Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Travessia" é ruim e a culpa não é do público

CLIPPING TV - por André Santana

Ari (Chay Suede), Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela) em Travessia
Ari (Chay Suede), Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela) em Travessia
(reprodução/Instagram)

Nesta semana, o site Notícias da TV reproduziu alguns tweets de Gloria Perez, autora de Travessia, nos quais ela rebatia críticas recebidas em torno de seu atual trabalho. A novela das nove da Globo vai mal em audiência e vem apanhando bastante do público nas redes sociais.

No meio da discussão, Gloria rebateu um internauta que disse que “pulava” algumas cenas. A autora disse que as histórias são ligadas, e que pular cenas deixaria o espectador “mais perdido que cego em tiroteio”. Na sequência, outro internauta respondeu, falando que quem estava mais perdido que cego em tiroteio era a autora, já que Travessia não tinha pé nem cabeça. Gloria, então, pediu que o espectador ligasse o “tico e o teco” para entender a história.

Ou seja, basicamente, Gloria Perez culpa o público por não estar entendendo Travessia. É o mesmíssimo argumento que a novelista utilizou quando Salve Jorge (2012) também foi alvo de uma saraivada de críticas. Na época, a autora passou a chamar seus críticos de “bonde do recalque” e disse que havia críticos que eram pagos pra falar mal da novela. Que autoestima, não?

Mas vamos aos fatos: se Gloria insinua que o público não está entendendo Travessia, a culpa é só dela. Afinal, é ela quem não está sabendo contar sua história. Porém, a realidade é que Travessia é, até aqui, uma novela ruim. A autora prometeu temas arrebatadores, mas tem contado uma história fraca sobre uma briga de casal da qual ninguém se importa. A abordagem da tecnologia, o grande tema da novela, se mostrou tolo e antiquado. Ou seja, não é culpa do público a novela ser tão fraca. A culpa é da autora.

Reprise em alta

Enquanto Travessia não é alavancada nem pela Copa do Mundo, a reprise de O Rei do Gado tem se beneficiado da alta audiência dos jogos. Ao entrar na sequência das partidas, a trama de Benedito Ruy Barbosa elevou seu público consideravelmente. Ou seja, se conseguir reter boa parte desta nova audiência, o repeteco pode se tornar um dos maiores sucessos do Vale a Pena Ver de Novo dos últimos anos.

Sem vexame

Aliás, a Globo poupou Travessia de um vexame histórico ao cancelar o capítulo de O Rei do Gado na última quinta-feira, 24 (que, a princípio, estava programado para ir ao ar normalmente). Se fosse exibida logo depois do jogo Brasil x Suécia, a reprise tinha toda a chance de alcançar audiência superior a da novela das nove. A emissora, então, evitou o desconforto e apostou num pós-jogo com Galvão Bueno. Porém, ainda assim, Travessia passou vergonha, já que Mar do Sertão teve mais audiência que a novela das nove neste dia.

Em alta

Zeca Camargo apresenta 1001 Perguntas
Zeca Camargo apresenta 1001 Perguntas (Rodrigo Moraes/Band)

1001 Perguntas nunca foi um campeão de audiência na Band, mas o quiz show conquistou um público fiel e engajado e conseguiu agregar valor à grade da emissora. Por isso, a atração deve continuar normalmente em 2023. Assim, Zeca Camargo vive uma fase de alta na Band e já se prepara para voos maiores. O jornalista deve comandar um novo programa, além do atual, no ano que vem. 

Em baixa

Renata Afonso não é mais a CEO da CNN Brasil. A executiva perdeu poder desde que o canal de notícias nomeou o empresário João Carlos Camargo como novo presidente executivo. Coincidência ou não, logo após as mudanças, o canal já elevou o tom crítico quanto ao futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como se sabe, a CNN Brasil pena com a concorrência da Jovem Pan News, canal alinhado à extrema-direita.

Incógnita

Ainda não se sabe o que acontecerá com a linha de programas CNN Soft, criada pela ex-CEO Renata Afonso. Segundo informações de bastidores, os programas de “entretenimento” não agregaram audiência ao canal. E como se trata de um projeto pessoal da executiva demitida nesta semana. é bem possível que as atrações saiam do ar.

Fim da linha

Apesar de não ter emplacado, a CNN Soft tinha atrações muito boas. À Priolli, por exemplo, é um dos melhores talk shows da atualidade na TV brasileira. Os “jovens” Em Alta e Popverso também são ótimos. Será uma perda enorme se estes programas saírem do ar.

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que resgata alguns dos principais assuntos dos últimos sete dias. Até a próxima!

André Santana

26/11/2022

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade