Apresentadora com experiência
procura programa

Como este blog já apontou em algumas oportunidades, todo este silêncio em torno do novo programa de Angélica pode não significar coisa boa. Quando anunciou o fim do Estrelas, no final do ano passado, a emissora avisou que a loira já trabalhava na formatação de uma nova atração, sob o guarda-chuva de Ricardo Waddington. Porém, nunca se falou sobre o tal projeto, mesmo com o Estrelas já fora do ar. Também falou-se que a apresentadora estava cotada para um projeto diário vespertino, algo que ainda parece bem longe do concreto.

Neste contexto, o colunista do UOL Ricardo Feltrin jogou ainda mais desesperança no ar. Em nota publicada ontem, 04, o jornalista afirmou que Angélica entregou projeto de novo programa à equipe do núcleo de Waddington, mas que o conteúdo do projeto foi considerado semelhante a outros programas da Globo e, por isso, seriam pequenas as chances de ele ser aprovado. Além disso, falta espaço na grade: o horário anterior de Angélica, a tarde de sábado, já tem projetos enfileirados. De quebra, o contrato da apresentadora com a emissora está próximo do fim, e até o momento ela não teria sido chamada para tratar da renovação.

Sendo assim, e considerando a atual política de cortes adotada pela Globo, não seria de se estranhar se o contrato de Angélica não fosse renovado. Atualmente, a emissora só segura artistas com projetos engatilhados, e esse, pelo jeito, não é o caso da apresentadora. Pode até ser que a emissora resolva segurá-la por um curto espaço de tempo para estudar novas possibilidades, renovando por um curto período, como fez com Xuxa e Jô Soares após o fim de seus respectivos programas. Porém, em nenhum destes dois casos surgiram projetos, e Xuxa e Jô, como se sabe, não estão mais no canal. E mais: arrisco dizer que, atualmente, a Globo está ainda mais criteriosa quando se trata de renovação e, portanto, acho pouco provável uma renovação se não houver, ao menos, uma fagulha de ideia lançada.

Ou seja, caso o programa de Angélica realmente não seja aprovado, ela só deve ficar na emissora se for encaixada num projeto da própria emissora, que não seja, necessariamente, desenhado para ela. É aí que entraria o tal programa vespertino que o núcleo de Boninho quer emplacar na grade diária do canal. Sabe-se que, por enquanto, é apenas uma ideia, e não tem nem apresentador definido. Poderia ser Angélica. Mas poderia ser também vários outros nomes do canal, em busca de uma colocação. Está aí o time do É de Casa que não me deixa mentir. Em último caso, a apresentadora poderia ser considerada para comandar um possível novo formato enlatado que, vira e mexe, surge na programação. Mas, também neste caso, a Globo dispõe de vários outros nomes na disputa. E, além de apresentadores “encostados”, o canal também dispõe de artistas que podem vir a acumular função, caso de Taís Araújo, alçada a apresentadora do próximo Popstar.

Outra coisa ainda há de ser considerada: a televisão, hoje, vive um momento diferente. Nenhum dos grandes canais parece disposto a investir em programas com a assinatura de seu apresentador. Na Globo mesmo, apenas medalhões como Ana Maria Braga, Fausto Silva, Serginho Groismann ou o próprio “Sr. Angélica”, Luciano Huck, seguem com seu espaço personalizado consolidado. É bem difícil imaginar que a emissora esteja disposta a fazer um “Programa da Angélica”. Por isso mesmo, fica ainda mais forte a impressão de que seu contrato só seria renovado se ela fosse encaixada num projeto, e não o contrário. Aliás, parece bem evidente que o Vídeo Show, que está prestes a passar por sua 329ª reformulação, precisa de alguém com a experiência da apresentadora. Mas preferem apostar em Sophia Abrahão, o que se pode fazer?

Vale lembrar que não seria a primeira vez que Angélica renovaria com o canal para assumir um programa que não necessariamente tenha sido pensado para ela. No final de 2001, com o fim do Bambuluá, especulou-se que a loira não continuaria na casa, já que não havia um novo projeto para ela. Ao mesmo tempo, a equipe do Vídeo Show formulava o quadro Vídeo Game, e nomes como Miguel Falabella, Susana Werner e Ivete Sangalo foram cotados para a apresentação. Mas a direção do programa acabou convidando Angélica, que aceitou e renovou seu acordo com a emissora, a princípio por apenas três meses. Foi o sucesso do Vídeo Game que fez com que Angélica se firmasse no canal, apresentando posteriormente o Fama e o Estrelas.

André Santana