Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Ivete Sangalo estreia com status de estrela e "dona" do novo programa da Globo

Ivete Sangalo
Ivete Sangalo (Rafa Maltei/Veja)

No troca-troca envolvendo Fausto Silva, Luciano Huck e Marcos Mion na Globo, uma coisa ficava clara: os apresentadores da emissora não são mais os “donos” de suas atrações. Fausto deixou o Domingão do Faustão e Luciano Huck assumiu o Domingão com Huck. Este último deixou o Caldeirão do Huck, que se tornou o Caldeirão com Mion nas mãos do novo apresentador.

Antes deles, outros apresentadores já experimentavam esta onda do “com” na Globo. Fátima Bernardes está prestes a se despedir de seu matinal, chamado até aqui de Encontro com Fátima Bernardes. Enquanto isso, Pedro Bial comanda o Conversa com Bial. Neste caso, a escolha parecia mais óbvia em razão dos títulos escolhidos, que pedem mesmo a preposição “com”. Afinal, quem se encontra, se encontra com alguém, e quem conversa, conversa com alguém, não é verdade? Aliás, um beijo para meu professor de gramática!

Num passado mais distante, a Globo não tinha o hábito de colocar o nome dos apresentadores nos títulos dos programas. Em entrevistas recentes, Xuxa contou que, ao ser convidada por Boni para trocar a Manchete pela Globo, no final dos anos 1980, ela exigiu que seu nome estivesse no título da atração. E que o diretor teria respondido que isso não costumava acontecer na Globo, e que apenas Chacrinha tinha aquela honraria naquele momento (ele comandava o Cassino do Chacrinha).

A apresentadora revelou que bateu o pé para fazer valer a condição, e que recebeu um telefonema de Boni dias depois com a seguinte pergunta: “você prefere Xou da Xuxa ou Xuxa Xou?”. Xuxa optou por Xou da Xuxa, e o resto da história todos conhecemos. Na mesma época, Faustão foi tirado da Band para assumir os domingos da Globo, no comando do Domingão do Faustão.

“Regra” quebrada

Depois disso, programas com o nome de seus apresentadores ficou mais comum na Globo. Com exceção do Bobeou Dançou, todos os programas que Xuxa comandou na emissora levavam seu nome. Ao chegar na emissora, Angélica também teve “honra”, pois seus dois programas - Angel Mix e Caça Talentos - eram “embalados” numa faixa chamada simplesmente de Angélica (lembra da vinheta: “Angélica apresenta…”).

Anos depois, quando a Globo contratou vários apresentadores da concorrência, mais programas novos com seus nomes surgiram. Programa do Jô era o talk show de Jô Soares, enquanto Caldeirão do Huck foi o título escolhido para a estreia do atual dono dos domingos. Já Ana Maria Braga e Serginho Groisman não tiveram tal expediente, já que ela comanda até hoje o Mais Você, enquanto ele segue prestigiado no Altas Horas.

Hoje

Ou seja, a mudança do “do” para o “com” pode parecer cosmética, mas diz muito sobre o atual momento da Globo. A emissora deixa claro que os programas são seus, e que outros apresentadores podem pintar por ali, caso seja necessário. Assim, títulos parecidos com Domingão com Huck e Caldeirão com Mion se tornaram uma espécie de nova regra.

E por que resgatamos toda esta história? Porque chama a atenção, neste atual contexto, o título escolhido para o novo programa de Ivete Sangalo, que deve estrear no dia 24 de julho no canal. Inicialmente batizado de Mixto Quente, a atração teve o nome alterado para Pipoca da Ivete.

Sim, Pipoca da Ivete, e não Pipoca “com” Ivete. Ou seja, Ivete Sangalo é a “dona e proprietária” de sua nova atração na emissora. É a única apresentadora do canal com este status no momento, o que indica que a Globo tem em Ivete uma estrela do primeiro time.

Até que faz sentido, se considerarmos que todo o troca-troca envolvendo Huck, Mion e, agora, Fátima Bernardes, deixou claro que a emissora possuía poucas estrelas de fato no seu banco de apresentadores. A aposta em Ivete é uma clara movimentação no sentido de tornar a cantora um nome tão forte quanto Huck, Mion, Fátima, Ana Maria e Serginho Groisman.

Na prática, pouca coisa muda. Mas não deixa de ser interessante notar estas “sutilezas” curiosas, não?

André Santana

25/06/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Ivete Sangalo surgiu engessada no The Masked Singer Brasil. Veremos o que acontece com sua nova atração...Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade