Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em 2011, Gilberto Braga e Aguinaldo Silva disputaram Gloria Pires a tapa

Gloria Pires como Norma em Insensato Coração
Gloria Pires como Norma em Insensato Coração (divulgação)

Em 2025, a Globo deve lançar o remake de Vale Tudo. Escrita por Manuela Dias, a nova versão deste grande clássico da televisão brasileira deve substituir Mania de Você, de João Emanuel Carneiro, que, por sua vez, sucederá Renascer no horário nobre da emissora.

A trama de 1988 reuniu Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères no time de autores principais. Das mentes criativas e unida deste trio, surgiu uma das mais importantes novelas da história da teledramaturgia brasileira, reverenciada até hoje por fãs e especialistas. A novela também destacou Gloria Pires, que fez da vilã Maria de Fátima uma das melhores personagens de sua vitoriosa carreira.

Eis que, anos depois, os autores Gilberto Braga e Aguinaldo Silva disputaram a tapa o passe de Gloria Pires. A atriz foi o primeiro nome pensado por Aguinaldo Silva para viver Pereirão em Fina Estampa (2011), quando a novela ainda era um projeto chamado de Marido de Aluguel. 

Na época em que a sinopse da produção foi aprovada pela direção da Globo, Aguinaldo Silva mantinha um blog muito badalado na Globo.com, onde costumava escrever tudo o que lhe vinha à cabeça e adiantar suas ideias e atividades. Foi em seu blog que Aguinaldo Silva anunciou a criação de sua “master class”, um curso de roteiro ministrado por ele para orientar aspirantes a novelistas. Foi ali que ele abriu inscrições, recebeu textos de interessados e formou a primeira das turmas de seu curso, que daria dor de cabeça a ele e a Globo anos depois, no caso O Sétimo Guardião. 

No entanto, naquele momento, a coisa fluiu, e a sinopse de Marido de Aluguel foi aceita pela emissora, que chegou a contratar alguns alunos do curso para atuarem como colaboradores.

Continua depois da publicidade


Quem vai ficar com Gloria?

Naquele período, Aguinaldo Silva declarou ao site O Fuxico que pensava em Gloria Pires e Letícia Spiller para os papéis centrais. À Gloria caberia a então personagem-título, enquanto Letícia viveria a vilã Tereza Cristina. As duas disputariam o personagem de Dalton Vigh, adiantou o autor. Dalton, como se sabe, foi o protagonista da novela anterior de Silva, Duas Caras, e caiu nas graças do novelista. No entanto, nas notícias seguintes sobre a produção da trama, o nome de Letícia Spiller foi esquecido. Alguns sites noticiaram que Lília Cabral estava cotada para a vilã.

Mas Gloria Pires estaria confirmadíssima como Griselda. Ou quase. Isso porque a atriz estava acertada com Gilberto Braga e Ricardo Linhares para a próxima novela da dupla. A ela caberia o papel de Norma, a grande protagonista da trama que vinha sendo chamada de Lado a Lado (depois, teve o nome trocado para Insensato Coração). E a trama seria justamente a antecessora de Marido de Aluguel. Foi aí que a disputa começou.

Inicialmente, a imprensa especializada noticiou que Gloria faria as duas novelas. Isso porque estava previsto que Norma morreria antes do fim de Insensato Coração, o que liberaria a atriz para atuar em Marido de Aluguel. Isso foi dado como certo, até que Gilberto Braga veio a público. Ele disse que a informação não procedia, e que contava com Gloria em sua novela inteira. O que de fato aconteceu. Norma morre assassinada, mas apenas na última semana de Insensato Coração. E não faria sentido morrer antes, já que, como dito acima, era ela a grande protagonista da novela.

Assim, sem Gloria, Lília Cabral foi confirmada no posto de protagonista da novela, aí já chamada de Fina Estampa. Enquanto isso, Christiane Torloni assumiu o papel da vilã Tereza Cristina. E Fina Estampa foi um grande sucesso, recuperando a audiência da Globo no horário, que vinha de uma série de novelas medianas: Insensato Coração teve recepção morna, assim como suas antecessoras Passione e Viver a Vida.

Ah, outra curiosidade: o nome definitivo, Fina Estampa, foi tirado da própria novela. Isso porque Marido de Aluguel não estava disponível para registro, o que obrigou a Globo a mudar o nome da novela. E Aguinaldo Silva tirou Fina Estampa da trama, já que, inicialmente, era esse o nome da grife de Esther (Julia Lemmertz). Assim, Fina Estampa virou o nome da novela, enquanto a grife passou a ser chamada de Fio Carioca.

André Santana

24/03/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade