Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Nova grade do SBT reafirma força da emissora junto às crianças e fraqueza do jornalismo

Elenco da série iCarly
Elenco de iCarly, atração do Sábado Série do SBT

Neste início de 2022, o SBT foi o primeiro canal aberto a promover mudanças em sua grade de programação. A emissora de Silvio Santos, que havia reformulado sua grade vespertina no final do ano passado, mexeu agora nas manhãs, promovendo mudanças e estreias. Mas, até aqui, pouca coisa funcionou. Enquanto as novas séries não decepcionara, o novo SBT Notícias frustrou.

As mudanças começaram no último sábado, 08, com a estreia dos novos desenhos do Sábado Animado. A tradicional faixa de desenhos, finalmente, trouxe animações recentes para a garotada, como o ótimo She-Ra e as Princesas do Poder, e ganhou uma cara nova. Mas o grande acerto do dia foi o lançamento da faixa Sábado Série, a partir do meio-dia. Com as estreias de iCarly, Brilhante Victória e da nova temporada de Henry Danger, Sábado Série registrou bons índices, tornando-se a maior audiência do SBT no dia. Mas à noite, as voltas de Te Devo Essa e Mestres da Sabotagem não disseram a que vieram.

Mas foi na segunda-feira, 10, que começaram as grandes apostas. O Bom Dia & Cia ganhou novos desenhos e um novo horário, das 9h30 às 12h. Para São Paulo, aconteceu a estreia do SBT Notícias, com Darlisson Dutra. E após o Fofocalizando, entrou o Vem pra Cá, numa versão reprisada com apenas meia hora, das 16h30 às 17h.

A nova grade não funcionou. Mesmo num horário melhor e com novas animações, o Bom Dia & Cia não viu sua audiência crescer. O que é estranho, já que, tradicionalmente, o infantil de Silvia Abravanel ganha público em mês de férias escolares. As inúmeras mudanças de duração e horário, além dos desenhos ultrarreprisados que eram exibidos até por estes dias, devem ter feito o público dispersar de vez.

O SBT Notícias também não emplacou, o que já era esperado. A emissora não tem tradição em jornalismo neste horário, e não mostra força para fazer frente aos jornais da Globo e da Record. SBT Notícias até se mostrou mais simpático que o Primeiro Impacto, com muitas entradas ao vivo e matérias de prestação de serviço. Ainda assim, não chamou a atenção do público. E o SBT, sempre imediatista, já trará mudanças para a próxima semana, trocando Darlisson Dutra, que é um bom apresentador, pelos micos de circo Marcão do Povo e Dudu Camargo. E como desgraça pouca é bobagem, a prestação de serviço dará espaço a matérias policiais. Almoço indigesto à vista. Ou seja, SBT Notícias não deve ter vida longa.

Em meio a todas estas mudanças, o Vem pra Cá foi jogado para escanteio. Ao encaixá-lo num horário ruim, com meia hora e apenas reprisando conteúdo, o SBT deixa claro que o programa só está no ar para cumprir seus compromissos comerciais. Ou seja, a revista eletrônica de Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano está de aviso prévio e deixará a grade em breve. Mais uma aventura da emissora que não deu em nada.

Curiosamente, enquanto as manhãs e tardes do SBT vão mal, as noites começam a ensaiar uma recuperação. A reprise de Carinha de Anjo, que estreou em baixa, agora experimenta um aumento de audiência. Aos poucos, a saga de Dulce Maria (Lorena Queiroz) está sendo descoberta pelo público do canal.

A boa fase de Carinha de Anjo e a boa audiência das séries infantojuvenis do Sábado Série mostram que o SBT ainda tem apelo junto ao público infantil. Esta é a vocação da emissora desde sempre, e que jamais devia ter sido abandonada. A má fase do Bom Dia & Cia é uma exceção neste contexto, pois as crianças ainda têm no SBT uma opção.

Por outro lado, o fiasco do SBT Notícias e de toda a grade vespertina mostra que o jornalismo, seja o policial ou o de celebridades (no Fofocalizando), não é algo que agrade ao público da emissora. O SBT sempre foi sinônimo de programas quentes e populares, e não é isso que o canal tem oferecido em suas tardes. A nova grade da emissora deixa bem claro onde o canal erra e onde ele acerta. É a partir desta análise que o SBT deve repensar sua estratégia de programação.

André Santana

15/01/2022

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Louvável o sbt ainda lembrar que as crianças existem..nem todas tem tb a cabo e streaming

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu até comentaria no sábado sobre o SBT Notícias, mas preferi aguardar o desenrolar do telejornal nesta semana. O problema é o "retorno comercial" da faixa infantojuvenil. Em um cenário ideal, a emissora deveria investir na programação infantil sem Silvia Abravanel como apresentadora. Investir de verdade. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade