Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Travessia" erra feio ao banalizar violência doméstica

CLIPPING TV - por André Santana

Guida (Alessandra Negrini), em Travessia
Guida (Alessandra Negrini), em Travessia (reprodução/ Globo)

Na última semana, Travessia exibiu um sequência um tanto controversa. Na trama, Guida (Alessandra Negrini) tem feito de tudo para infernizar Moretti (Rodrigo Lombardi), seu ex-marido. Após pregar várias peças e provocá-lo de todas as maneiras possíveis, a moça, por fim, apelou para um recurso questionável: ela se feriu para simular violência doméstica.

Trata-se de um desserviço tão grande que, claro, a cena foi bastante criticada. Afinal, ao colocar Guida fazendo uma falsa denúncia contra Moretti, a autora Gloria Perez está banalizando a grave questão da violência doméstica. Pior: está dando munição para os escroques justificarem suas péssimas atitudes.

Existe falsa denúncia? Com certeza. Mas, ao colocar isso numa novela, a autora enfraquece todo um trabalho de conscientização que busca driblar, justamente, este “mito da falsa acusadora”, como apontou bem Sabrina Castro, colunista do Notícias da TV. Gloria Perez, que tem todo o tempo do mundo para rebater críticas na internet, tentou se defender, postou a cena escrita em suas redes sociais e reforçou que Guida “levou o devido sabão” pela falsa denúncia.

É um horror indescritível. A autora se vangloriou que Guida, uma mulher que segue sofrendo nas mãos do pavoroso Moretti, “levou o devido sabão”. Sério? Justo a moça que, capítulos atrás, sofreu uma agressão psicológica terrível nas mãos do mesmo Moretti? O mau-caráter vai sair por cima, e Guida ser punida por uma falsa denúncia? Tá tudo errado, não tá não?

Tanto é verdade que uma cena dessas dá munição a machistas que a imprensa tratou de mostrar algumas pessoas que parabenizaram Gloria Perez pela maneira como tratou o assunto. Faça uma rápida pesquisa e descubra quem ficou ao lado da autora nessa patacoada. Spoiler: você não vai se surpreender!

Rainha do merchandising social, Gloria Perez parece ter se esquecido do tamanho alcance de uma novela, e o quanto ela pode influenciar as pessoas, para o bem e para o mal. Travessia já é ruim o suficiente e poderia, perfeitamente, ter passado sem essa. Bola foríssima! 

Está fora!

Nadja Haddad foi dispensada pelo SBT. No canal desde 2013, quando foi contratada para cobrir os bastidores para as plataformas digitais do canal, a jornalista também passou pelo Programa do Ratinho até ser convidada para substituir Carol Fiorentino à frente do Bake Off Brasil. A escolha se revelou acertada, já que Nadja se adequou muito bem à competição de sobremesas da emissora.

Por obra

O fim do contrato fixo de Nadja Haddad com o SBT não a coloca, necessariamente, fora da próxima temporada do Bake Off. A intenção da emissora é contar com ela, mas com acordos por obra. Ou seja, ela passa a fechar contratos por temporada da atração. Claro, se Nadja tiver interesse e nenhum outro trabalho à vista. A emissora passa a depender da agenda dela.

Segue no ar

Vale lembrar que, mesmo sem contrato fixo, Nadja Haddad volta à programação do SBT em breve. É que ela já gravou o Bake Off Brasil - Celebridades, que deve estrear em março.

Promessa não cumprida

Christina Rocha no Casos de Família
Christina Rocha no Casos de Família (divulgação/SBT)

Falando em SBT, lembra que a emissora, ao anunciar que o Casos de Família permaneceria no ar, prometeu novidades no programa? Eis que, meses depois, o telebarraco de Christina Rocha segue exatamente o mesmo. Será que esqueceram? Poderiam se lembrar, já que a audiência do programa segue tenebrosa.

Casa nova

Gabriela Prioli avisou num dia que estava fora da CNN Brasil, onde comandava o talk show À Proli. Poucas horas depois, a mesma Gabriela anunciou sua chegada ao GNT. Ela estará na nova formação do Saia Justa, ao lado de Bela Gil, Larissa Luz e Astrid Fontenelle. Sabrina Sato e Luana Xavier deixam a atração.

Ponto final

Ao anunciar sua saída da CNN, Gabriela avisou que antecipou o fim de seu contrato pois não tinha mais projetos no canal de notícias. Ou seja, ela confirmou que o À Prioli estava definitivamente cancelado. Com o Popverso e o Em Alta fora do ar, isso significa que a emissora já dinamitou a linha CNN Soft, com programas de entretenimento. Peninha!

Destino da dupla

Com isso, a pergunta que não quer calar é: o que será de Mari Palma e Phelipe Siani? O casal foi tirado da Globo para, inicialmente, comandar o Live CNN. Mas logo eles foram transferidos para o CNN Soft. Mari comandava o Popverso, enquanto Siani estava à frente do CNN Soft Business. Juntos, eles ainda ancoravam o semanal Em Alta. Será que eles voltam ao hard news ou vão engrossar a lista de dispensas do canal?

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo sobre as principais notícias da semana na telinha. Até a próxima!

André Santana

28/01/2023

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Travessia tem história nenhuma uma briga por uma criança ..um cara rico que adotou um homem adulto que queria destruir seus negócios, um menino que prefere viver dentro de um jogo um cara que hackers alguma coisa...cadê o Brasil nas novelas?a situação do dia a dia..
    Novelas sem sentido

    ResponderExcluir

Publicidade