Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Além da Ilusão" resgata folhetim clássico e encanta às seis

Davi (Rafael Vitti) e Elisa (Larissa Manoela) em Além da Ilusão
Davi (Rafael Vitti) e Elisa (Larissa Manoela) em Além da Ilusão (João Cotta/TV Globo)

A variedade de propostas a cada troca de novelas faz bem às faixas de dramaturgia da Globo. Assim, Além da Ilusão já estreou com uma boa vantagem, pois chega com magia, romance e escapismo na sequência de Nos Tempos do Imperador, que tratava de temas mais realistas. A cor e a graciosidade da história escrita por Alessandra Poggi contrasta, no bom sentido, com o tom soturno e sério de sua antecessora. 

Neste contexto, a primeira semana de Além da Ilusão deixou claro que a novela não pretende reinventar a roda. Pelo contrário. A trama é um folhetim clássico, com todos os ingredientes que caracterizam um bom novelão das seis. Há romance, um amor proibido, segredos familiares e várias reviravoltas, todas bem costuradas na colcha de retalhos proposta pela obra. Além disso, Além da Ilusão conta com um elenco de jovens e veteranos que brinda o público com ótimas atuações.

A primeira fase de Além da Ilusão é centrada no romance proibido de Davi (Rafael Vitti) e Elisa (Larissa Manoela). O primeiro é um ilusionista que encanta a segunda com sua magia, e os dois se apaixonam à primeira vista. Mas Matias (Antonio Calloni),o pai da moça, não gosta nada de ver sua filha bem-nascida envolvida com um mágico que não tem eira nem beira. Com isso, o conflito está armado e terá um desfecho trágico.

Enquanto isso, Violeta (Malu Galli), a mãe da mocinha, ruma à fazenda de seu pai, Afonso (Lima Duarte), que está à beira da morte. Assim que chega, a decidida aristocrata se vê em um conflito com Eugênio (Marcello Novaes), que pretende comprar as terras do poderoso fazendeiro. O embate deixa claro que ali há uma faísca, que renderá um relacionamento futuro. E há ainda Heloísa (Paloma Duarte), irmã de Violeta, que foi mãe solteira e teve a filha arrancada de seus braços pelo pai, a quem nunca perdoou.

Toda a primeira semana de Além da Ilusão foi centrada nestes dois eixos, ofertando generosas doses de drama. A trama simples ganha substância diante de atuações poderosas, sobretudo Malu Galli, Paloma Duarte e Lima Duarte, que protagonizaram sequências intensas e cheias de emoção. 

Além da Ilusão também mostrou maturidade nos trabalhos de Rafael Vitti e Larissa Manoela. Os dois ídolos teen, acostumados a viverem personagens infantis/juvenis, encaram agora seus primeiros tipos mais “adultos” e não decepcionam. Além disso, demonstram química em cena. É um romance fácil de se envolver.

Apesar de ofertar um arroz com feijão básico e bem temperado, Além da Ilusão tem uma certa dose de ousadia ao apostar num romance central que não haverá futuro. Afinal, sabe-se que Elisa terá um final trágico, e Davi acabará preso acusado de matá-la. Anos depois, ele sairá da cadeia e se encontrará com Dora (Larissa Manoela), a irmã mais nova de Elisa, com quem se envolverá. O desafio, aqui, será convencer o público a embarcar no romance do mágico com a irmã daquela que ele jurou amor eterno. Vamos ver como a novela desenrola esta história.

No mais, Além da Ilusão tem uma direção firme, uma vinheta de abertura simpática e personagens cativantes. Ainda assim, a novela estreou em baixa na audiência, e perdeu mais público ao longo da primeira semana. Como se vê, não será tarefa fácil reconquistar o público que debandou após o fraco desempenho de Nos Tempos do Imperador.

André Santana 

12/02/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Não fiquei envolvido com os primeiros capítulos de Além da Ilusão. Portanto, não gostei até aqui. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade