Tragédia anunciada, o matinal Melhor pra Você, da RedeTV, está prestes a chegar ao fim. A atração criada para acolher os ex-apresentadores do Hoje Em Dia, da Record, e tentar atrair seus espectadores órfãos, nunca disse a que veio na emissora. Entretanto, Celso Zucatelli e Edu Guedes seguirão nas manhãs do canal, em novas atrações. Apenas Mariana Leão não tem destino definido, e deve encarar a geladeira da emissora.

A partir de 26 de fevereiro, a programação matinal da RedeTV será reformulada. O TV Kids volta a exibir o anime Pokémon, para a alegria dos fãs, e será exibido das 9h às 9h30. Em seguida, entra João Kleber e seu festival de bobajadas no Você na TV, das 9h30, às 10h30. Logo depois, Edu Guedes ensina suas receitas num programa de culinária só seu, o Edu Guedes Cozinha, das 10h30 às 11h30. E, finalmente, Celso Zucatelli entra das 11h30 às 12h com o Fala Zuca, atração que reunirá informação, debate e prestação de serviço.

Trata-se de uma válida tentativa de melhorar o resultado de sua grade matinal, já que o Melhor pra Você não funcionou como esperado. Edu e Celso são bons no que fazem, e aproveitá-los numa nova configuração faz todo o sentido (embora meia hora me pareça muito pouco para o programa de Celso, que promete tanta coisa). E o investimento no TV Kids o blog sempre vê com bons olhos. Uma pena que há João Kleber no meio disso tudo, com o desperdício de tempo e dinheiro chamado Você na TV (que nem audiência satisfatória dá, e o canal insiste no programa).

Segundo o próprio canal, esta será apenas a primeira de uma série de reformulações na grade de programação, que devem acontecer ainda no primeiro semestre. Ao que tudo indica, a RedeTV pretende, mais adiante, mexer também na grade vespertina e noturna. Sendo assim, desde já, ficamos na torcida para que a emissora se livre dos religiosos que “ensaduicham” o A Tarde É Sua e traga novidades bacanas nestes horários. Já passou da hora de o canal fazer um investimento sério em jornalismo na hora do almoço, por exemplo. Rosana Jatobá já pertence aos quadros do canal, então basta investir.

A Band está vindo forte em 2018, disposta a recuperar o tempo perdido nestes últimos anos de inércia absoluta. Portanto, a RedeTV acerta ao se precaver e fortalecer sua programação. Há muito o que melhorar, sem dúvidas. Mas já é um começo.

André Santana