Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em 2000, Silvio Santos descumpriu promessa e deixou apresentadores a ver navios

Márcia Goldschmidt no Programa Livre
Márcia Goldschmidt no Programa Livre (reprodução)

Em 1999, a transferência de Serginho Groisman para a Globo criou um problema para o SBT. Silvio Santos não queria abrir mão do Programa Livre na grade, já que a atração agregava prestígio ao canal, mas também já não podia contar com o apresentador que o criou. Por isso, ele tratou de convocar cinco apresentadores que estavam “encostados” para testá-los no ar.

A ideia era que, a cada dia da semana, um apresentador comandasse o Programa Livre. Ao final daquele ano, aquele que fosse melhor aceito pelo público conquistaria a vaga e ficaria de vez na atração.

No entanto, Silvio Santos acabou por descumprir a própria promessa. Terminando a “fase de teste”, o dono do SBT abriu mão dos cinco apresentadores do Programa Livre e entregou a atração para a recém-contratada Babi Xavier. Aos dispensados, um consolo: uma nova versão do game show Fantasia.

Continua depois da publicidade


Geladeira superpopulosa

Ney Gonçalves Dias no Programa Livre
Ney Gonçalves Dias no Programa Livre (reprodução)

No final de 1999, a “geladeira” do SBT estava cheia. Ney Gonçalves Dias estava encostado desde o fim do Fórum Popular, programa que apresentou por um curto período em 1998. Já Márcia Goldschmidt também se encontrava sem função após o término do telebarraco que levava seu nome. O mesmo aconteceu com Christina Rocha, parada por conta da extinção do Alô Christina.

A emissora de Silvio Santos tinha ainda Otávio Mesquita, sem um programa para chamar de seu desde o fim do Tempo de Alegria, e Lu Barsotti, jovem participante do Em Nome do Amor que Silvio Santos cismou de transformar em apresentadora. Ela estava no canal sendo treinada havia anos, mas ainda não tinha estreado.

Com isso, quando Serginho Groisman se despediu do Programa Livre, Silvio Santos entregou o comando do vespertino aos cinco apresentadores, um em cada dia da semana. Vildomar Batista passou a dirigir o programa adolescente.

Continua depois da publicidade


Testando

Christina Rocha no Programa Livre
Christina Rocha no Programa Livre (reprodução)

De acordo com a revista IstoÉ, de 29 de setembro de 1999, a intenção de Silvio Santos era avaliar, no ar, o desempenho dos novos comandantes do Programa Livre. Ou seja, a ideia era constatar quem se saía melhor no Ibope e junto ao público da atração.

Assim, o novo time de apresentadores entrou em cena no dia 13 de setembro de 1999. A princípio, eles ficariam no ar até o fim do ano. Em 2000, um deles ficaria definitivamente com a vaga.

No entanto, praticamente na mesma época, Silvio Santos viu um vídeo com Babi Xavier e gostou muito da jovem. Na época, Babi fazia sucesso junto ao público jovem no comando do Erótica MTV. Encantado com a apresentadora, o dono do SBT tratou de trazê-la para sua emissora.

A princípio, não se sabia ao certo como Babi seria aproveitada no SBT. Mas Silvio Santos bateu o martelo: a apresentadora assumiria o Programa Livre que, em 2000, passaria a ocupar as madrugadas, substituindo o Jô Soares Onze e Meia, pois Jô também havia se mudado para a Globo.

Continua depois da publicidade


Prêmio de consolação

Ou seja, nenhum dos cinco comandantes do Programa Livre ficou com a vaga de Serginho Groisman. Mas o SBT acabou por lhes contemplar com um “prêmio de consolação”: uma nova versão do Fantasia.

Naquela época, o Fantasia já havia tido uma versão diária, com Adriana Colin, Débora Rodrigues e cia, e uma versão semanal, aos domingos, com Carla Perez. Assim, no início de 2000, ele ganhou uma terceira versão, aos sábados, com os ex-apresentadores do Programa Livre.

Apenas Ney Gonçalves Dias ficou de fora, voltando ao jornalismo do SBT. Enquanto isso, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita assumiram o game show, ganhando ainda a companhia de Celso Portiolli. Nesta fase, o game contava com auditório, números musicais e provas envolvendo crianças, tiradas do clássico Domingo no Parque. Mas, claro, os tradicionais games por telefone e suas inúmeras dançarinas/assistentes permaneceram.

O novo Fantasia estreou em 8 de janeiro de 2000. Mas ficou pouco tempo no ar. Com baixos índices de audiência, a atração deixou a programação do SBT em 10 de junho do mesmo ano.

André Santana
13/04/2024

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Lembro dos testes no Programa Livre. Nenhum se destacou.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade