Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com novo Castelo Rá-Tim-Bum, TV brasileira volta a olhar para as crianças

Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum
Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum (divulgação)

Um dos programas infantis mais importantes da TV brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum vai voltar. A TV Cultura planeja fazer uma nova versão deste grande clássico, no intuito de conquistar uma nova geração de fãs de Nino (Cassio Scapin), Morgana (Rosi Campos) e todos os habitantes fantásticos do famoso castelo.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a emissora pública anunciou recentemente a produção do remake do Castelo, que acompanha as comemorações dos 55 anos do canal, em 2024. Mas não será só o Castelo que vai voltar: Cocoricó, outro clássico infantil da Cultura, também deve ganhar uma nova versão. A emissora também estuda um remake de Mundo da Lua, série infantil que formou o caráter de muito marmanjo - incluindo este que vos escreve…

Ainda segundo a publicação, o novo Castelo virá na esteira de um novo filme baseado na produção, que já está sendo tocado pelo diretor Cao Hamburger, o criador da atração. Haverá ainda mais uma série baseada no Castelo, que terá 26 episódios. Mas ainda vai demorar um pouquinho para o público assistir a tudo isso, já que as atrações estão previstas para 2025.

Continua depois da publicidade


Infantis de volta?

Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum
Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum (divulgação)

Tantas novidades dão esperança de que a programação infantil pode voltar a ganhar mais espaço na TV aberta. Atualmente, apenas a Cultura dá atenção a este nicho, mas o próprio canal se tornou refém de enlatados. O Quintal da Cultura é uma graça, mas é pouco diante do passado glorioso do canal, que enfileirou sucessos. Além dos já citados, a emissora também produziu Bambalalão, Glub Glub, X-Tudo, Rá-Tim-Bum, Ilha Rá-Tim-Bum… enfim, vários excelentes programas para crianças.

Vale lembrar que o Castelo Rá-Tim-Bum ditou moda na TV brasileira ao mostrar que programa infantil no horário nobre dava Ibope. Foi o sucesso do Castelo que oportunizou experiências como O Agente G, na Record, e Disney Club, no SBT. Porém, anos depois, as restrições à publicidade para crianças acabaram “matando” os programas infantis, que desapareceram da TV.

O SBT parece querer retomar o segmento com a contratação de Luccas Neto. Agora, é a Cultura que anuncia ótimas produções. Será que os infantis estão prestes a retornar de vez?



André Santana

22/12/2023

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Fico assustado com o aniversário de 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum. Eu assisti á estreia. CHOCADO. Aproveito a oportunidade para desejar Feliz Natal. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Enquanto que nas grandes redes nacionais de TV a programação infantil ficou marcada pelas Xuxas e Bozos da vida principalmente nos períodos da manhã e da tarde (na Globo só no período da manhã e em outras emissoras como SBT, a extinta Rede Manchete e a TV Cultura tinha em diversos horários incluindo as primeiras horas do horário nobre da TV brasileira que é a noite e no SBT com o Disney Club, Machete com animes japoneses e a Cultura com o Castelo Rá Tim Bum eram alternativas as novelas das 6 e das 7 da Globo além do Jornal Nacional e telejornais do horário nobre de outras emissoras, na Record em 1995 e 1996 quando era emissora alternativa tinha o Agente G mas esse eu só assistia de vez em quando), a TV Cultura fez história com programas e séries infantis como Castelo Rá Tim Bum que agora em 2024 completa exatos 30 anos de sua estreia, Cocoricó, X-Tudo, Mundo da Lua, Rá Tim Bum, Glub Glub, entre outros.

    ResponderExcluir

Publicidade