Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Top 10 de 2022: destaques negativos

A TV aberta vive um período de vacas magras. De acordo com recente coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, apenas Globo e Band ganharam público em 2022. E, ainda assim, nada muito grandioso, já que ambas tiveram suas falhas. Mas os demais canais mergulharam numa irrelevância assustadora. Por isso, a lista dos destaques negativos do ano, fatalmente, deixará de fora muita coisa. Definitivamente, não foi um ano bom na TV. Acompanhem.

“Travessia”

Travessia

Pior novela de 2022, Travessia nem de longe lembra as tramas clássicas de Gloria Perez. Enredo sem pé nem cabeça, personagens sem carisma, trama frouxa, direção equivocada… Nada se salva na novela que pretendia falar de tecnologia, mas faz uma abordagem errada dos problemas da fake news. E… robô Haroldo? Sério?

“Todas as Garotas em Mim”

Todas as Garotas em Mim

Seria também a pior novela de 2022, mas como a Record preferiu chamar de série, então… Todas as Garotas em Mim é a pior série de 2022! A trama é tão amadora, em todos os sentidos, que nem parece feita pela mesma emissora que produziu novelas incríveis, como Vidas Opostas, Poder Paralelo, Pecado Mortal e cia. A ideia de tentar um novo formato bíblico é válido, claro, mas a execução foi sofrível. Trama bobinha, edição metida a modernosa, TAGEM tentava falar ao jovem, mas o retratava da mesma maneira que um velho chato imagina que seja a juventude atual. Tudo errado!

“BBB22”

BBB22

Após duas boas temporadas, o BBB derrapou em 2022. Com um elenco fraco, que pregava o “amor” (viu, Tiago Abravanel?), a edição não conseguiu criar uma narrativa realmente interessante. Prova disso é que ficou muito focada na rivalidade insossa entre Jade Picon e Arthur Aguiar, o que culminou com uma das vitórias mais inexpressivas de todos os tempos. Deu sono.

“A Fazenda 14”, “Power Couple Brasil” e “Ilha Record”

A Fazenda 14

A Record errou feio com todos os seus realities em 2022. Power Couple Brasil apresentou brigas angustiantes, que passaram longe do entretenimento. Mas a coisa piorou ainda mais em A Fazenda 14, onde Deolane Bezerra criou o caos com inúmeras brigas e ameaças, tornando o programa intragável. E Ilha Record… teve Ilha Record?

“Cara e Coragem”

Cara & Coragem

A novela das sete da Globo não chega a ser o desastre de Travessia, mas também deu uma bela derrapada. Cara e Coragem não cativou o público com seus mistérios pouco atraentes e personagens fracos. Com isso, passou praticamente despercebida. É como se não tivéssemos uma novela das sete no ar atualmente…

“Nóis na Firma”

Nóis na Firma

Tentativa válida da Band de investir em humor. O elenco, incrível: Moacyr Franco, Gorete Milagres, Marcelo Médici e cia, todos ótimos. Mas… faltou graça! O texto batido não conseguiu arrancar mais que um riso amarelo do público. Uma pena.

“Encontro com Patrícia Poeta”

Encontro com Patrícia Poeta

O Encontro foi criado por Fátima Bernardes, para Fátima Bernardes. Assim como o Mais Você foi criado por Ana Maria Braga e para Ana Maria Braga e, se um dia Ana se aposentar, o programa devia acabar com ela. É o mesmo caso. O Encontro devia ter sido encerrado com a partida de sua criadora. Mas a Globo, ultimamente, não encerra nada, só troca a apresentação. E escolheram justamente Patrícia Poeta, que é correta, mas… Falta algo nela. Falta personalidade cênica, falta tempero. Patrícia é uma boa mestre de cerimônia, mas, até aqui, não demonstra musculatura para ter um programa com seu nome. Não rolou.

CNN Brasil

CNN Brasil

A CNN Brasil é um ótimo canal de notícias, com bons profissionais e programas. Mas, ao que tudo indica, o projeto era ambicioso demais e não se sustentou. A demissão em massa promovida em dezembro expôs os equívocos da gestão do canal, que fez oba-oba ao anunciar grandes estrelas do jornalismo, mas não deu conta de manter boa parte deles.

RedeTV

RedeTV

A cada ano que passa, a RedeTV perde ainda mais sua já inexpressiva audiência. Afinal, o que a emissora tem feito por seu público? Programas como Encrenca e Bom Dia Você acabaram e ninguém percebeu. O canal está no ostracismo e já perde até para a TV Brasil.

SBT

SBT

É difícil escolher um ou outro erro do SBT este ano, porque praticamente tudo o que foi feito na emissora não deu certo em 2022. Fim do Bom Dia & Cia, desistência das reprises de novelas (e depois a desistência da desistência), aposta em enlatados toscos tipo Decisões do Dia, falta de criatividade nos programas de grade, o vai-não-vai do Casos de Família… A emissora de Silvio Santos encolheu. Corre o risco de ficar ainda mais irrelevante.

E para você, internauta? Quais os destaques negativos de 2022? Semana que vem, o TELE-VISÃO traz o Top 10 de 2022 com os destaques positivos. Até lá!

Obrigado a todos que acompanharam o trabalho deste espaço ao longo do ano. Foi um ano de mudanças, adaptações e transformações. Difícil, mas creio que entramos no eixo! E estaremos aqui, firmes e fortes em 2023! Excelente ano novo a todos!

André Santana

31/12/2022

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Fala André, realmente muita coisa ruim aconteceu e posso acrescentar também a queda da Jovem Pan News que apoiava o governo que sai com a demissão de vários radicais ferrenhos que apoiavam o presidente que desertou e que não deixará saudades e tem mais: Carla Cecato que pra mim perdeu e muito em credibilidade se sujeitando a fazer o tosco papel de garota propaganda de Bolsonaro. Logo mais no blog de knunes terá a retrospectiva da televisão.

    ResponderExcluir
  2. Puxa , não dá para negar que 2022 não foi um ano muito bom para os Realities Shows, principalmente os de confinamento (nem cito os já gastos realities de culinária de SBT e Band), a Globo com um BBB insosso,parado e esquecível, e a Record com uma Fazenda sufocante de tão violenta. Em relação as novelas da globo,creio que essas novelas não tiveram o acerto e ficaram chatas, além de que achei beem sem pé nem cabeça reexibir o capítulo de Cara e Coragem na madrugada (achei uma manobra bem com a cara do SBT aliás),em relação a TAGEM , a idéia parecia ser boa , mas a execução e qualidade da produção fez a mente voltar para aquela Record capenga dos anos 90 , com novelas e séries em sua maioria de qualidade duvidosa e que cairam no ostracismo total, parece que TAGEM vem diretamente dessa época, já sobre a RedeTV , sinto que a Emissora respira por aparelhos, não sei como poderia se salvar a curto prazo, já o SBT tem tomado um rumo que sinto que tem chance de acabar como rede Manchete.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Feliz 2023! Realmente, o ano foi extremamente fraco na TV brasileira. Concordo. Travessia é uma novela muito equivocada. E sou fã da autora Gloria Perez, hein... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade