Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Triturando": o delírio coletivo do SBT finalmente chega ao fim


Há algumas semanas, fomos surpreendidos com a troca de nomes do Fofocalizando, o vespertino do SBT que é mais movimentado que o metrô de São Paulo antes da pandemia. Em quarentena, Silvio Santos transformou o programa, que foi criado por ele, em seu “brinquedo particular”, mexendo na atração de maneira constante e indiscriminada. Daí veio a troca de nomes, quando o programa se tornou Triturando. Segundo consta, o dono do SBT se divertia com o quadro no qual o elenco da atração “julgava” e “triturava” celebridades, e tratou de transformar o programa todo nisso.

Com a “novidade”, chegaram ao programa Ana Paula Renault e Flor, que passaram a “triturar” qualquer coisa ao lado de Gabriel Cartolano e Chris Flores, os “remanescentes” do Fofocalizando. Mara Maravilha e Lívia Andrade acabaram afastadas. E, a partir daí, o vespertino se tornou um trágico exercício de criatividade, com um roteiro que chamava a atenção para assuntos cada vez mais descabidos.

Quando parecia que o sonolento quadro de triturar músicas antigas era o auge do inusitado no Triturando, eis que Silvio Santos se superou. Tratou de colocar seus apresentadores para julgar piadas de Ari Toledo, fazendo com que Chris Flores se submetesse à constrangedora cena de aparecer com o livro de piadas na mão, lendo aquelas anedotas de gosto duvidosíssimo. Mais adiante, o quadro foi “reformulado”, e humoristas passaram a aparecer lendo as piadas. Melhor para Chris, mas o programa seguiu ruim.

Como se não bastasse, o roteiro da atração começou a buscar assuntos cada vez mais idiotas para serem “triturados”. Alguns de péssimo gosto, como “é melhor morrer afogado, envenenado ou esfaqueado?”. Outros, sem qualquer propósito, como “homem que coça o saco deve ser triturado?”, ou “homem que faz xixi na rua deve ser triturado?”. Que relevante, não? Deu a impressão de que o roteiro era escrito pelo próprio Silvio Santos, já que perguntas deste naipe costumam ser feitas pelo próprio para a plateia em seu dominical. Se não foi o próprio, foi o roteirista do Programa Silvio Santos treinado pelo próprio, porque não é possível!

Além disso, Triturando começou a aproveitar material que, como dito por outros sites, parece vindo do horrendo Alarma TV. Chris Flores e seus companheiros passaram a ter que “triturar” imagens de acidentes, assaltos ou outras situações, que surgiam na tela por meio de vídeos sem nenhum contexto. Um material bastante controverso para ser exibido à tarde, e sem qualquer propósito minimamente jornalístico. Era colocado no ar pra chocar e pronto.

Aliás, dizer que Triturando era exibido à tarde é força de expressão. Já que Silvio Santos pareceu tão “fascinado” com sua “brilhante” criação, que passou a enfiar o Triturando em qualquer brecha da grade de programação do SBT. Naquela horrorosa ocasião em que o dono mandou cancelar o SBT Brasil para não ter que repercutir o pavoroso vídeo da reunião dos ministérios do governo federal, foi escolhido justamente o Triturando para tapar o buraco. Depois, o programa voltou às noites de sábado, antes do jornal. Reprises do Triturando também foram escaladas para as madrugadas da emissora. No último domingo, 14, Triturando foi ao ar na manhã de domingo, antes do Domingo Legal, encurtando a faixa de Chaves. Resultado: a atração derrubou os índices do programa de Celso Portiolli.

E esta situação foi uma constante ao longo de toda a trajetória do Triturando. Seja em seu horário habitual nas tardes (horário este que também foi alterado várias vezes), seja em suas reprises, Triturando registrou sempre péssimos índices de audiência. Derrubou as tardes da emissora, deixando o SBT distante da almejada vice-liderança, encostando na Band e na TV Cultura no quarto lugar.

O que não era nenhuma surpresa. Apenas na cabeça de Silvio Santos um programa tão ruim, mal feito e com roteiro (ou falta) de tamanho mau gosto e sem apelo faria algum sucesso nas tardes do canal. Por isso, não causou surpresa alguma o anúncio de que Triturando voltará a ser Fofocalizando a partir da próxima segunda-feira, 22. Lívia Andrade volta ao posto de apresentadora, enquanto Chris Flores reassume o posto de comentarista. Gabriel Cartolano, Flor e Ana Paula Renault seguem no elenco.

E, segundo o Notícias da TV, Chris Flores poderá, ainda, ganhar um programa diário só seu, já que a direção do SBT ficou muito satisfeita com o desempenho comercial da apresentadora. Nenhuma surpresa. Sair de uma roubada como o Triturando sem nem ao menos uma chamuscada é um sinal claro da credibilidade e do profissionalismo da apresentadora. E isso, naturalmente, se reverte em desempenho comercial. Simples assim. Então, na torcida pra que este projeto exista mesmo, e que esteja à altura da jornalista, que merece muito mais do que Triturando/Fofocalizando.

No mais, vamos ver quanto tempo dura esta nova fase do Fofocalizando. Façam suas apostas!

Atualização (25/06): Como perceberam, mudou tudo de novo após a publicação deste texto, e o Triturando segue no ar. Oremos.

André Santana

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Parece que a Flor não voltará no retorno do Fofocalizando... Afastada. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Acho Flor uma figura muito morna na TV. Não vejo talento nela, nem grandes opiniões... está no ar porque Silvio Santos gosta dela. Estranho. Abraço!

      Excluir
  2. Pior que tem umas vergonhas alheias com as quais a gente. Aqui foi só constrangimento mesmo. Quanto à Chris Flores, realmente, sair ilesa dessa experiência não é pra qualquer um... Loucuras do tio Sílvio!
    Lucas - www.cascudeando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris é uma diva, uma lady, uma deusa, uma louca, uma feiticeira... ahaha! Abraço, Luquita!

      Excluir
  3. 3 pontos é muito para esse horrível programa
    Programas com mais qualidade, apresentadoras competentes dao bem menos
    Veja 2 casos
    MULHERES tv gazeta 0.8
    Santa receita tv Aparecida 0.5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Estes três pontos deve ser da audiência-base do SBT, que liga a TV e vai lavar a louça.

      Excluir
  4. Todos os programas que o Silvio idealiza são ruins ..Ele eo e bom apresentador mesmo. ..deve deixar alguém que entende sw programação guiar seu canal

    ResponderExcluir
  5. De dar dó ver alguém do gabarito da Chris Flores passar por um vexame desses. Pelo menos, parece que a torturante experiência serviu pra alguma coisa. Tomara que esse projeto seja levado adiante. Como já disse em outro post, torço para que a Chris comande algo nos moldes do extinto Programa Livre, ela se encaixaria muito bem num programa com musicais e entrevistas. Chris tem carisma de sobra, quero vê-la brilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mister Ed, Chris é uma profissional brilhante! Já passou da hora de ter um programa solo, e de qualidade.

      Excluir
  6. E em mais um delírio do patrão o Triturando será mantido. Iria voltar hoje o Fofocalizando, mas a decisão do patrão manteve o Triturando. É Silvio Brincando de Televisão mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Kleber, tá difícil manter o blog atualizado com as decisões flutuantes do Silvio, rsrs

      Excluir
  7. Parece que ainda não acabou, rs...Eu acho que o SBT tem de investir mais em programas de entretenimento descompromissado, até escrevi isso em outro comentário. Mas até para esse tipo de programa tem de ter conteúdo. Basta dar uma olhada no YouTube que é possível encontrar inúmeros canais com algo bem melhor que isso.

    Que o Silvio Santos queira um programa para dialogar com o seu público, eu até entendo, mas ele tem de pensar em algo mais arejado e com mais conteúdo de fato. É um milagre que ele não tenha mexido ainda nas noites de sábado, sem dúvida o grande acerto do SBT nos últimos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, tivemos um momento como aquele momento: "o início de um sonho // deu tudo errado"... kkkk! Não entendo, insistir com o Triturando com estes números sofríveis são vários tiros no pé!

      Excluir

Publicidade