Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Novela criada por Aguinaldo Silva para substituir fiasco nunca saiu do papel

Bruno Gagliasso e o gato Leon em O Sétimo Guardião
Bruno Gagliasso e o gato Leon em O Sétimo Guardião (divulgação)

Por muito pouco, a Globo não deixou de produzir O Sétimo Guardião (2018), fiasco histórico de Aguinaldo Silva. O autor havia oferecido a sinopse da novela à Globo, mas voltou atrás por conta da possibilidade de sua trama ser afetada por conta de uma briga judicial.

Irritado com o problema, Silva abriu mão de O Sétimo Guardião e apresentou uma nova sinopse à Globo, chamada de Enquanto o Lobo Não Vem. Porém, a emissora manifestou sua preferência pela primeira história, e a segunda acabou não saindo do papel. Aguinaldo Silva foi dispensado pelo canal em 2020.

Continua depois da publicidade


Briga com ex-aluno

A sinopse original de O Sétimo Guardião foi elaborada durante uma Master Class realizada por Aguinaldo Silva em 2015, que contou com a participação de 26 alunos. A história marcava o retorno do autor ao gênero do realismo fantástico, que o consagrou nos anos 1980 e 1990. Com isso, ele apresentou a ideia à Globo, que aprovou o roteiro.

Porém, o escritor Silvio Cerceau, um dos alunos da Master Class, exigiu que seu nome figurasse nos créditos como um dos criadores da trama, caso ela viesse a ser produzida na Globo. Em entrevista ao Notícias da TV, em outubro de 2017, Cerceau afirmou que poderia entrar com uma liminar na Justiça para impedir a exibição da novela.

Na época, Aguinaldo Silva chegou a apresentar à Globo documentos que comprovavam que os alunos cederiam os direitos da obra para a Casa Aguinaldo Silva de Artes. Porém, Cerceau afirmava que havia cedido os direitos autorais, e não patrimoniais.

Continua depois da publicidade


Nova novela

O autor Aguinaldo Silva, incomodado com toda a repercussão do caso, acabou desistindo de escrever O Sétimo Guardião. Na época, o Notícias da TV informou que o novelista não queria passar pela situação de ter sua capacidade criativa contestada na Justiça.

Com isso, ele viajou para Portugal disposto a elaborar uma nova sinopse. Em seu Twitter, o autor confirmou que trabalhava numa nova história e que os atores inicialmente escalados para O Sétimo Guardião, como Lilia Cabral e Milhem Cortaz, já estavam confirmados na nova novela.

Assim, no final de 2017, Aguinaldo Silva apresentou à Globo a sinopse de Enquanto o Lobo Não Vem. Ele lutou para emplacar a nova trama, e chegou a afirmar que não escreveria “nem o título” da novela descartada. 

Continua depois da publicidade


Não curtiu

No entanto, a direção de teledramaturgia da Globo, na época chefiada por Silvio de Abreu, não ficou empolgada com a sinopse de Enquanto o Lobo Não Vem. A emissora considerava que O Sétimo Guardião era melhor, com personagens mais carismáticos e boas chances de fazer sucesso.

Com isso, a Globo passou a tentar convencer Aguinaldo Silva a voltar atrás e escrever O Sétimo Guardião. Por conta do impasse, Silva concordou e retomou a história estrelada por Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa. Para evitar celeumas na Justiça, a Globo creditou os 26 alunos da Master Class como colaboradores da sinopse original da novela.

Mas O Sétimo Guardião acabou se revelando uma grande decepção. A trama amargou baixíssimos índices de audiência e foi considerada um grande equívoco da Globo. 

Agora, se na época a Globo considerou O Sétimo Guardião melhor que Enquanto o Lobo Não Vem… Imagina como seria essa novela que não saiu do papel!

André Santana

24/02/2024

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu considero O Sétimo Guardião uma novela regular. Suave Veneno, para mim, continua sendo a pior novela que assisti do autor Aguinaldo Silva. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade