![]() |
"Responde ou passa?" |
Com o fim do Mundo Disney, o SBT chegou a considerar devolver as duas horas do Domingo Legal perdidas em razão da venda de horário para a Disney. Felizmente, tal ideia não se concretizou, e a emissora manteve a exibição de desenhos na faixa. Atualmente, o canal exibe Sessão Desenho aos domingos, um bloco de animações que conta com Kung Fu Panda, Ben 10 e outras atrações. A audiência se manteve praticamente intocada.
Dobrar o tempo de exibição do Domingo Legal a esta altura seria bem ruim para o programa de Celso Portiolli. Nestes três anos em que foi obrigado a perder espaço para o Mundo Disney, o Domingo Legal conseguiu se moldar à nova realidade e azeitar sua fórmula. Atualmente, ele tem mais de duas horas de duração, já que se despede ultrapassando o horário das 15 horas, e conta com um tempo adequado para exibir seus quadros.
Com menos tempo, Domingo Legal conseguiu criar uma interessante gama de quadros que se revezam de tempos em tempos. Agora, o programa tem sido dividido entre o Passa ou Repassa e o Ganhar É Bom, Levar É Melhor. Outros quadros se revezam e entram de vez em quando, como o Construindo um Sonho e De Quem É Esta Mansão. São todos quadros mais bem-acabados do que os exibidos nos tempos das longas quatro horas de duração. Nesta época, a coisa era tão estranha, que praticamente todos os quadros tinham cara de coisa improvisada. Hoje, não. Tudo parece mais bem pensado e funciona melhor.
Ganhar mais duas horas obrigaria o Domingo Legal a voltar a “encher linguiça”. Aí, dá-lhe homenagens a Michael Jackson, horas de Afunda ou Boia ou outras coisas de gosto duvidoso que o programa de Celso Portiolli já exibiu. Num momento em que a atração até cresceu na audiência, seria um retrocesso. Até porque programas de quatro horas de duração são bem chatos. Quem aguenta ver Eliana e Programa Silvio Santos do começo ao fim?
Segundo o colunista Ricardo Feltrin, Silvio Santos teria “segurado” a ideia de aumentar o Domingo Legal como uma estratégia para lançar novas atrações no horário. Na fila, estariam o programa de Maisa Silva, inicialmente pensado para as plataformas digitais do SBT, o Maisa Digital. Outra atração poderia ser o prometido retorno do Topa ou Não Topa, com Patrícia Abravanel. E quer saber? Se for isso mesmo, Silvio Santos mandou muito bem. Muito melhor abrir espaço para programas de duração menor, mas de bom conteúdo. Uma dobradinha entre Maisa e Patrícia no início das tardes de domingo seria uma bela tacada.
André Santana
Concordo plenamente. Eu por exemplo nunca achei ruim da Disney ter tirado duas horas do Domingo Legal. Quando tinha quatro horas o programa era cansativo. Agora dá para assistir traquilo. O tempo dos quadros ficou bom. Achei legal manterem os desenhos. Seja porque, creio, ainda negociam por debaixo dos panos com a Disney, seja para colocar outros programas ou até mesmo se for para permanecer os desenhos como é hoje.
ResponderExcluirNão sei se a Disney retorna ao SBT. Mas se não retornar, esse espaço deve ser ocupado por novas produções. É importante variar a grade, sempre achei um desperdício o SBT ter apenas três programas gigantes aos domingos. No passado, haviam mais programas, de menor duração.
ExcluirAinda vejo o Portiolli como um reserva, acho que ele passa ainda essa imagem, por mais que seja um apresentador bom em programas de jogos. Já poderiam ter tirado o nome de Domingo Legal a meu ver, fica sempre uma impressão dele estar no lugar do Gugu...Mas concordo que a ideia de fazer um programa mais leve e com outras opções fazendo ele ser mais ágil é uma boa.
ResponderExcluirSobre a Patricia, não creio que ela seja uma grande apresentadora, mas só de ter a ideia de colocarem um programa mais leve, fugindo do chororô do domingo, já é algo a se registrar de forma positiva.
Concordo com você, Alexandre! O SBT devia ter se livrado do título Domingo Legal, até porque o atual Domingo Legal não tem nada a ver com o antigo. O título ficou muito ligado ao Gugu. Já faz quase dez anos que Celso está no programa e não conseguiu apagar esta impressão. No caso da Patricia, concordo com você também que ela não é uma grande apresentadora. Mas gosto do Topa ou Não Topa e torço pelo seu retorno. E o programa cairia muito bem na hora do almoço aos domingos. Seria bem legal!
Excluir