quando Os Simpsons chegou ao horário do almoço. Na época, o SBT tinha tradições de exibir sitcoms no horário, como Punky, Blossom e Um Maluco no Pedaço. Por isso, o desenho da família amarela foi muito bem-aceito na faixa, registrando altos índices de audiência e, muitas vezes, ameaçando a liderança da Globo no horário.
Em 2003, Os Simpsons foi escalado para a faixa das 18h30, um horário no qual o SBT perdia terreno para os programas policiais. A aposta deu certo, mas durou pouco. Isso porque, na mesma época, a emissora queria fazer valer seu contrato com a Warner e solicitou à empresa estrangeira os direitos de Scooby-Doo e Os Flintstones, que, na época, estavam com a Globo. O SBT conseguiu, mas a Globo contra-atacou: pediu Os Simpsons para a Fox, distribuidora da atração na época, e foi atendida.
Com isso, Os Simpsons voltou à Globo, inicialmente nas manhãs de sábado e, posteriormente nas manhãs de segunda a sexta-feira. Depois, Os Simpsons também foi exibido na Band, mas o desenho está fora da TV aberta há uns bons anos.
André Santana
07/03/2024
0 Comentários