Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Marcelo Adnet ainda não acertou com seu "Adnight Show"

Quando entrou no ar, no segundo semestre do ano passado, o Adnight parecia uma resposta da Globo aos novos late nights que dominavam a TV brasileira naquele momento. Enquanto Danilo Gentili seguia firme e forte no seu The Noite, dando trabalho ao Programa do Jô, Fabio Porchat havia acabado de estrear seu Programa do Porchat. The Noite e Programa do Porchat seguiram basicamente a mesma fórmula do Programa do Jô, tendo como diferencial as personalidades distintas de seus âncoras. Sendo assim, Adnight entrou em cena parecendo tentar fazer algo diferente.

O show de Marcelo Adnet, então, surgia não com um bate-papo tradicional. Até havia um momento sofá, bancada e caneca, mas logo o cenário era desfeito e o convidado de Adnet passava por tudo quanto é tipo de provação no palco. A proposta, segundo o próprio Adnet, era “desconstruir positivamente o convidado”. Na prática, virou um Vídeo Show com Zeca Camargo noturno, com o convidado sendo submetido a jogos e parafernálias, onde tudo soava muito ensaiadinho. Não funcionou.

Ao final da primeira temporada do Adnight, ficou a má impressão. O programa não conseguiu devolver o brilho de Marcelo Adnet, que por anos comandou programas divertidos e inteligentes na MTV, mas na Globo só foi bem-sucedido mesmo ao se unir a Marcius Melhem no Tá no Ar. Pareceu mesmo que a emissora, na tentativa de tentar fazer um late night jovem diferente dos vistos no SBT e Record, além de tentar fugir também do formato de Jô (afinal, não faria sentido ter dois programas iguais na grade),  tratou de fazer algo que, no fim, não ficou com cara de coisa nenhuma.

Em 2017, Marcelo Adnet e sua equipe encontraram um cenário diferente do ano anterior. O Programa do Jô está fora do ar, substituído pelo Conversa com Bial, que é bem diferente. Sendo assim, abriu-se um caminho para que o Adnight retornasse com uma proposta parecida com a do Jô, tendo na presença de Adnet seu diferencial. Afinal, Marcelo Adnet já comandou um programa na MTV apenas focado numa conversa, o Adnet ao Vivo, que era muito bom. Ele poderia, então, trazer como proposta um programa que tivesse a entrevista como âncora, mas que abrisse espaço para seu humor e improviso.

Curiosamente, ao invés disso, a direção do programa partiu para um sentido oposto. Rebatizado de Adnight Show, o programa agora recebe mais de um convidado por episódio, e todos discutem vários temas. A conversa é rasa e todos ficam de pé (uma coisa meio Domingão do Faustão), mais uma vez para tentar ficar diferente da “concorrência”. As parafernálias e jogos que interrompem as conversas continuam, todas sem tanta graça assim. A diferença são os esquetes, nos quais Adnet e seus convidados vivem situações cômicas que têm a ver com o que está sendo discutido. No geral, tais esquetes trazem textos espertos e divertem.

Na prática, ficou parecendo que Adnight Show não tem nenhum foco ou propósito. No ano passado, o Adnight ao menos tinha uma proposta, que era “desconstruir o convidado”. Não foi bem-sucedido em tal proposta, é verdade, mas ao menos tinha uma. Neste ano, no novo Adnight Show, nem ao menos há isso. Tudo é muito solto, “jogado”, como se o programa não soubesse, exatamente, o que quer fazer.

Marcelo Adnet é um cara talentoso, sem dúvidas. Mas não consegue acertar um formato solo na Globo. E isso acontece justamente pela pretensão de se querer fazer um programa diferente, inovador ou cheio de pirotecnia. Aqui, a lição é uma só: menos é mais. Volto a falar do Adnet ao Vivo: Marcelo Adnet conseguia fazer um programa interessantíssimo, num cenário simples, um convidado de frente com ele, um smartphone e um som. Enquanto insistir em fazer estes shows cheios de coisa, mas vazio de conteúdo, seguirá dando murro em ponta de faca.

O TELE-VISÃO virou livro! Compre agora! CLIQUE AQUI: http://bit.ly/2aaDH4h


André Santana

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Adnet enfrenta desgaste de imagem pela forte exposição na mídia das celebridades....E o programa também só tem meia hora de arte... Entra depois do The Voice.... Fica espremido na programação. O Jornal da Globo deveria entrar imediatamente após o The Voice.. Adnight Show fica sem função.....Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Até concordo que a imagem do Adnet não anda das melhores, mas acredito que o mau desempenho do Adnight Show ainda é em função do formato mesmo. É bem ruinzinho. Abraço!

      Excluir

Publicidade