Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em fase de reforma, SBT tentou emplacar novela mexicana nas tardes de sábado

Edith Gonzales em Na Própria Carne
Edith Gonzales em Na Própria Carne (divulgação)

Com a programação em reforma, o SBT vem concentrando seus esforços no sábado. A emissora já lançou o infantil Luccas Toon e o vespertino Circo do Tiru, além de mudar o horário do Programa Raul Gil. Em breve, o canal lança Sabadou com Virgínia.

Mas, anos atrás, o canal fez uma aposta inusitada neste dia da semana. Em 15 de março de 1997, o SBT lançava Na Própria Carne, uma novela mexicana que ia ao ar apenas aos sábados à tarde. Nas chamadas, a locução enfatizava: “estreia Na Própria Carne, a novela que o SBT exibirá somente aos sábados”. A trama, cujo nome original era En Carne Propia, era produzida por Carlos Téllez para a Televisa e exibida originalmente no Las Estrellas entre 3 de dezembro de 1990 e 16 de agosto de 1991.

No elenco, nomes como Edith González, Eduardo Yáñez, Gonzalo Vega, Angélica Aragón, Sebastián Ligarde, Alejandro Tommasi, Patricia Reyes Spíndola e Juan Peláez.

A novela era uma trama policial extremamente sombria, que pouco combinava com as ensolaradas tardes de sábado. Na Própria Carne narra o sofrimento de Magdalena Dumont (Angélica Aragón), que teve sua filha sequestrada anos atrás. Quando seu marido ia pagar o resgate, os bandidos fogem com a garota num avião, que acaba explodindo.

Continua depois da publicidade


Trama

Com este drama, Magdalena se torna uma alcoólatra amargurada. Ela, então, contrata o detetive Leonardo Rivandeira (Eduardo Yáñes) na intenção de descobrir o que aconteceu com sua filha antes da morte. Assim, ela descobre que, na verdade, sua filha Estefania (Edith Gonzáles) está viva, reside no Canadá e trabalha como professora de crianças cegas, já que ela também não enxerga. Magdalena também descobre que o responsável pelo sequestro dela foi nada menos que seu marido, Octavio Muriel (Gonzalo Vega).

No entanto, a alegria de Magdalena dura pouco. Ao saber que foi descoberto, Octavio mata Magdalena numa festa em sua própria casa. Mas a ricaça deixa um testamento, no qual pede que suas córneas sejam doadas à filha para que ela recupere sua visão. Enquanto isso, Alfonso Dumont (Raúl Meraz), pai de Magdalena, contrata o mesmo detetive Leonardo para investigar a morte da filha. No decorrer da trama, Leonardo e Estefania se envolvem e lutam contra as vilanias de Octavio.

Na Própria Carne foi exibida nas tardes de sábado do SBT entre 15 de março e 3 de maio de 1997, em enormes capítulos com mais de três horas de duração. Assim, o canal transformou os 185 capítulos originais da novela em oito. Após seu término, o SBT desistiu de exibir novelas semanais nas tardes de sábado, e Na Própria Carne não teve substituta.

Continua depois da publicidade


Thalía nas tardes de sábado

A inusitada ideia do SBT de exibir novelas semanais aos sábados não era nova. No ano anterior, a emissora cogitou estratégia semelhante, e quase lançou Maria Mercedes, clássico estrelado por Thalía, na sua programação de sábado.

No dia 6 de maio de 1996, a Folha de S. Paulo publicou uma longa matéria sobre as novas novelas do SBT, que lançava três tramas nacionais no mesmo dia. O canal estreava Colégio Brasil às 18h30; Antonio Alves, Taxista, às 20h; e Razão de Viver, às 21h. Na mesma matéria, assinada por Mariana Scalzo, a Folha de S. Paulo informava que o SBT estrearia também a mexicana Maria Mercedes no sábado seguinte, 11 de maio de 1996.

A matéria não é clara sobre a exibição de Maria Mercedes, fazendo apenas uma pequena citação. Ou seja, não se sabe qual o horário e quantos capítulos o SBT tinha a intenção de exibir da trama aos sábados. Fato é que isso não aconteceu. No sábado em questão, a emissora promoveu uma maratona dos primeiros capítulos de Colégio Brasil, Antonio Alves, Taxista e Razão de Viver. Já no sábado seguinte, 18 de maio, a programação do SBT divulgada pelo jornal era a seguinte: filme às 13h; a série Dra. Quinn – A Mulher que Cura, às 14h40; e Show de Calouros às 15h30.

Ou seja, pode ter havido a intenção de exibir Maria Mercedes aos sábados, mas isso não aconteceu. A trama só estreou na programação do SBT em 12 de agosto de 1996, na programação diária, substituindo Antonio Alves, Taxista.

André Santana

23/03/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade