Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Faustão na Band" estreia com boa perspectiva

Faustão na Band
Faustão na Band (divulgação/Band)

Em sua primeira semana na Band, Faustão conseguiu um feito e tanto: tornou-se assunto dos telemaníacos mesmo estreando no mesmo dia do BBB 22. Todo o hype criado em torno do reality show da Globo não ofuscou a estreia de Faustão na Band, que marcou o retorno de Fausto Silva à TV após seis meses fora do ar, e seu retorno à Band, após 33 anos.

A primeira semana de Faustão na Band ofereceu um cardápio variado e divertido, bastante voltado ao fã de um bom programa de auditório. O apresentador e sua equipe “reciclaram” os principais quadros de seu extinto dominical na Globo, espalhando-os durante a semana. Com isso, Fausto faz praticamente um programa diferente por dia, o que dá um fôlego interessante à atração.

Quem assistia ao Domingão do Faustão foi contemplado com Faustão na Band, pois todos os quadros clássicos estão ali. Grana ou Fama remete ao Se Vira nos 30, enquanto o Dança das Feras é uma Dança dos Famosos sem famosos. Já Na Pista do Sucesso reedita o Ding Dong, e Arquivo Pessoal… bom, esse o nome já deixa claro do que se trata. Todo dia, Fausto ainda apresenta as Cassetadas do Faustão, nova versão das Videocassetadas, principal quadro da história do Domingão.

Não apenas as atrações são parecidas, como toda a estética de Faustão na Band remete ao Domingão do Faustão. Cenografia, bailarinas, iluminação, pacote gráfico, músicas… Tudo foi feito à imagem e semelhança do dominical. E muito bem-feito, já que não se nota qualquer diferença. Pelo contrário: na tela tudo funciona muito bem, passando uma grandiosidade que não se vê em qualquer programa da Band. Sinal claro dos grandes investimentos realizados pela emissora para receber sua nova estrela.

Na primeira semana, a audiência correspondeu bem. Faustão na Band estreou com incríveis nove pontos na audiência, angariando a segunda colocação no ranking da emissora e jogando a Record para o quarto lugar. Nos dias seguintes, a Band voltou à quarta colocação, mas ainda com boa audiência, que girou em torno dos seis pontos. Com Nazaré e Show da Fé, o canal dificilmente ultrapassava os dois pontos, mostrando que o público do horário cresceu consideravelmente. E se considerarmos que, hoje, pouca coisa dá mais de seis pontos no SBT, pode-se concluir que a Band está indo bem em seus planos de melhorar sua posição no ranking.

Apesar do ótimo resultado da primeira semana, Faustão na Band teve uns probleminhas pontuais. O principal deles é a presença de Anne Lottermann e João Guilherme como coapresentadores. Até aqui, as intervenções da dupla têm se mostrado pouco efetivas. Na maior parte do tempo, a jornalista e o filho do apresentador parecem figurantes, parados ao lado do apresentador-mor. Mas nada que o tempo não dê jeito.

No mais, o grande desafio de Faustão na Band é manter este bom patamar num programa diário, cuja exigência sempre é maior, afinal, o risco de cansar é grande. Para se segurar, o programa deve ter no Programa do Ratinho um exemplo a não ser seguido. Afinal, a atração de Carlos Massa também tem a proposta de oferecer um quadro diferente por dia, mas a fórmula acabou desgastada depois de tanta repetição. Agora, Ratinho busca novidades para a atração, mas está difícil de se renovar. Ou seja, Faustão na Band não pode se acomodar nas mesmas atrações de sempre e deve buscar uma constante renovação.

Para isso, bons convidados não devem faltar. Faustão tem ótimo relacionamento com os músicos brasileiros, garantindo sempre a presença de atrações musicais de apelo. Atores e atrizes consagrados também devem dar o ar da graça, já que boa parte já não tem contrato de exclusividade com a Globo e está livre para frequentar os estúdios da Band. Mais uma vez, o bom relacionamento do animador com a classe artística deve garantir bons nomes no palco da atração. Tanto que Faustão já recebeu nomes como Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Alexandre Pires, Fafy Siqueira e Nelson Freitas já na primeira semana; Camila Queiroz, Klebber Toledo e Antonio Fagundes devem aparecer em breve.

Além de tudo isso, o maior dos trunfos de Faustão na Band é ter feito a Band finalmente se livrar do Show da Fé, que atravancava seu horário nobre, e aberto a possibilidade de um programa de maior apelo de audiência e, principalmente, grande força comercial. Esta injeção de ânimo deve continuar se refletindo na programação da emissora, que parece disposta a seguir investindo e fortalecendo sua grade. Isso é muito positivo para o canal, para o mercado de trabalho e para o espectador. Que bom!

André Santana 

22/01/2022

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Nao lembro direito mas acho qie a Band prometeu uma media de 6 pontos pros anunciates o que acho um feito, nao sera facil, se ficsr nos 5 ja eh muita coisa. O SBT tem 7,5 com uma reprise. Mas mais adiante teremos novelas novas uma do SBT e nao sei se Reis concorrera com a Band nesse horario. E teremos Pantanal. Mas o que importa eh o que Andre falou, porque nao eh facil fazer um programa diario. Acho que so Ana Maria esta conseguindo. Desejo sorte ao Fausto e a Band.

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito a Band acordou e vem disposta a obter espaço, o que é bom pra disputa. Torço muito pro Faustão dar certo e continuar com os bons índices.

    ResponderExcluir
  3. Faustão em sua estreia na Band na última Segunda-Feira dia 17/01 ficou em segundo lugar com médiade 8 pontos e pico de 9 pontos na grande São Paulo vencendo os poderosos SBT e Record e ficando atrás apenas da sua antiga emissora a super-poderosa Globo, em Porto Alegre-RS também ficou em segundo lugar mas com audiência bem menor do que em São Paulo ou seja 5 pontos na capital gaúcha, já no resto do Brasil o gordinho ex-global ficou em quarto lugar, já na Terça-Feira dia 18/01 tudo voltou ao normal, Record em segundo, SBT em terceiro e Faustão na Band em quarto, Globo como quase sempre primeirona isolada! BBB 22 e Faustão na Band empataram em repercussões nas redes sociais mas a audiência do BBB foi bem maior do que o do Faustão na Band, é claro! A maior diferença entre o Faustão e o Ratinho do SBT é que o Ratinho apresenta programa de auditório diário no horário nobre dominado por telejornais e novelas, desde Setembro de 1997 há quase 25 anos, já faz um tempão, quando ele bombou e ficou Famoso com F maiúsculo na Record apresentando o popularesco Ratinho Livre (1997/1998) e desde Setembro de 1998 está no SBT com o Programa do Ratinho e consagrou-se no Mundo cão e nas tele-baixarias, já o Faustão após anos e décadas apresentando programas semanais como Perdidos na Noite (Gazeta, Record e Band 1984-1988) e Domingão do Faustão (Globo 1989-2021) só agora está apresentando programa de auditório diário e já está com idade avançada, 71 anos e completará 72 no próximo dia 2 de Maio! Já a Ana Maria Braga também apresenta programa diário já faz um tempão desde a Record com o Note e Anote (Record 1993-1999) e está na Globo desde 1999 com o Mais Você! Só que Faustão e Ratinho são apresentadores de programa de auditório e a Ana Maria Braga apresentadora de programas de dona de casa! Como programa de auditório é mais cansativo, continuo achando que Faustão na Band devia ser programa semanal e não diário! Mas Faustão na Band dando 4, 5 pontos e ficando em quarto lugar é uma audiência boa para os padrões da Band e o dobro do que dava o tele-pastor RR Soares desde 2003 que fazia a Band dar traço de audiência no horário nobre! Faustão na Band em quarto lugar e com 4, 5 pontos é uma boa audiência pra Band, afinal a Band não é a Globo! Globo e Band são emissoras completamente diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe ficou revoltada com a,saída do l rr..tiraram um homem de Deus pra botar safadezas

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Não acredito em uma boa perspectiva com um programa diário de duas horas de duração. Comentarei em breve no blog. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Venho acompanhando o faustão na Band desde a estréia , até agora tem se mostrado bom, está sabendo usar os trunfos que tem na manga

    - Estar retornando a uma emissora que o consagrou no passado , pois Faustão ganhou grande notoriedade com o "Perdidos na Noite'' , tanto que foi a opção escolhida pela Globo para substituir Chacrinha.

    - Utiliza em doses homeopáticas a ''carteira de convidados'' , fazendo seus quadros com 1 ou no máximo 2 por programa , já que agora 5 programas rendem uma semana, coisa que na época da globo rendia 1 mês.

    - Estar substituindo um programa de nicho específico e segmentado (Show da Fé), o que facilita a tarefa de Faustão pois como o programa gerava baixíssima audiência, mesmo o Flopando o Faustão consegue no mínimo triplicar a audiência na hora.

    - Se utilizar dos quadros que já o consagraram (apesar que deve ser necessário renovações e mudanças com o passar do tempo para não desgastar) . Vale lembrar que Faustão tem um tempo determinado para poder voltar a apresentar programas dominicais, segundo clausulas de recisão com a Globo

    Já a questão do Ratinho , vale lembrar que o mesmo , segundo boatos , está querendo trilhar o caminho oposto de Faustão, que seria sair do programa diário e partir para um programa semanal apenas, gravado dos seus estúdios no Paraná, talvez por isso o Programa do Ratinho tenha entrado meio que num modo automático.

    ResponderExcluir
  7. Mas Chacrinha na Globo na década de 80 de 1982 à 1988 (ano da morte do Velho Guerreiro) era aos sábados e não aos domingos! Na verdade o Faustão foi pra Globo no final dos anos 80 pra preencher a vaga deixada pelo Gugu que acabou não podendo trabalhar na Globo pra dividir os domingos do SBT com o Silvio Santos que na época teve problemas nas cordas vocais.

    ResponderExcluir

Publicidade