Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Fernanda Lima deixa a Globo sem direito à despedida

CLIPPING TV - por André Santana

Fernanda Lima no Amor & Sexo
Fernanda Lima no Amor & Sexo (divulgação/TV Globo)

Se hoje a Globo prioriza acordos por obra, há poucos anos a coisa não era bem assim. Já houve um tempo em que a emissora contratava um artista sem nem saber direito o que fazer com ele. Fernanda Lima foi um destes casos. Destaque da antiga MTV Brasil, onde fez sucesso à frente do Fica Comigo, Fernanda foi contratada pela Globo em 2005 logo depois de deixar o canal musical. Sem nem ter um projeto à vista.

Assim que ela chegou à nova casa, Angélica se ausentou de seu Vídeo Game por conta da licença-maternidade, na ocasião do nascimento do primogênito Joaquim. Com isso, a primeira missão de Fernanda Lima foi substituí-la à frente do game show. Meses depois, quando Angélica reassumiu o posto, Fernanda foi convidada para se tornar estrela de novela. Veio Bang Bang. No ano seguinte, emplacou mais um folhetim, a ótima e injustiçada Pé na Jaca (2006).

Fernanda Lima também se tornou um “curinga” na emissora, recrutada para apresentar especiais e eventos. Um dos principais programas especiais que ela comandou neste período foi o Por Toda Minha Vida, um docudrama que homenageava grandes figuras brasileiras. Foi só em 2009 que ela ganhou um programa para chamar de seu, o inesquecível Amor & Sexo.

O programa fez história. Nunca um programa se mostrou tão despudorado (no melhor sentido da palavra) que a atração sobre comportamento. Amor & Sexo tinha humor, corpos nus e, principalmente, informação. Debates relevantes sobre gênero, sexualidade, feminismo, racismo e outras pautas identitárias passaram por ali. Foi uma pequena revolução, que chegou ao fim quando uma onda conservadora se abateu sobre o país, em 2018, ano de ascensão do bolsonarismo. Amor & Sexo teve um final melancólico, em baixa, sofrendo críticas. Uma tristeza.

A Globo nunca oficializou o fim do programa, mas engavetou a atração. Agora, Fernanda Lima anuncia o fim de seu contrato com o canal, o que enterra o programa definitivamente. Que pena! Amor & Sexo é daqueles programas que mereciam uma despedida à altura.

Nos últimos quatro anos, Fernanda Lima sumiu da Globo, mas emplacou projetos no GNT, entre eles o bom talk show Bem Juntinhos. Sua saída da Globo não implica, necessariamente, no fim da atração, já que ele pode emplacar temporadas em acordos por obra. Na torcida para que ela siga ao menos no GNT, já que Fernanda é uma baita apresentadora que merece espaço na telinha. Aliás, bem que o GNT podia considerar um retorno do Amor & Sexo, né? Na TV paga, o programa teria uma liberdade bem interessante. Fica a dica, Globo!

Faustão na “onde?”

Segundo o UOL, Faustão foi sondado por SBT e Record, mas optou por seguir na Band. Seu programa seguirá diário no ano que vem. Ou seja, nada deve mudar em 2023. O que não deixa de ser uma boa, já que Faustão não correspondeu às expectativas, mas está longe de ser um fracasso, né? É inegável que o apresentador deu um up importante na grade do canal. Ao contrário de Record e SBT, a Band se mexeu em 2022, e isso é positivo.

Hoje não, Márcio

Márcio Garcia está fora do The Voice Kids. O próprio apresentador, em entrevista ao TV Fama, declarou que se dedicará a novos projetos em 2023. Resta saber em que canal será este novo projeto, já que Ricardo Feltrin, do UOL, informou que o artista teria pedido sua rescisão de contrato. Há quem diga que ele estaria articulando seu retorno à Record. Será?

Promessas não cumpridas 1

Márcio Garcia fez sucesso na Record à frente de O Melhor do Brasil, entre 2004 e 2008. Ele acertou seu retorno à Globo em seguida, com a promessa de ganhar um novo programa. Porém, a Globo o enrolou o quanto pode e o colocou em suas novelas. Seu prometido programa só veio em 2016, o Tamanho Família. Mas o projeto foi encerrado em 2020, após uma temporada composta por reprises em razão da pandemia.

Promessas não cumpridas 2

Márcio Garcia no The Voice Kids
Márcio Garcia no The Voice Kids (reprodução)

Há quem diga que Márcio Garcia teria ficado insatisfeito por não ter um novo projeto na Globo e estava disposto a deixar o canal. Mas ele teria sido convencido a ficar, com a promessa de ocupar as tardes de sábado quando Luciano Huck migrasse para os domingos. Esse teria sido o motivo para que Márcio renovasse seu contrato, que vai até 2024. Mas, quando chegou a hora da mudança, a Globo optou por Marcos Mion. Márcio, então, ganhou o The Voice Kids quase como um “prêmio de consolação”.

Ufa!

A Fazenda 14 acabou. Ufa! Foi a pior temporada da história do programa. Não deixa saudades. A Record precisa repensar sua atração para o ano que vem para tentar apagar a péssima impressão deixada.

Muda, mas não muda

Falando em Record, suas novelas serão responsabilidade da Igreja Universal do Reino de Deus a partir do ano que vem. Ou seja, a Igreja vai pagar a conta para a Casablanca e a Record vai comprar os capítulos e exibir. Para o espectador nada muda, mas para a Record, sim. Sem arcar com o orçamento das novelas, ela poderá aumentar seus lucros. O “porém”, neste caso, é que se enterra de vez qualquer possibilidade de a emissora voltar a produzir novelas “não religiosas”. Peninha.

Segura a ansiedade!

A primeira temporada de Todas as Flores foi encerrada com a expectativa lá em cima. João Emanuel Carneiro fez as pazes com seu público e vem apresentando uma novela vibrante, envolvente e cheia de personagens carismáticos (tudo o que Travessia queria ser, diga-se). Agora, é esperar a ansiedade até 5 de abril, quando o Globoplay lança a segunda fase do folhetim.

O patrão enlouqueceu

A nova obsessão de Silvio Santos atende pelo nome de André Rieu. O violinista conquistou uma vaga nas noites de sexta-feira na grade do SBT por ordem do “patrão” e, agora, terá um espaço também aos sábados, depois do Raul Gil. Nada contra o músico, que é ótimo, mas… o que Silvio Santos pretende com isso? Faturamento e audiência é que não é, né?

Semana passada me ausentei em razão de uma viagem! Mas o Clipping TV está de volta! Todo sábado, fazendo um sobrevoo sobre o noticiário televisivo da semana. Até a próxima!

André Santana

17/12/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Não dá para negar que essa edição da Fazenda é de longe a pior mesmo, eu que sempre achei mais interessante de acompanhar do que o BBB, nos primeiros dias já perdi o fôlego , não era algo como nas outras edições, onde existiam momentos de descontração, e também momentos mais tensos, que marcavam cada edição (como na fazenda 13 , com Rico Melquíades jogando café fora), nessa edição o nível de stress e discussão era tamanho, que o programa ficava sufocante de se assistir,fazia o telespectador se sentir mal e querer mudar de canal,todos sabemos que a audiência de um Reality show de confinamento vem também grande parte dos desentendimentos e dos momentos de brigas,mas o público precisa ter tempo de ''respirar'' entre uma situação e outra, coisa que não aconteceu nessa edição além da péssima escolha de elenco , com apenas alguns nomes se salvando,conseguiu tirar o posto da também pavorosa ''fazenda de verão'',como pior edição do Reality, imagino que para a edição 15 , vão fazer inúmeras mudanças e pensar beem mais na escolha do elenco, para não deixar o programa nem morno e despercebido, nem tão sufocante que leve as pessoas a desistirem de acompanhar.

    ResponderExcluir

Publicidade