Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo cancela supersérie de 2019 e confirma "Cordel Encantado"

"Se Eu Fechar os Olhos Agora"
Na semana passada, o assunto na Globo era a mudança de comando no entretenimento, com a chegada de Mariano Boni e a “promoção” de Ricardo Waddington. Agora, nesta semana, os olhares se voltam à dramaturgia. Mas não, não estamos falando de mudanças de comando: Silvio de Abreu segue firme e forte chefiando a pasta, e com a companhia de Gloria Perez no campo das séries. O que muda é que não haverá uma supersérie no ano de 2019 na grade do canal, algo que não acontecia desde 2011, quando O Astro iniciou a faixa, chamada a princípio de "novela das onze".

Segundo o site Notícias da TV, a decisão se deu depois de que vários projetos cotados para ocupar o horário não foram adiante. Inicialmente, a supersérie do ano que vem seria Sem Limites, escrita por Euclydes Marinho e baseada em vários textos de Nelson Rodrigues. Mas os primeiros capítulos da produção não agradaram e o projeto foi cancelado. Depois, a ideia era produzir O Selvagem da Ópera, um texto de Maria Adelaide Amaral que conta a história do maestro Carlos Gomes. No entanto, o projeto foi adiado para 2020, pois sua produção é complexa demais e não haveria tempo hábil para colocá-lo no ar em abril. Por fim, outro projeto de Euclydes Marinho foi considerado e, depois, engavetado: Irmãos de Sangue, baseado na obra de William Shakespeare. Não foi adiante porque a obra teria que passar por um hiato para ajustes de grade, o que a prejudicaria.

Ao mesmo tempo, a emissora já tinha no gatilho a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, escrita por Ricardo Linhares e inspirada no livro de Edney Silvestre. A princípio, a obra de dez capítulos seria a minissérie global que abriria o ano de 2019, como acontece sempre. No entanto, Se Eu Fechar os Olhos Agora perdeu espaço para as microsséries baseadas em filmes da Globo, que serão três neste ano: Chacrinha: O Velho Guerreiro, Elis e Dez Segundos Para Vencer. Deste modo, a produção teria que entrar depois e dividir espaço com o BBB, coisa que o canal tem evitado nos últimos anos. 

Sendo assim, Se Eu Fechar os Olhos Agora acabou adiada para abril, tapando o buraco da supersérie. E, como tem apenas 10 capítulos, será logo substituído por outra produção: Assédio. O drama da GloboPlay, portanto, fará sua estreia na TV aberta em 2019. No entanto, sabe-se que as superséries andavam ocupando grande parte da linha de shows da Globo. Onde Nascem os Fortes, última produção do horário, ficou no ar entre abril e julho de 2018. Ou seja, mesmo depois da exibição de Assédio, ainda haverá uma lacuna a ser preenchida. Isso sinaliza que o canal pode estar preparando mais novidades para sua linha de shows do ano que vem. Há quem diga que novos formatos vão estrear. Vamos ver o que acontece.

Falando em dramaturgia global, a novela Cordel Encantado foi confirmada como a próxima produção do Vale a Pena Ver de Novo. A trama escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes marcou a estreia de Domingos Montagner em novelas e fez sucesso no horário das seis de 2010 ao trazer uma história que mescla contos de fada e cangaço. É realmente uma bela novela, mas enfrentou uma pesada barriga entre seu meio e final. No entanto, parece ser bem adequada ao público que vê a Globo neste horário. Pode funcionar.

André Santana

Postar um comentário

6 Comentários

  1. "Se eu fechar os olhos agora" parece interessante e seria bom ser exibida no começo do ano, mas o tal BBB atrapalha tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Vai ser estranho um ano começar sem uma minissérie. rs

      Excluir
  2. Tenho ranço só de pensar em quantos shows ligados à dramaturgia a Globo tem no ar. E pior, com aquela velha repetição de elenco. Faltam programas e formatos de qualidade. A concorrência tá cheia, só não tem o alcance da Globo né? Infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que diminuiu bem o espaço da dramaturgia. Antes só tinha séries na linha de shows, hoje há outras coisas. O problema é que a Globo ainda tem dificuldades com outros formatos. Veja Melhores Anos das Nossas Vidas, que não emplacou.

      Excluir
  3. E o projeto da Lícia Manzo, Jogo da Memória", foi cancelado de vez? Nunca mais ouvi nada a respeito, o que é uma pena, pois parecia bastante promissor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente foi sim, Railan, infelizmente. Atualmente, Lícia trabalha na sinopse de uma novela para o horário das nove. Vamos ver.

      Excluir

Publicidade