Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

'Todas as Garotas em Mim", "Ilha Record": emissora erra feio ao insistir em fracassos

Mariana Rios apresenta Ilha Record
Mariana Rios apresenta Ilha Record (divulgação)

2022 não foi um ano fácil para duas das maiores emissoras abertas do país. Enquanto o SBT perde o fôlego e o rumo a cada dia, a Record demonstra uma incapacidade de reação que chega a incomodar. Tanto que, para o ano que vem, a emissora de Edir Macedo insistirá na mesmíssima grade deste ano, mesmo tendo acumulado fracassos.

Nunca a linha de shows da Record esteve tão desinteressante. Lá atrás, quando a emissora abriu mão de animadores e passou a apostar em formatos enlatados, ainda havia uma preocupação com relação à variedade de temáticas. Assim, havia reality de confinamento, mas havia também de culinária (como Top Chef ou Batalha dos Confeiteiros), de dança (com o Dancing Brasil) e de cantores (como The Four e Canta Comigo). Mas, agora, nem isso há.

O Canta Comigo ainda conseguiu uma sobrevida ao conquistar um espaço na programação dominical, mas, na grade diária, são apenas três grandes realities de confinamento que se revezam durante o ano. Power Couple Brasil, Ilha Record e A Fazenda transformaram a Record num grande e eterno reality show. 2022 mostrou que o desgaste chegou.

Power Couple Brasil registrou o pior resultado de sua história no primeiro semestre. O reality de casais deixou claro que já deu o que tinha que dar. Na sequência, Ilha Record foi um fiasco retumbante. A segunda temporada deixou claro que o relativo êxito de 2021 tinha a ver com o fator novidade, já que, em 2022, o programa foi muito, muito enfadonho. Por fim, A Fazenda também não anda lá essas coisas, mas ainda é cedo para cravar o fim do formato. O reality rural ainda tem sua relevância.

Porém, ficou evidente que Power Couple e Ilha Record já deviam estar no rumo da aposentadoria. Mas não é isso o que vai acontecer. Os dois programas já estão garantidos na grade de 2023 e prometem repetir o fiasco deste ano. Vai vendo.

Além de realities, a grade da Record sobrevive de dramaturgia bíblica. Outro segmento que também dá sinais de desgaste. Neste ano, Reis e Todas as Garotas em Mim se revezaram no horário nobre. Reis derrubou os índices de Gênesis, mas ainda tem um resultado razoável. Mas Todas as Garotas em Mim foi um grande desastre: trama tosca, mal feita e que afugentou o público do horário. Foi o mais fiasco da teledramaturgia da Record de todos os tempos!

Ainda assim, a emissora não sinaliza que haverá mudanças. Reis vai sair do ar na semana que vem e dará espaço à enésima reprise de Jesus, mas volta em 2023. E a Record tem planos de produzir novas temporadas de Todas as Garotas em Mim, mesmo a trama tendo sido um grande desastre. Ou seja, a dobradinha que não funcionou deve voltar no ano que vem.

Em suma: a grade da Record do ano que vem será exatamente a mesma da deste ano. Dá pra entender? Qual o sentido de continuar apostando em micos, como Ilha Record ou Todas as Garotas em Mim? Por que não ir ao mercado e trazer novidades? A emissora nunca teve uma programação tão fraca.

As perspectivas para 2023 da Record são péssimas. A emissora atua em ponto morto e a ladeira está à vista…

André Santana

03/12/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Enquanto conquista anunciantes, a Record TV não mudará essa programação. Isso é fato. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade