Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Fracasso de Fernanda Gentil na Globo foi incompetência da própria emissora

CLIPPING TV - por André Santana

Fernanda Gentil no Se Joga
Fernanda Gentil no Se Joga (divulgação)

Após 15 anos, Fernanda Gentil deixou a Globo. Nesta semana, a apresentadora anunciou a antecipação do fim de seu vínculo, já que não havia mais perspectivas para ela no canal. Era algo esperado, já que, antes de dispensá-la, a Globo a liberou para seu canal no YouTube - a emissora não faria isso se tivesse planos para a estrela.

Fernanda Gentil fez muito sucesso no esporte da emissora. Mas teve uma trajetória fracassada no entretenimento. A emissora acertou ao ver na jornalista potencial para comandar programa de variedades. Goste-se ou não de Fernanda, o fato é que ela tem uma persona cênica muito particular. Tem personalidade, algo que falta em vários comunicadores do canal.

Porém, as qualidades da apresentadora foram desperdiçadas em programas que, claramente, não tinham como dar certo. Os fracassos de Se Joga e Zig Zag Arena eram iminentes, e alguém dentro da Globo  dormiu legal ao não perceber que se tratavam de dois programas fadados ao fiasco. Ambos eram mal elaborados, com graves erros de concepção. Não tinha como dar certo.

O desastre do Se Joga colou em Fernanda um ingrato rótulo de pé-frio. E a emissora não a ajudou ao escalá-la para o Zig Zag, programa que exalava fiasco até nas chamadas. O game show saiu do ar e não houve, por parte da emissora, qualquer preocupação em limpar a imagem de sua estrela. Ela poderia ter sido aproveitada num programa de grade, ou então num canal pago. Mas nada. Ao deixá-la na geladeira, o canal contribuiu para reforçar a imagem de que Fernanda Gentil não deu certo.

Estranho, se considerarmos que Fernanda tem excelente entrada no mercado publicitário, algo que a emissora costuma valorizar. Basta ver a quantidade de marcas que possuem a apresentadora como garota-propaganda. Mas enfim… agora fora da Globo, a profissional poderá fazer algo autoral no YouTube. Talvez ali ela encontre o espaço libertário que a Globo lhe ficou devendo.

Fora

O The Voice Kids terá novidades este ano. Fátima Bernardes será a nova apresentadora e aparecerá sozinha no comando da atração, sem a companhia de uma “repórter de bastidores”. Thalita Rebouças, que ocupava o espaço desde a segunda temporada da atração, não volta este ano e não terá substituta. Nada que vá alterar a ordem das coisas, já que as atribuições da repórter poderiam ser absorvidas pelo apresentador desde sempre…

Tesoura

Tragédia anunciada, a reprise de Vidas em Jogo começa a sofrer com as tesouradas da Record. A emissora, que vinha mantendo o folhetim praticamente na íntegra, passou a retalhar a trama de Cristianne Fridman na última semana. O canal condensou até seis capítulos da obra em apenas um. Com péssimos índices de audiência, o repeteco deve ser abreviado.

Falta estratégia

Está cada vez mais evidente a falta de uma estratégia de programação mais efetiva na Record. Reapresentar Vidas em Jogo no horário nobre foi uma péssima ideia e seu insucesso já era esperado. Não pela novela em si, que é boa, mas pelas condições da própria emissora, que parece ser incapaz de produzir algo novo para o horário. É triste.

Não foi legal

Nada a ver a repescagem promovida pelo BBB23. Tudo bem que este ano Boninho apertou aquele botão onde está escrito um palavrão (que não será reproduzido aqui, já que o site é de família), mas trazer de volta ex-participantes que estavam de fora do jogo há semanas é bastante injusto para quem sobreviveu no game até aqui. No entanto, a história do programa mostra que esta “vantagem” nunca é bem aproveitada por quem volta. MauMau, do BBB11, voltou após semanas fora do game, mas acabou eliminado novamente…

Fofoca cansada

Leo Dias no Fofocalizando
Leo Dias no Fofocalizando (divulgação)

O Fofocalizando realmente ganhou em conteúdo nesta semana, com a volta de Leo Dias e as chegadas de Isabela Benito e Kallyna Sabino. No entanto, na audiência, o vespertino do SBT ainda não reagiu. O que indica que o formato de programa de fofocas vespertino já deu o que tinha que dar. Com exceção do A Hora da Venenosa, da Record, todos os programas do segmento vivem má fase. Não era hora de as emissoras desapegarem e partirem para novos projetos?

SBT vive

Falando em SBT, a emissora vem planejando dar um up em sua programação aos sábados. De acordo com o NaTelinha, o canal de Silvio Santos percebeu a fragilidade da Globo e seu Caldeirão com Mion e decidiu contra-atacar. E vamos combinar: até que enfim alguém acordou! Marcos Mion é um baita apresentador, mas seu programa cansou faz tempo. Tanto que já perdeu fôlego na audiência e só se mantém líder porque não tem concorrentes.

Projetos

Ainda de acordo com o NaTelinha, o novo Programa Livre e uma nova atração com Benjamin Back estão cotadas para a grade de sábado, como parte desta estratégia de ataque. Vamos ver se sai mesmo…

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo nas principais notícias e acontecimentos do universo televisivo. Até a próxima!

André Santana

25/03/2023

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Fernanda Gentil, como ela não deu certo no entretenimento da Globo ela poderia ter voltado pro esporte da emissora mas enfim! Quanto ao Caldeirão com Mion, o programa tá precisando de novidades, ficar só restrito aos mesmos quadros desde Setembro de 2021 quando o Mion estreou na emissora carioca, não dá!

    ResponderExcluir

Publicidade