Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

História da TV: Há 19 anos, Sonia Abrão e Marília Gabriela reforçavam o SBT

2001 foi um ano histórico para o SBT. A emissora colhia bons frutos de uma programação que, no geral, registrava bons índices de audiência. Gugu reinava aos domingos, o infantil Bom Dia & Cia (com Jackeline Petkovic) liderava a audiência das manhãs e as novelas mexicanas bombavam na Tarde de Amor e no horário nobre. Além disso, no final daquele ano, o SBT voltava a produzir novelas, com a estreia de Pícara Sonhadora, e ainda lançou a histórica Casa dos Artistas.

Por isso, esperava-se muito que, em 2002, a sorte sorriria ainda mais nos domínios da Anhanguera. E uma das primeiras movimentações neste sentido foi a “repatriação” de Sonia Abrão e Marília Gabriela. A primeira, que já havia sido repórter do Domingo Legal, retornava para comandar seu próprio vespertino, enquanto a segunda foi convocada para assumir as madrugadas retomando seu tradicional talk show.

Curiosamente, as duas foram tiradas da RedeTV para a missão. Sonia Abrão começou a se destacar no comando de vespertinos no A Casa É Sua, programa que ditou a moda das notícias de celebridades e TV nas tardes, anteriormente dedicadas às aulas de culinária e artesanato. Já Marília Gabriela comandava diariamente o Gabi, versão diária de seu talk show, que ia ao ar na faixa das 23 horas. Silvio Santos tratou de resgatar as duas das mãos de Amílcare Dallevo e elas reestrearam no mesmo dia, em 6 de maio de 2002.

Sonia Abrão estreou primeiro, às 15h45, com seu Falando Francamente. O programa seguia os mesmos moldes que fizeram o sucesso do A Casa É Sua, com a jornalista lendo jornais e revistas no ar, comentando novelas e trazendo notícias de famosos. Além disso, a atração recebia convidados para entrevistas e musicais, exibia matérias sobre assuntos gerais e informações de bastidores dos programas do SBT.

Já na faixa da 0h30, depois do Jornal do SBT, Marília Gabriela retomava o De Frente com Gabi, que havia tido uma primeira fase aos domingos, entre 1998 e 2000. A ideia era resgatar a produção própria nas madrugadas do SBT, faixa que consagrou o Jô Soares Onze e Meia. No entanto, após a saída de Jô rumo à Globo, o SBT tentou emplacar o Programa Livre, apresentado por Babi Xavier, no horário, mas não deu certo. De Frente com Gabi, então, se tornou a nova aposta.

O programa seguia sua vitoriosa fórmula de sempre, com Marília Gabriela recebendo um convidado por noite e construindo uma grande e interessante conversa com ele. Celebridades, políticos e pessoas importantes em várias áreas de atuação passaram pelo olhar incisivo de Gabi, que realizou grandes entrevistas nesta temporada da atração.

Entretanto, em 2002, o SBT não colheu tantos bons frutos como no ano anterior. Falando Francamente registrou baixos índices de audiência e enfrentou várias mudanças de horário na grade da emissora. Saiu do ar em 2004. Já o De Frente com Gabi teve menos sorte, ficando apenas um ano no ar, saindo de cena nos primeiros meses de 2003. Depois disso, Marília Gabriela voltou ao ar em ainda 2003, mas aos domingos, num programa produzido por ela mesma e que durou pouco tempo, já que ela foi convidada para atuar em Senhora do Destino e migrou para a Globo em 2004. Já Sonia deixou o SBT em 2004 rumo à Record, onde comandou o Sonia e Você. Voltou à RedeTV em 2006, no A Tarde É Sua.

André Santana

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade