Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Fraco desempenho de Vale Tudo expõe fragilidade da atual direção de teledramaturgia da Globo

Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo
Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo (divulgação)

Com desempenho abaixo do esperado desde a estreia, Vale Tudo não dá sinais de recuperação. Pelo contrário: na semana passada, a trama das nove perdeu em audiência na comparação com Garota do Momento e Dona de Mim, o que acendeu o alerta vermelho na Globo.

Na web, são muitas as críticas quanto ao texto de Manuela Dias. Os fãs da versão original torcem o nariz pelo remake muito tempo antes de sua estreia. Ou seja, muito da implicância tem a ver com pouco caso, e não necessariamente reflete a opinião da maioria. Não que o texto seja impecável, mas a atual versão de Vale Tudo é uma novela muito mais interessante do que os últimos cartazes da faixa, sem dúvidas.

Provavelmente, são várias as razões que explicam o desempenho abaixo do esperado. Entre elas, o excesso de remakes que assolou a programação da Globo nos últimos anos. Foram quatro remakes em quatro anos, o que passa a sensação de “mais do mesmo”. A emissora abusou da fórmula e agora paga o preço.

Continua depois da publicidade


Direção de teledramaturgia

Assim, a impressão que fica é a de que a atual direção de teledramaturgia da Globo anda meio perdida. Quando não aposta em remakes, ela aprova textos duvidosos, como Mania de Você. Verdade seja dita: João Emanuel Carneiro não é o único culpado pelo desastre da trama anterior. Faltou uma direção de teledramaturgia mais atenta às falhas.

Atual diretor de teledramaturgia da Globo, José Luiz Villamarim já deixou claro seu apreço por remakes, em entrevista ao site ‘F5’ em 2024. “Sou fã de remake. Já fiz Anjo Mau, Cabocla (2004) e O Rebu (2014). A gente tem uma dramaturgia de 60 anos, e que está aí pra gente usar. Mal comparando com Shakespeare e companhia, são textos clássicos. O Benedito [Ruy Barbosa] é um clássico. Sempre que há a possibilidade de refazer algo dele é bom. Por que não revisitar textos a partir da pauta contemporânea? Evidentemente, fazendo os contrapontos, modernizando, incluindo a rede social, a internet, por exemplo, por que o mundo mudou. A gente tem vontade de fazer outros remakes, sim. Mas a gente não tem uma fórmula de sucesso. Algumas vezes algo vai melhor, outras não”, disse ele, em junho do ano passado.

Ou seja, a direção da Globo precisa avaliar não apenas o desempenho de Vale Tudo, mas também analisar melhor todos os erros cometidos nos últimos anos. É preciso tirar uma lição disso tudo para que a coisa não degringole de vez.

André Santana

19/05/2025

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Não acompanho novelas mas para mim é bem claro que a virada do público em termos religiosos é um fator importante para a queda de audiência. O Brasil se tornou um país ainda mais conservador nos últimos anos, então o perfil de quem assiste teve alteração, ainda mais com esse ódio generalizado à Globo, principalmente nas redes sociais (ainda que esse ódio tenha uma parte de "odeio, mas não deixo de assistir, só para falar mal").

    Não considerar isso como um fator importante para qualquer queda de audiência da emissora é como não considerar a venda cada vez mais precoce de jogadores para fora do Brasil como um fator determinante para a queda de qualidade do nosso futebol.

    Além disso o aumento de opções de streaming, YouTube, TV por assinatura faz com que tudo se pulverize muito rápido. E especificamente no caso de Vale Tudo é como você disse: a rejeição com a novela já começou antes dela estrear e continua até hoje com uma torcida incrível para que ela dê errado.

    Aí eu colocaria essa questão: Será que vale a pena fazer remake de "clássicos"? Vale a pena desgastar algo que, ainda mais com a nostalgia que permeia a internet, se tornou quase perfeito na cabeça das pessoas (ainda que essa perfeição seja, como disse acima, muito fruto da nostalgia)? Nesse ponto concordo com a crítica à direção da Globo que me parece muito preocupada em agradar as bolhas das redes sociais e tem se perdido em alguns momentos. Mas daí a dizer que tudo é ruim e que a novela não presta e é um fracasso, vai uma certa distância (não estou dizendo que é o seu caso, falo em geral). Até porque, mal ou bem, a novela está sendo muito comentada e, mesmo o pessoal "descolado" de rede social, só fala de Vale Tudo, portanto, o conceito de fracasso é um pouco relativo nesse caso a meu ver.

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});