Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Erros de gestão afetam CNN Brasil

CLIPPING TV - por André Santana

Monalisa Perrone na CNN Brasil
Monalisa Perrone na CNN Brasil (reprodução)

A notícia da semana no universo televisivo foi a triste demissão em massa na CNN Brasil. De acordo com o site Notícias da TV, foram mais de 100 profissionais demitidos, entre jornalistas e técnicos, entre eles algumas das principais estrelas do canal, como Monalisa Perrone. A medida foi orquestrada por João Camargo, que assumiu recentemente como chairman executivo.

A ideia do novo comando da CNN Brasil é reduzir drasticamente os custos da operação do canal, que são enormes. Com isso, a nova proposta do canal é buscar os melhores resultados com o menor custo possível, como a Jovem Pan News, que tem uma operação bem mais barata, mas já ultrapassou o canal de Ruben Menin na audiência.

Tudo isso expôs ao público algo que já era especulado pelo mercado e pela imprensa especializada: a CNN foi lançada no Brasil dando um passo maior que a perna. O canal foi lançado em 2020, mas passou todo  ano de 2019 anunciando contratações a peso de ouro. Grifes, como Monalisa Perrone, William Waack e Evaristo Costa foram seduzidos por altos salários e a promessa de boas condições de trabalho.

Mesmo que a emissora tivesse por trás um grande investidor, em algum momento essa conta ia chegar. Agora, chegou. O que se percebe, então, é que a estratégia inicial era fazer barulho no mercado para atrair grandes anunciantes. Foi uma aposta. Que até se revelou bem-sucedida, já que a CNN entrou em cena com anunciantes de peso. Mas não se sustentou. Agora, ao que tudo indica, os trabalhos da emissora serão mais “pé no chão”.

Interessante notar como a história da televisão brasileira tem inúmeros casos de erros de gestão que culminam em constantes crises. A TV Manchete é o caso mais clássico, pois, em seus 16 anos no ar, nunca conseguiu uma operação financeira estável. Há ainda o caso drástico da recente Loading, que investiu em conteúdo, mas se esqueceu de vendê-lo, “quebrando” com menos de seis meses de atividades. 

Fica a torcida para que a CNN Brasil consiga driblar esta crise e se reinventar sem perder a qualidade. O canal tem ótimos profissionais e uma programação interessante. Que não se perca nessa ânsia na busca pela audiência e nem nivele por baixo.

Muito espaço

Flavio Ricco, colunista do R7, noticiou esta semana que o SBT já liberou seu novo estúdio, o 10, para uso. Segundo rumores, um dos planos para o novo local é produzir novos reality shows. Mas, ainda sobre isso, o jornalista atentou para o fato de o SBT ter outros 8 estúdios (o nono, creio, é o set onde era feito a Casa dos Artistas) e uma produção reduzida. Ou seja, o canal de Silvio Santos tem estúdios demais e programas de menos.

Pouca produção

Ricco tem razão, mas é importante apontar também que a Record vive uma situação semelhante. A sede da emissora na Barra Funda nunca foi tão pouco ocupada. Além do jornalismo, apenas dois programas são feitos ali: Hoje em Dia e Hora do Faro. Ou seja, assim como o SBT, a Record tem mais espaço do que produção.

Quer pagar quanto?

De acordo com o Notícias da TV, a Globo pretende lançar um programa de televendas no ano que vem. A emissora, sempre buscando novas maneiras de faturar, quer apostar agora num programete, exibido nos intervalos das novelas, que sirva para vender produtos que estejam relacionados ao folhetim. Ainda segundo o site, a jornalista Tati Machado, que comenta novelas nos programas matinais da emissora, já gravou piloto.

Nova função

Porém, o mesmo site revelou que o sonho de consumo da Globo para comandar o novo programa de televendas é Juliana Paes. Como se vê, a atriz não tem mais vínculo fixo com o canal, mas segue em alta na emissora. Tanto que ela foi a escolhida para comandar o Vem que Tem na Globo, especial de Black Friday do canal exibido recentemente.

Sonho antigo

Não é de hoje que a Globo pensa em transformar Juliana Paes em apresentadora. Em 2018, ela foi escalada pelo canal para dividir o comando do programa Os Melhores Anos de Nossas Vidas com Lázaro Ramos. No entanto, ela acabou saindo do projeto em razão de um problema de saúde. E vale lembrar que, esse ano, Juliana fez parte do Caldeirão com Mion, como jurada do Caldeirola. Ou seja, ela tem aparecido mais como “pessoa física” do que como atriz. Seria um momento de transição de carreira?

Micro-ondas

Fernanda Gentil
Fernanda Gentil (reprodução/Instagram)

Fernanda Gentil saiu da geladeira na Globo. A apresentadora conseguiu emplacar um quadro sobre a Copa do Mundo no Mais Você. Com estreia marcada para 9 de dezembro, a atração mostrará a rotina de Fernanda e sua família pelo Catar. Além disso, ela deve interagir ao vivo com Ana Maria Braga, rememorando a boa dobradinha de Copas anteriores, quando Fernanda ainda pertencia ao esporte da Globo.

Limpeza de imagem

A Globo acerta ao recolocar Fernanda Gentil dentro de um universo que ela domina bem, o esporte. O novo quadro servirá para desvincular a imagem da apresentadora dos fracassos que ela comandou nos últimos anos. Fernanda é boa e merece uma nova chance. Aliás, vale lembrar que o novo quadro é um projeto dela, viabilizado por meio de patrocínio. Ou seja, Fernanda é criadora e boa de mercado. A Globo tende a valorizar isso.

Todo sábado, a coluna Clipping TV promove um sobrevoo sobre as principais notícias da semana no universo televisivo. Até a próxima!

André Santana

03/12/2022

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade