Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Saída de Eliana do SBT é boa para a apresentadora, mas péssima para emissora

Eliana em seu programa no SBT
Eliana em seu programa no SBT (divulgação)

O SBT divulgou uma nota nesta segunda-feira, 1, na qual afirma que Eliana deixará a emissora em junho deste ano. Segundo o comunicado, a saída se dá em comum acordo e foi definida quando a apresentadora manifestou a vontade de partir para novos desafios.

Para Eliana, trata-se de uma boa notícia. A artista vivia uma fase morna no SBT, com um programa previsível e repetitivo. Ao deixar o canal de Silvio Santos, a apresentadora poderá se reinventar e mostrar uma nova faceta para o público, seja qual for o seu destino.

Mas, para o canal, cria-se um problema. Atualmente, a programação dominical do SBT é a única que garante boa audiência, com programas consolidados há anos. A trinca Domingo Legal, Eliana e Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel é vitoriosa, e o canal terá a ingrata missão de substituir a loira por um artista de apelo similar.

Continua depois da publicidade


O problema do SBT

Há algumas semanas, o SBT lançou uma nova programação, com vários novos programas. A ideia do canal é sair da inércia que estava há alguns anos, movimentando a grade para buscar audiência e, principalmente, faturamento. Ainda é cedo para qualquer avaliação mais certeira, mas, por enquanto, as mudanças não trouxeram grandes alterações no cenário de audiência.

Mas, se durante a semana o SBT tem apanhado da concorrência, aos domingos a coisa muda de figura. O Domingo Legal, de Celso Portiolli, chega a liderar na audiência, enquanto Patrícia Abravanel vem conseguindo bom resultado no comando do programa de seu pai, que concorre com o Domingo Espetacular - uma das maiores audiências da Record.

Já Eliana, no ar das 15h às 19h, virou dor de cabeça para a emissora de Edir Macedo. No passado, a loira chegou a penar ao bater de frente com o Hora do Faro. Mas, há alguns anos, Eliana virou o jogo e se consolidou na vice-liderança, deixando Rodrigo Faro para trás.

Assim, a saída de Eliana cria uma lacuna na grade dominical do SBT. Fica a torcida para que o canal vá ao mercado e traga um nome de peso para ocupar o espaço, em vez de recorrer a soluções caseiras (com todo respeito a Rebeca Abravanel, gosto dela, mas… não!) ou apostar em influenciadores, como vem fazendo na grade de sábado.

Uma solução possível seria empurrar o Domingo Legal para mais tarde, colocando Celso Portiolli numa posição mais “nobre”, e lançando um novo animador na faixa entre 11h e 15h.

Continua depois da publicidade


Nova Eliana


Há quem diga que o caminho natural para Eliana seria a Globo. Há alguns anos, eu concordaria. Mas, atualmente, não vejo espaço para a apresentadora na grade da emissora. No atual contexto, Eliana só conseguiria emplacar um projeto por obra, ou algo num canal pago do Grupo.

Considerando que o Saia Justa está sem apresentadora desde a saída de Astrid Fontenelle, Eliana seria uma opção viável. Mas parece pouco para ela. A artista merece uma posição melhor.

Mas, independentemente do destino de Eliana, só o fato de ela sair do SBT já parece positivo. A apresentadora estava estacionada num programa morno, sem surpresas. Estava acomodada numa atração que pecava pela falta de novidade. Ao se abrir para novas possibilidades, Eliana se lança numa necessária reinvenção. 

André Santana

01/04/2024

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Um bom nome para o horário das 11h as 15h séria o Márcio Garcia que lembro não vai renovar com a Globo, e lógico o Domingo legal ocupando o horário das 15h as 19h30, e a Eliana caso vai para a Globo será apenas mais uma como a Sabrina Sato e a Paola Carosela, que estão lá mais não fazer nada no canal.

    ResponderExcluir
  2. Oi André
    Eu apostaria no Ratinho na faixa das 11 as 15, (me lembro dele em um programa são domingos na Record) o Domingo legal no lugar da Eliana e deixava o PSS do jeito que esta

    ResponderExcluir

Publicidade