Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Encontro ganha audiência com tragédias, mas acumula críticas

Manoel Soares e Patrícia Poeta no Encontro
Manoel Soares e Patrícia Poeta no Encontro (Fabio Rocha/Globo)

Desde que se tornou Encontro com Patrícia Poeta e passou a ser apresentado pela jornalista, ao lado de Manoel Soares, o matinal criado por Fátima Bernardes passou a dar mais espaço ao hard news. Afinal, como o programa mudou de horário e passou a entrar no ar logo depois do Bom Dia Brasil, é até natural a tentativa de manter o público do jornalístico oferecendo mais informações.

No entanto, a atração da Globo passou a pesar a mão em assuntos policiais. Patrícia Poeta se tornou uma espécie de sucessora de Sonia Abrão, nos tempos em que A Tarde É Sua se debruçava sobre crimes e velórios. Ou, se preferirem, a apresentadora virou uma espécie de “Datena de saias”. Praticamente todos os dias, o Encontro é aberto com notícias sobre crimes e tragédias. O programa da Globo vem oferecendo um café da manhã bastante indigesto.

Aparentemente, a mudança de rumo vem trazendo resultados. De acordo com o Notícias da TV, o Encontro registrou 7,6 pontos de média em fevereiro de 2023, um crescimento de 10% em relação ao que o programa marcou nesse mesmo mês no ano passado, de acordo com dados do Kantar Ibope Media.

Ou seja, as entrevistas chorosas de Patrícia Poeta e Manoel Soares com vítimas de crimes ou pessoas que perderam entes queridos têm “turbinado” a audiência. Mas a que custo? Afinal, explorar a tragédia alheia num programa de variedades sempre soou como apelação. Assim, ao mesmo tempo em que a audiência cresce, as críticas aumentam na mesma proporção.

Recentemente, Patrícia Poeta foi enxovalhada nas redes por demonstrar bastante insensibilidade ao conversar com uma mãe que havia acabado de perder a filha. Afinal, precisava mesmo colocar uma vítima de uma tragédia para chorar na TV? Até que ponto essa audiência conquistada é benéfica? Vale tudo por um ponto no Ibope?

Aumentar o espaço para informação no Encontro foi uma boa ideia, sem dúvidas. O programa tem vocação para ser uma revista eletrônica informativa, como os tradicionais matinais da TV estadunidense. Mas não precisava descambar para o policial de uma maneira tão incisiva. Equilíbrio é fundamental.

André Santana

04/03/2023

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá, tudo bem? A TV Globo preferiu apostar no mais do mesmo com a Patricia Poeta. Poderiam ter escalado a Sandra Annenberg... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O Encontro já era chato com a Fátima Bernardes e continua chato com a Patrícia Poeta, é um programa cansativo de se assistir e piorou ainda mais após o término do Bom Dia Brasil tornando-se digamos o Cidade Alerta da Globo.

    ResponderExcluir
  3. Quando a Globo vai reformular toda a grade matinal....colocava a Ana Maria em outro dia e mudava tudo sei lA

    ResponderExcluir

Publicidade