Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Há 31 anos, Sérgio Mallandro estreava como apresentador infantil

"Glu glu! Ié ié!"

Atualmente visto como jurado do Prêmio Multishow de Humor, Sérgio Mallandro é um ícone dos anos 1980 na televisão brasileira. Descoberto por Silvio Santos numa participação no Cidade Contra Cidade, o rapaz, digamos, “cheio de energia”, foi convidado para integrar o elenco do canal, onde participou de O Povo na TV, TV Powww e do Show de Calouros. Sua performance de menino travesso levou Silvio Santos a apostar em Mallandro como apresentador infantil e, assim, Sérgio foi o único homem a ingressar numa seara dominada por mulheres, como Xuxa, Angélica e Mara Maravilha.

Seu primeiro programa infantil, Oradukapeta, estreou no dia 22 de junho de 1987. A atração abria a programação infantil do SBT, indo ao ar às 8h, antes do Bozo, e seguia o formato clássico dos programas de auditório para crianças da época. Cercado pelos pequenos, Sérgio Mallandro comandava atrações especiais, musicais e promovia brincadeiras com a plateia. Ele também cantava suas próprias canções, como “Vem Fazer Gluglu” e “O Escândalo” (que era o tema de abertura, onde repetia o verso “Conheci um capeta em forma de guri” e de onde Silvio Santos se “inspirou” para batizar a atração).

Entre os jogos, alguns se tornaram uma marca do apresentador, como o jogo do Goleiro Mallandrovsky e a clássica Porta dos Desesperados. No primeiro, Mallandro se posicionava como um goleiro meio atrapalhado, e os participantes deviam chutar a bola e tentar fazer um gol.

Já na Porta dos Desesperados, os participantes tinham que escolher uma entre várias portas que ficavam dispostas no cenário da atração. Numa delas, havia muitos prêmios, como bicicletas, videogames e brinquedos em geral. No entanto, em tantas outras se escondiam brindes estranhos e até “monstros”, que corriam atrás do participante que escolhesse a porta errada. A brincadeira fazia muito sucesso no programa, e todas as crianças pediam para participar. Tornaram-se clássicas as ordens que Serginho dava às crianças antes de escolher a porta. Ele perguntava se a criança estava desesperada, e pedia coisas como “grita!”, “mergulha na lagoa!”, e “olha o monstro!”, enquanto as crianças se jogavam no chão e gritavam.

Além das brincadeiras no palco, Oradukapeta também exibia muitos desenhos animados, como Dennis, o Pimentinha, A Formiga Atômica, Hong Kong Fu, Super Mouse, Pinóquio, Samurai Pizza Cats, Pole Position, A Turma do Pica Pau, Kissyfur, Os Fantasmas, O Pequeno Príncipe e A Nossa Turma.

O sucesso do Oradukapeta levou Sérgio Mallandro a assinar com a Globo no início dos anos 1990. Na nova casa, participou da Escolinha do Professor Raimundo, apresentou o programa Show do Mallandro, nas tardes de sábado, e substituiu Xuxa Meneghel no Xou da Xuxa em duas oportunidades, em razão de férias da apresentadora. A amizade antiga entre Xuxa e Mallandro, aliás, os levou a várias parcerias nesta época, como no programa Paradão da Xuxa e no filme Lua de Cristal. Antes de deixar a Globo, o apresentador comandou uma versão diária do Show do Mallandro, que era exibida pelas manhãs, antes do Xou da Xuxa. Ao sair da Globo, teve uma passagem rápida pela CNT e, mais tarde, retornou ao SBT comandando o Programa Sérgio Mallandro que, assim como o Show do Mallandro, seguia basicamente o mesmo formato lançado em Oradukapeta.

Depois desta fase, Sérgio Mallandro ainda se manteve na TV em programas já não tão infantis, passando por emissoras como Manchete e CNT/Gazeta, onde comandou o “lendário” Festa do Mallandro. Ali, consagrou suas “famosas” “pegadinhas do Mallandro”. Depois, ressurgiu no canal Multishow, onde esteve em Vida de Mallandro, Papo de Mallandro, Pegadinha do Mallandro e Prêmio Multishow de Humor.

André Santana

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Que pena que ele mudou de rota e foi pra uma seara apelativa sensacionalista. Hoje dificilmente apareceria ou seria um substituto de um infantil da Xuxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também lamentei quando ele partiu pra um segmento a la João Kléber. Pelo menos agora segue uma linha mais "cult anos 80" em suas participações no Multishow.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Sergio Mallandro até alcançou a liderança no IBOPE pela CNT/Gazeta... Momento histórico da emissora. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Fabio! Festa do Mallandro fez barulho em sua época. Abraços!

      Excluir
  3. André, adoro essas matérias de memória! <3
    Também sinto falta do Mallandro menos sensacionalista!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Publicidade