Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Além do "Bom Dia & Cia": o que o SBT poderia resgatar do passado para tentar sair do buraco?

Auditório do SBT nos anos 1980
Auditório do SBT nos anos 1980 (reprodução)

Desde que assumiu a vice-presidência do SBT, Daniela Beyruti vem fazendo mudanças pontuais na programação. Uma das primeiras alterações aconteceu nas tardes de sábado, com a redução do Programa Raul Gil, a volta do Cinema em Casa e a ampliação da faixa Sábado Série. Agora, o canal vai reduzir o Primeiro Impacto e retomar o Bom Dia & Cia, a princípio apenas durante as férias.

São mudanças que olham para o passado. Num momento em que o SBT precisa se reinventar para garantir um futuro, trata-se de uma manobra arriscada. Porém, se bem feita, uma “sessão nostalgia” pode até dar certo. Não vai garantir grandes audiências, sem dúvidas, mas ao menos pode auxiliar a oxigenação da grade, que anda um tanto combalida.

Pensando nisso, o TELE-VISÃO lista abaixo outros elementos do “velho SBT” que poderiam ser resgatados para tornar a grade da emissora mais variada e divertida. Acompanhe:

Linha de shows

No passado, o SBT exibia programas diversos na faixa das 22h. Auditórios, games e humorísticos passaram pela linha de shows do canal, vários deles com resultados bem interessantes. Atualmente, a linha de shows está morta: apenas A Praça É Nossa, às quintas, e a faixa de realities aos sábados “lembram” a fase áurea. Enquanto isso, as noites de terça e sexta exibem filmes surrados, e às segundas e quartas mal há programação. A emissora podia retomar a produção de shows noturnos.

Novela adulta no horário nobre

A reprise de Cúmplices de um Resgate registra índices modestos na faixa das 21h30. E a emissora já exibiu outras novelas infantis no horário num looping eterno. Não seria melhor destinar esta faixa para novelas adultas? Pode não trazer grande audiência, mas as chances de ao menos manter o atual patamar existe. Se não houver grana para uma produção nacional, um dramalhão mexicano bem escolhido podia funcionar muito bem no horário.

Mais games

Celso Portiolli no Curtindo uma Viagem
Celso Portiolli no Curtindo uma Viagem (divulgação/SBT)

Silvio Santos é o “rei” dos game shows. E o SBT sempre se destacou neste segmento, em programas comandados pelo próprio Silvio, além de Gugu, Angélica, Celso Portiolli e cia. A volta do Show do Milhão em 2021 funcionou muito bem, o que mostra que os espectadores ainda apreciam o formato. Por que não ir às compras e trazer novidades no segmento? Ou melhor ainda: criar novos programas na seara? O canal também poderia buscar no mercado novos nomes para apresentar tais formatos, o que daria um “up” em seu elenco de comunicadores.

Mais séries

Quando o SBT mantinha contratos com grandes distribuidoras de conteúdo, as séries ocupavam diversos espaços na grade. Havia sitcoms na hora do almoço, dramas nas madrugadas e séries de apelo teen/familiar nas manhãs de domingo. Atualmente, as séries do sábado à tarde e a exibição de Brooklyn 9-9 nas noites de domingo têm ido bem. Por que, então, não substituir o chato Notícias Impressionantes por boas séries nas noites de sábado e manhãs de domingo?

André Santana

02/07/2023

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? O SBT busca o lucro. Investe menos que a Record, mas as contas estão no azul. Esse é o pensamento. Investimento é risco. Dentro dessa filosofia, temos a atual programação. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br ps: e as novelas mexicanas entraram em um novo formato...

    ResponderExcluir

Publicidade