![]() |
Irene Ravache no Teleteatro (reprodução) |
O SBT viveu uma “fase de ouro” da teledramaturgia entre 1994 e 1997, quando reuniu um elenco de primeiro time e realizou novelas muito elogiadas por público e crítica. Obras como Éramos Seis (1994) e As Pupilas do Senhor Reitor (1994) são expoentes desta época. No entanto, no final de 1997, Silvio Santos achou que novela era um brinquedo caro demais e fez modificações no setor.
Além de investir em novelas mais baratas, o SBT também achou que devia colocar seu banco de atores para trabalhar. Por isso, passou a produzir o Teleteatro, série que contava uma história diferente a cada episódio. Os capítulos, na verdade, eram adaptações para a TV de textos da autora cubana Marisa Garrido.
Teleteatro reuniu a “nata” das novelas do SBT no período, como Ana Paula Arósio, Denise Fraga, Irene Ravache, Jandira Martini, Joana Fomm, Lucélia Santos, Osmar Prado, Othon Bastos e tantos outros. Porém, nem todos ficaram satisfeitos com o novo trabalho.
Continua depois da publicidade
Atores insatisfeitos
Os atores envolvidos em Teleteatro passaram a reclamar da baixa qualidade dos textos. “A ideia de fazer teleteatro é muito boa, mas gostaria de trabalhar com outro tipo de texto”, disse Lucélia Santos à revista Contigo!, em 9 de dezembro de 1997. “Eu louvo a iniciativa da emissora e do próprio Silvio de dar continuidade ao trabalho dos atores”, minimizou Osmar Prado à mesma publicação.
Já Irene Ravache foi mais taxativa. “Reservo-me o direito de não falar a esse respeito”, declarou, também à Contigo!. Já Jussara Freire lembrou que participar do Teleteatro foi um dos momentos mais constrangedores de sua carreira.
“Em 31 anos de carreira, nunca passei uma vergonha tão grande, em todos os sentidos. O SBT tinha um elenco bárbaro na época: Joana Fomm, Irene Ravache… Mas fomos obrigados a encenar textos absurdos, mal traduzidos e sem nenhum nexo”, lembrou ao jornal O Estado de S.Paulo em 2005. “Recusei-me a fazer aquilo e um dia acordei com um oficial de Justiça na minha porta, intimando-me a ir trabalhar”, completou.
Continua depois da publicidade
Gravações e estreia
Teleteatro começou a ser gravado no final de 1997. A atração foi produzida sem qualquer perspectiva de estreia. Enquanto notícias sobre a insatisfação dos atores pipocavam na imprensa, o SBT não se pronunciou quanto à data de estreia ou dia de exibição. Ou seja, foi um daqueles programas que o SBT gravou e praticamente engavetou.
O programa estreou apenas no final de 1998, e como tapa-buracos. Na época, o SBT havia contratado Ratinho e lançado o Programa do Ratinho, o que deu fim ao programa Márcia, de Márcia Goldschmidt - já que os dois programas tinham formatos semelhantes, tipo “telebarraco”. Assim, Teleteatro estreou sem qualquer campanha de lançamento, escalado às pressas para tapar o buraco do programa de Márcia nas noites de terça-feira.
Apesar da demora e do pouco cuidado que o SBT teve com a atração, Teleteatro não chegou a decepcionar na audiência e ficou no ar entre setembro de 1998 e janeiro de 1999. Em 2005, o SBT resgatou o programa, reprisando episódios nas noites de sábado. Ao todo, foram gravados 21 episódios.
André Santana
18/07/2025
1 Comentários
Olá, tudo bem? Eu lembro do Teleteatro. Não achava tão ruim assim, como os atores falavam... Abs, Fabio http://blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir