Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Fofocalizando", "Casos de Família", "A Rosa dos Milagres": tardes do SBT enfrentam nova crise

Amigas e Rivais:
- Chamem a Rosana Delaor!

Depois de um período de aparente calmaria, as tardes do SBT voltam a ficar no olho do furacão (e na mira de Silvio Santos). Os programas vespertinos da emissora, como o Fofocalizando e o Casos de Família, estão com sérias dificuldades em fazer frente à reprise de Bela, a Feia e o tradicional Cidade Alerta, dois programas da Record que registram ótimos resultados. Além disso, a faixa Novelas da Tarde voltará a apostar no horrendo A Rosa dos Milagres (que vai até mudar de nome). A faixa vespertina anda carecendo de maiores atenções por parte do canal.

Fofocalizando vinha ensaiando uma boa recuperação, mas Bela, a Feia chegou para tirar o programa de fofocas do eixo. Mas não foi só a concorrência que afetou o programa. O excesso de apresentadores fez com que Fofocalizando não conseguisse evitar as famosas alfinetadas entre seus integrantes. A amizade entre Lívia Andrade e Leo Dias se desfez, e o programa voltou a ser uma espécie de reality show entre seus integrantes. De repente, e novamente, Fofocalizando voltou a ser notícia pelos seus bastidores conturbados, e não pelo conteúdo em si. Neste contexto, o programa enfrentou troca e destroca de direção, e até resgatou Mara Maravilha. Segundo boatos, Silvio Santos deu um ultimato para a atração crescer na audiência.

Já vimos este filme antes. Fofocalizando, desde sua estreia, já frequentava os sites de fofocas que repercutiam o constante mal-estar que imperava em seu sofá. Voltar a fazer da atração um reality show é o maior erro que sua direção poderia seguir. O programa funcionava melhor quando apostava no formato mais simples: Leo Dias trazia as notícias, e os demais apresentadores comentavam. E só. O espectador não está interessado nas brigas pessoais entre seu elenco, e insistir nisso é levar o Fofocalizando à ruína.

Casos de Família, de Christina Rocha, também não está em sua melhor fase. Não é de hoje que os temas se repetem, que há um excesso de bizarrice nos casos e, de quebra, as denúncias de casos inventados seguem a todo vapor. Christina já está há dez anos no programa, e é natural que haja um desgaste. Casos de Família simplesmente não tem mais para onde ir. Por isso, a tendência é que a audiência siga em queda. A emissora poderia pensar num novo formato, e até aproveitar Christina Rocha numa nova atração. A apresentadora tem seu valor e poderia permanecer na faixa, mas de outra maneira.

Por fim, as Novelas da Tarde, que já foram a menina dos olhos da emissora, vivem uma fase inconstante. A atual dobradinha, A que Não Podia Amar e A Dona, vem apresentando bons resultados. Porém, a reprise de A Dona está chegando ao fim, e o SBT já anuncia a volta de A Rosa dos Milagres para ocupar o horário. Ou melhor, Milagres de Nossa Senhora (sim, mudaram o nome... coisas de Silvio Santos). Mais uma vez, a emissora vai insistir nesta série que tem baixíssimas condições de apresentar um resultado minimamente satisfatório.

A segunda faixa das Novelas da Tarde já sofreu um baque no ano passado, quando o canal optou por reprisar Carrossel. A decisão “quebrou” uma linha de novelas mexicanas adultas do horário, o que fez com que a audiência da faixa caísse. Ao fim de Carrossel, a emissora resolveu apostar em A Rosa dos Milagres, uma série que conta uma história por dia sobre pessoas que passam por problemas e são auxiliadas pela Virgem de Guadalupe. Trata-se de uma produção um tanto tosca, com histórias fracas e elenco de gosto duvidosíssimo. É um sucesso no México, onde está no ar há dez anos, mas não conversa com a nossa realidade.

Tanto que, quando estreou no Brasil, em março desde ano, A Rosa dos Milagres derrubou ainda mais os índices de audiência da faixa das 18h30. Mesmo assim, o SBT insistiu na série, programando reprises na faixa das 14h15. A reprise durou um dia só, e a exibição na faixa das 18h30 também rendeu apenas poucas semanas. Logo o canal sacou a reprise de A Dona para o horário, e a audiência cresceu. A mensagem é clara: o público deste horário quer uma novela mexicana adulta tradicional. Não quer reprise de novela infantil, e nem série mexicana esquisitona. Porém, o SBT vai insistir no erro e trazer A Rosa dos Milagres de volta. Não adianta mudar o nome para Milagres de Nossa Senhora. Se não deu certo no início do ano, por que acreditam que agora vai dar?

Em suma, o SBT precisa rever sua programação da tarde. Fofocalizando não pode mais viver de picuinhas entre seus integrantes. Casos de Família não tem mais condições de continuar. E as Novelas da Tarde precisam de mais atenção e estratégia na seleção de suas próximas atrações, respeitando sobretudo os fãs das novelas mexicanas. Se nada for feito, a tendência é que a Record siga avançando.

André Santana

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu assistia à série A Rosa dos Milagres. Ñ é ruim, mas não conquistou boa audiência. Parece que a Televisa mudou o estilo de suas telenovelas. Pode ser que seja por isso o motivo do SBT enfrentar escassez de opções. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim mudou o estilo?as atuais tem temas espinhosos pro Brasil. .o que houve?

      Excluir
    2. Oi Fabio! Nossa, eu achei muito ruim A Rosa! O texto é tosco demais! No primeiro episódio, o "milagre" da rosa foi incendiar a casa da mulher para unir a família dela de novo? Achei tão esquisito... rs! A Televisa hoje tem novelas mais "maduras", mas creio que o estilo clássico ainda permanece. Tanto que, vira e mexe, surgem outros sucessos nas tardes do SBT, como Coração Indomável e A que Não Podia Amar. O SBT é que parece não estar muito a fim de escolher bem os títulos. Abraço!

      Excluir
  2. Eae André. Esses dias eu coloquei no Fofocalizando e os apresentadores estavam falando sobre Chaves (!). Hahaha, bizarro!

    ResponderExcluir
  3. Tenho a seguinte em relação aos atuais programas de fofocas vespertinos


    Hora da venenosa (sp) realmente a química entre os integrantes ,porém é nítido que eles adoram colocar mais lenha e sinismo quando existe alguma fofoca com algum artista da rede Globo


    Melhor da tarde :o jornalista que traz as informações ao programa não traz nada de novo , é proprietário de um site que geralmente vive de polêmica


    Fofocalizando : o programa da TV que tem mais apresentadores do que fofoca,vive de brigas no ar e nos bastidores e muita gritaria



    Na minha opinião o melhor programa de bastidores de famosos seria o a tarde a sua
    Sônia Abrão tem experiência de sobra , é educada ,fala de todas emissoras ,não há gritaria em seu programa ,apenas muitos merchandising kkkkk em seu quadro primeira página faz uma análise profunda de determinado assunto ,as vezes Sônia exagera em seus queridos Silvio Santos ,Mara , Simony,Rafael ilha na questão de puxar o saco kk
    E depois que o programa parou em apostar em notícias policiais ficou mais mais leve e pra mim desses que eu citei é o melhor programa do gênero
    Você concorda ? Discorda,de sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, não sou fã de nenhum dos programas. Talvez eu concorde com você que o da Sonia é o melhor, mas seria por falta de opção mesmo. Tenho profundo respeito pela história de Sonia Abrão dentro do jornalismo de entretenimento. Mas vejo que, hoje, ela se dedica demais a defender seus amigos e atacar seus inimigos. Além disso, é claro ali que os convidados não podem discordar dela. Mas ela tem um profundo conhecimento de TV e isso faz diferença, sem dúvidas.

      Excluir

Publicidade