Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Há dois meses do fim, Elas por Elas ganha ritmo e sai do buraco

Protagonistas de Elas por Elas
Protagonistas de Elas por Elas (divulgação)

Elas por Elas deve mesmo ficar marcada como um dos maiores fiascos do horário das seis da Globo. Um título infeliz para uma novela que tem suas qualidades. Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson fizeram boas adaptações da história de Cassiano Gabus Mendes e criaram uma história interessante, liderada por sete mulheres potentes.

Porém, a audiência não concorda com a percepção deste pequeno jornalista. A trama foi claramente rejeitada pelo público do horário. E há quem diga que isso aconteceu porque Elas por Elas tem cara de novela das sete. Até porque, originalmente, a trama foi, sim, concebida para às 19h. Mas só isso não explica a fraca recepção. Não acredito que, se fosse exibido às 19h, o remake fizesse sucesso.

Mas, independentemente do fracasso de audiência da novela, fato é que a história é boa. E vem ganhando um ritmo alucinante nos capítulos mais recentes. A sequência de reviravoltas do folhetim, inclusive, vem conseguindo o que parecia impossível: aumentar a audiência de Elas por Elas.

Continua depois da publicidade


Reta final

Falta pouco menos de dois meses para o final de Elas por Elas. E os autores reservaram para esta fase final as reviravoltas mais intensas na vida de Lara (Deborah Secco), Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Carol (Karine Teles), Renée (Maria Clara Spinelli) e Natália (Mariana Santos). Nesta fase, a “cara de novela das sete” da trama se perdeu e Elas por Elas vem investindo pesado no dramalhão.

A quantidade de segredos criados pelos autores da trama chega a impressionar. E cada vez que um deles vem à tona, a trama entra num momento de catarse eletrizante. Praticamente toda semana a novela reserva uma ou mais revelações que mudam os rumos da história.

Na última semana, o foco foi na revelação de que Marcos (Luan Argollo) é o filho biológico de Helena que foi trocado na maternidade por Giovanni (Filipe Bragança). Com a descoberta, os personagens descobriram também que o rapaz é filho de Bruno (Luan Argollo), e não de Jonas (Mateus Solano), e que Helena enganou o ex-marido por anos a fio.

Foram sequências intensas de embates envolvendo esses personagens, além de Sérgio (Marcos Caruso) e Miriam (Paula Cohen). Os autores não economizaram na tensão, nas lágrimas e nas surpresas. Ingredientes que parecem de acordo com o que o público espera de uma novela das seis.

Continua depois da publicidade


Mudança acertada

Antes disso, Elas por Elas explorou outros segredos revelados, como o fato de Taís ter sido amante de Átila (Sergio Guizé), ou a volta de Wagner (César Mello), que bagunçou mais ainda a vida de Renée. E vem mais por aí: Ísis (Rayssa Bratillieri) ainda precisa descobrir que é filha de Sérgio e, portanto, irmã de Helena. Além, claro, da revelação sobre quem matou Bruno.

Essa enorme quantidade de segredos revelados mostra a grande mudança entre as duas versões de Elas por Elas. Em 1982, os mistérios eram menos intensos e foram revelados - em partes - apenas no final. As resoluções, portanto, não tiveram maiores consequências.

Já no remake, as revelações trazem enormes consequências, mudando os rumos da história. Tudo isso dá um ritmo frenético a Elas por Elas, que até experimentou um aumento de audiência nos últimos capítulos. A trama bateu nos 17 pontos na última semana, resultado ainda ruim, mas bem mais interessante que os habituais 14 registrados até outro dia.

Ou seja, os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson acertaram em cheio com as mudanças implementadas na novela. A trama pode não ter apresentado os resultados esperados pela Globo, mas está longe de ser uma novela ruim.

André Santana

24/02/2024

Postar um comentário

1 Comentários

Publicidade