Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

História da TV: Em 2013, SBT voltou a investir em infantis, mas do jeito errado


Apesar de ser um personagem estadunidense, o palhaço Bozo tem importante participação na história da TV brasileira. Na década de 1980, quando Silvio Santos conseguiu a sonhada concessão do SBT e precisava preencher sua programação, foi o palhaço quem ocupou boa parte da grade e ditou as regras da programação infantil daquele período. Foi a partir do sucesso de Bozo que a fórmula “auditório-crianças-brincadeiras-música-desenho” se consagrou.

Mesmo quando Bozo saiu do ar, no início da década de 1990, o formato seguiu em praticamente todas as emissoras, com apresentadores e apresentadoras aos baldes. Mas, anos depois, o auditório infantil foi perdendo força, dando espaço a programas mais didáticos e dramaturgia. Ou seja, o programa do Bozo se tornou um formato datado.

Mas Silvio Santos e a direção do SBT não pensaram nisso e trataram de resgatar o formato em 2013. Talvez empolgado com o sucesso da dupla de palhaços Patati Patatá, o dono do Baú achou que seria um bom momento para trazer de volta o famoso palhaço, que tantas alegrias deu ao SBT 30 anos antes. Com isso, não apenas trouxe o programa Bozo de volta, como injetou algum investimento no programa comandado por Patati Patatá.

Naquele ano, Patati Patatá estavam consolidados no comando do Carrossel Animado, programa que assumiram em 2011, que era exibido diariamente, entre 7h e 9h, antes do Bom Dia & Cia. O formato era praticamente o mesmo do programa com Priscila e Yudi: os palhaços atendiam ligações e comandavam jogos por telefone, além de chamar desenhos. Também protagonizavam alguns esquetes cômicos.

Mas, em 2013, Carrossel Animado ganhou investimentos. O programa abandonou o formato de brincadeiras por telefone e ganhou um novo cenário, que retratava uma vila onde os palhaços moravam. Com isso, ganhou um elenco de apoio e passou a apostar em dramaturgia, na qual Patati e Patatá protagonizavam historinhas diariamente.

Enquanto isso, Bozo reestreou nas manhãs de sábado, com o mesmíssimo formato de 1980. Ao lado de Papai Papudo, Vovó Mafalda e o professor Salci Fufu, Bozo comandava uma plateia de crianças e promovia brincadeiras. Mas era evidente que aquele formato já não tinha a ver com o ano de 2013. A cara das crianças participando das gincanas evidenciava que elas não estavam felizes ali. Resultado: o programa não emplacou e saiu do ar pouco tempo depois.

E a investida em infantis no SBT acabou de uma vez, já que o novo Carrossel Animado também foi cancelado na mesma leva. Com isso, o elenco de Bozo e Patati Patatá passaram a apresentar o Bom Dia & Cia, num esquema de revezamento no qual também participavam Priscila Alcântara, Maisa Silva e parte do elenco da novela Carrossel. O “troca-troca” acabou pouco tempo depois, quando Matheus Ueta e Ana Vitória Zimmermann foram efetivados no infantil.

André Santana


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu lembro do patati patata chatos didáticos so criança pequena deve gostar. .saudades do cruj

    ResponderExcluir

Publicidade