Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Mocinho dúbio é o principal acerto de "Além da Ilusão"

Davi (Rafael Vitti) e Joaquim (Danilo Mesquita) em Além da Ilusão
Davi (Rafael Vitti) e Joaquim (Danilo Mesquita) em Além da Ilusão (reprodução/TV Globo)

Após o tropeço de Nos Tempos do Imperador, que derrubou os índices de audiência do horário das seis da Globo, a emissora respira mais aliviada com Além da Ilusão. Apesar de não ser nenhum fenômeno, a trama de Alessandra Poggi conseguiu recuperar parte do público perdido, além de ostentar uma curva crescente de audiência. Simpática e divertida, Além da Ilusão tem várias qualidades que justificam a boa receptividade.

Uma das possíveis explicações para o sucesso é o fato de Alessandra Poggi não buscar reinventar a roda, construindo uma história folhetinesca bem característica do horário. Além da Ilusão é uma trama de época, o que favorece o romantismo clássico, e tem seu contexto histórico como um pano de fundo que lhe dá alguma profundidade. Além disso, conta com personagens carismáticos, com atores muito bem dirigidos. Não há um elo mais fraco no elenco.

Entretanto, a novela das seis tem uma pequena ousadia que também pode explicar o seu sucesso. Trata-se do caráter um tanto dúbio de Davi (Rafael Vitti), o mocinho da história. Ele não chega a ser um anti-herói, pelo contrário. Não há dúvidas que Davi é o mocinho do enredo. No entanto, ele costuma fazer uso de artifícios que mocinhos românticos não costumam usar.

Esperto

Já é um trunfo o fato de Davi ser esperto. O folhetim tradicional, muitas vezes, faz de seus mocinhos e mocinhas verdadeiras antas, sempre com uma ingenuidade exacerbada e caindo como patetas em qualquer armação dos vilões. Davi, não. O mágico está sempre um passo à frente do rival, Joaquim (Danilo Mesquita), que vive armando para destruí-lo, mas sempre se dá mal.

Desde o início da trama, Joaquim já fez de tudo para tirar Davi do seu caminho. Mas nenhum plano maléfico do vilão funcionou. Normalmente, Davi logo descobre a artimanha e dá um jeito de revertê-la a seu favor. Além disso, o próprio Davi faz uso de artimanhas, digamos, “pouco ortodoxas”, como quando ele sujou de batom um paletó de Joaquim apenas para plantar uma intriga entre ele e Isadora (Larissa Manoela).

E Davi, além de esperto, também conta com a sorte, o que é raro no campo dos mocinhos de novela. Quando Joaquim contratou um assassino para dar cabo do rapaz, Davi só escapou com vida porque o vilão contratou justamente um ex-companheiro de cela do mágico, quando ele passou anos na cadeia acusado de um crime que não conheceu.

Evolução

Apesar de as batalhas envolvendo Davi e Joaquim acabem sempre a favor do mocinho, Além da Ilusão não cai na repetição aborrecida. Isso porque, a cada queda, Joaquim vai acumulando cada vez mais gana de acabar com o rival. Isso o leva a buscar os pontos fracos do rapaz e, consequentemente, o levará a ficar cada vez mais perto da verdade. Como se sabe, Davi se faz passar por Rafael (Fabrício Belsoff), e ninguém por perto sabe que ele é, na realidade, o homem acusado de ter matado Elisa (Larissa Manoela), a irmã de Isadora.

Ou seja, Além da Ilusão traz uma narrativa ágil e, ao mesmo tempo, vai desenrolando sua trama de modo a deixar o público cada vez mais envolvido. Neste contexto, fica mais fácil torcer por um protagonista quando ele não é um sujeito passivo, apenas esperando a próxima armadilha do vilão. O fato de Davi ser mais esperto que Joaquim dá um ar de novidade à boa e velha história de amor.

Falando em história de amor, o romance de Davi e Isadora também empolga por isso. Assim como Davi, Isadora é uma mocinha esperta e decidida, que não fica choramingando pelos cantos. O casal combina e a história deles é realmente envolvente. Por estas e outras, Além da Ilusão é uma das melhores novelas em exibição na atualidade.

André Santana

23/04/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Além da Ilusão cresceu na segunda fase. Rafael Vitti e Danilo Mesquita são os grandes destaques da novela. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade