Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Dona Beija" ganhará nova versão

Gracindo Junior e Maitê Proença em Dona Beija
Foto: divulgação/Floresta

Sucesso da extinta Manchete, Dona Beija ganhará um remake em breve. A produtora Floresta anunciou nesta semana que adquiriu os direitos da trama para a produção de uma nova versão da obra, ainda sem destino certo. De acordo o site Notícias da TV, a nova versão da história anteriormente protagonizada por Maitê Proença deve ser exibida pela Netflix, mas ainda não há uma confirmação oficial.

Devassa, voluptuosa, provocante, independente. Dona Beija foi uma das personalidades mais marcantes do Brasil no século XIX. Se hoje ela é símbolo de mulher independente e dona de si, à época, ela era sinônimo de imoralidade. E foi com essa potência que a história de Dona Beija inspirou a novela que marcou uma geração. 

Segundo comunicado distribuído pela Floresta, a narrativa será revisitada com um olhar moderno e ousado, à altura da protagonista. À frente do desenvolvimento estão o autor português e vencedor do Emmy, António Barreira, e a roteirista Renata Jhin, que nessa adaptação assina a autoria da sua primeira novela.

A produtora também afirmou que a nova versão de Dona Beija ganha a agilidade das narrativas modernas. A luxúria e luxuosidade ganharão mais cor e personalidade, seguindo altos padrões de produção. A história ganha uma tinta a mais nas discussões que escandalizaram a sociedade no século XIX e ainda são tão pertinentes para o século XXI, como empoderamento, questões raciais e classistas. 

A Floresta ainda não anunciou onde a nova Dona Beija será exibida, mas, considerando o atual mercado audiovisual, algum serviço de streaming deve adquirir os direitos de exibição da obra. Vale lembrar que Netflix e HBO Max já anunciaram vontade de produzir novelas, mas que ainda estudam como o formato será levado às plataformas. Enquanto isso, o Globoplay corre por fora com seu formato de novelas curtas, que será inaugurado este ano com Verdades Secretas 2.

Dona Beija tem uma história de apelo, é uma trama curta e com uma generosa dose de sensualidade que parece combinar com o streaming. Apostar num remake para inaugurar a produção de novelas numa plataforma off-Globo parece uma boa ideia. Agora é aguardar para descobrir se Dona Beija será mesmo da Netflix, e quem serão os atores que assumirão os personagens antológicos de Maitê Proença e Gracindo Junior.

André Santana

24/09/2021

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Chegou a ver o original? Seja numa reprise, no YouTube ou algum pirata ? O que achou, Andre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi Daniel! Assisti a original quando o SBT reprisou. Gostei muito! E gosto muito da ideia de um remake no streaming!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Ótima novela. Assisti à reprise no SBT. Gostei bastante. Uma das melhores novelas da Manchete. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A manchete faz falta com suas novelas ousadas. .será que seriam sucesso hoje na tv aberta? O povo anda mais puritano ou hipócrita pois fajam que hoje que tem imoralidade na tv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Miguel! Justamente por isso, vejo com bons olhos a intenção das plataformas de streaming de investir em novelas. Creio que o streaming é a plataforma ideal para tramas mais curtas e ousadas. Gosto muito!

      Excluir

Publicidade