"Aumenta o sofá do Fofocalizando
que eu tô chegando!"

Deu no Notícias da TV hoje, 30: o SBT estuda acabar com o programa Casos de Família. Segundo matéria assinada por Gabriel Perline, a emissora encomendou um estudo para tentar descobrir porque o telebarraco não reage mais na audiência. E acabou descobrindo o óbvio: a atração está desgastada. Ainda segundo o Notícias da TV, uma das ideias do canal é realocar a apresentadora Christina Rocha para o Fofocalizando (!).

Realmente, o Casos de Família, há tempos, já não rende tantos resultados. E seu desgaste é mais do que natural, afinal, chega uma hora em que não há mais o que se discutir. Além disso, é raro quando um tema verdadeiramente relevante é discutido ali. Nos últimos anos, o programa vem apostando em discussões quase num tom humorístico e escrachado, normalmente expondo convidados a situações ridículas.

E, vale lembrar, Christina Rocha assumiu o comando do Casos de Família em 2009. Ou seja, lá se vão dez anos desde que o programa adotou este formato mais popularesco, depois de quatro anos de conversas ponderadas capitaneadas por Regina Volpato, primeira apresentadora da atração. Neste meio tempo, o programa mudou de horário várias vezes, se tornou semanal e noturno por um curto período, e até foi cancelado, retornando pouco tempo depois. Em suma, é um sobrevivente. Mas, obviamente, já deu o que tinha que dar.

Mas a informação que mais chamou a atenção na matéria do Notícias da TV é a possibilidade de Christina Rocha passar a integrar o Fofocalizando. Segundo o site, se o Casos de Família realmente chegar ao fim, o Fofocalizando pode ser esticado, e Christina Rocha passaria a fazer parte do sofá. Com isso, Fofocalizando passaria a ter nada menos que sete apresentadores, já que o vespertino já conta com Leão Lobo, Mamma Bruschetta, Décio Piccinini, Lívia Andrade, Léo Dias e Mara Maravilha. Com Christina se juntando ao time, o sofá do vespertino vai parecer o júri do antigo Show de Calouros, já reparou? Ok, Christina não foi jurada de Silvio Santos, mas fez parte da mesma patota que inaugurou o SBT.

É legal o SBT pensar em reaproveitar Christina, caso o Casos de Família realmente chegue ao fim. Mas o que o Fofocalizando não está precisando neste momento é de mais um apresentador. O vespertino já sofre com aquele monte de gente querendo falar ao mesmo tempo. Com a volta de Mara, então, a coisa ficou ainda mais tensa. Se a ideia é “vitaminar” o Fofocalizando, a emissora poderia considerar mudar o formato e colocar cada apresentador numa função específica. Pois se insistir no formato de “debate”, a tendência é que ele fique ainda mais confuso. Coisa mais esquisita.

Em tempo: o Notícias da TV entrou em contato com a assessoria do SBT, que negou o fim do Casos de Família. Tempo ao tempo.

André Santana