Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Sem história, "Verdades Secretas 2" decepciona

Angel (Camila Queiroz), em Verdades Secretas 2
Angel (Camila Queiroz), em Verdades Secretas 2 (reprodução/Globoplay)

Goste-se ou não de Verdades Secretas, não se pode negar que a trama de Walcyr Carrasco produzida em 2015 tem uma história a se contar. E das boas! O autor narrou a trajetória de Angel (Camila Queiroz), uma inocente jovem que se corrompe ao se ver envolvida pelo milionário abusador Alex (Rodrigo Lombardi), que fica obcecado por ela a ponto de se casar com sua mãe, Carolina (Drica Moraes), apenas para tê-la por perto.

Ou seja, um dramalhão familiar tenso, que teve um final dramático, como esperado. Carolina, ao descobrir que a filha e o marido mantinham um caso, não aguenta a decepção e tira a sua própria vida. Revoltada, Angel se torna uma moça fria e vingativa, planejando o assassinato do homem que destruiu sua vida e sua família. Ela, então, finge retomar o relacionamento com Alex e o atrai para a própria morte, dando cabo de sua vida com vários tiros e lançando seu corpo ao mar. Depois, ela se casa com Gui (Gabriel Leone), escondendo de todos o que fez. Seu olhar na cena do casamento mostra uma Angel transformada. É um belo final!

Um final tão bom que deveria ter sido definitivo. O olhar enigmático de Angel deixava em aberto o que de fato havia acontecido com ela. Uma moça capaz de planejar o assassinato do padrasto para se vingar da mãe é capaz de mais o que? Ela se casou com Gui por amor ou por interesse, como uma forma de se livrar da sombra de Alex? São questionamentos que ficam em aberto. Walcyr Carrasco, pouco aberto a sutilezas, deixou esta resposta ao público, o que foi uma escolha acertada.

Sendo assim, somente a ideia de se abrir este final para dar sequência à trama já parecia um erro. Que se confirmou em Verdades Secretas 2, do Globoplay. A revisita a Angel, que terminou a primeira parte triunfante, foi uma grande decepção. Angel ressurgiu apática, ou melhor, antipática. A jovem passou a maior parte de Verdades Secretas 2 sem ação nem reação, apenas sendo levada pelas circunstâncias.

Na “trama”, Giovanna (Agatha Moreira) retorna ao Brasil disposta a provar que Angel matou seu pai. Por que ela esperou seis anos para fazer isso? Não sabemos. Neste contexto, Walcyr poderia ter assumido que, sim, Angel se corrompeu e, agora, usa de seu magnetismo para seduzir a todos a seu redor e conseguir o que quer. Mas não. Verdades Secretas 2 não deu personalidade a Angel. Na verdade, escolheu o pior dos caminhos: tentou pintá-la como mãe coragem, que se submete a tudo para salvar a vida do filho.

Também é interessante a ideia de que Giovanna, na verdade, sempre nutriu uma paixão por Angel. Mas esta Giovanna não foi vista na primeira Verdades Secretas. Pelo contrário. A rivalidade delas passava por vários pontos, mas nunca indicou uma paixão recolhida. Isso foi enfiado goela abaixo na segunda parte, e foi difícil de engolir.

Como não tinha uma história para contar, Verdades Secretas 2 sobreviveu de gritarias, muito sexo e momentos catárticos com viradas mirabolantes e sem sentido, coisa que Carrasco se especializou em suas novelas das nove. E teve seu desfecho com a pior das viradas: Alex ressurgiu, vivinho da silva, pilotando um avião.

Talvez numa terceira temporada haja uma explicação. Mas na segunda temporada, nada disso fez sentido. Quer dizer então que Alex sobreviveu, passou anos afastado planejando uma vingança, ao mesmo tempo em que tirou um brevê para pilotar um avião. E mais: “plantou” Cristiano (Rômulo Estrela) para despistar Giovanna e Angel. Quer dizer então que todas as patacoadas que Cristiano fez ao longo da temporada eram, na verdade, por ordem de Alex? Como assim?

Em suma: Verdades Secretas 2 não tinha história para contar e, de quebra, arruinou o excelente final de Verdades Secretas 1. O destino de Angel deveria ter ficado no imaginário do público. Não tenho dúvidas de que o público imaginou algo muito melhor que Walcyr Carrasco para dar sequência à saga da modelo. Uma pena.

André Santana

25/12/2021

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Sou contra essa continuação. Na realidade, o Grupo Globo quer impulsionar o Globoplay. "Inspiraram" no sucesso de Elite e produziram Verdades Secretas 2 que, na realidade, poderia ser exibido no Cine Privè da Band. Rs... Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo Natal. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que teve mais cenas eróticas que elite...assim ok tereis ousadia porém o tal book rosa e mais falado que o universo das modelos..o ideal era então ter deixar o a Angel pra lá e focado nos secundários.. a única história interessante foi do garoto que pegou a família toda ..mateus pinto de ouro e sua vó cafetona

      Excluir
  2. Oi André
    Se Verdades Secretas 2 fosse uma nova história mas com outros personagens eu até acompanharia.
    Mas foi ruim de doer.
    Nenhuma trama se salva o final pior de todos.

    ResponderExcluir

Publicidade