Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo antecipa saída de Faustão e cria um "Domingão Tampão"

Fausto Silva no Domingão do Faustão
Foto: reprodução GShow

No último domingo, 13, Fausto Silva não apresentou seu Domingão do Faustão pela primeira vez em 32 anos. Acometido de uma infecção urinária, o apresentador não pode estar presente em seu programa na Globo. Para não perder o pique da Super Dança dos Famosos, quadro que marca a despedida do dominical (que sairia do ar em dezembro), a emissora decidiu recrutar Tiago Leifert para assumir a arena interinamente.

Mas o que era para ser apenas uma substituição de um dia se tornou algo maior. Nesta quinta, 17, a Globo anunciou que antecipou a saída de Fausto, e que o Domingão seguirá nas mãos de Tiago Leifert até a estreia do novo programa de Luciano Huck. Ou seja, o Domingão do Faustão terá que mudar de nome (provavelmente será chamado apenas de Domingão) e ficará no ar como solução provisória, nas mãos de Tiago Leifert, até que o novo programa pensado para as tardes de domingo fique pronto para estrear. Assim, a Globo criou um “Domingão Tampão”.

É uma atitude um tanto impensada de acontecer em um canal que sempre prezou pela organização e coerência. Trocar um apresentador de um programa tradicional e que, ainda, leva o nome do próprio no título, e da maneira como foi feita, não tem cara de Globo. Dá a impressão de que Silvio Santos assumiu o controle da programação, ligou para a Globo e mandou trocar. Muito estranho tudo isso.

Claro, até comentamos aqui que não seria de todo improvável que a Globo optasse por antecipar a saída de Faustão depois que ele anunciou sua transferência para a Band. Afinal, ficaria parecendo que a maior emissora do país estava fazendo “sala de espera”, servindo de vitrine para um futuro concorrente. Vale lembrar que o SBT fez isso com Gugu Liberato. Quando anunciou sua transferência para a Record, o loiro avisou que cumpriria seu contrato com Silvio Santos até o fim, e que seu programa na nova emissora só estrearia no ano seguinte. Porém, depois dos anúncios, o SBT concluiu que não faria sentido manter Gugu no ar por mais tanto tempo, já que sua transferência era oficial. Assim, o canal apressou sua saída, recrutou Celso Portiolli para o Domingo Legal e, ainda, contratou Eliana.

Porém, a Globo oficializou que o Domingão do Faustão só sairia do ar em dezembro, anunciou edições especiais de quadros e vinha promovendo uma despedida digna. Soma-se a isso os acordos comerciais, que davam uma certa segurança de que, sim, Fausto ficaria no ar até o fim do ano. Sendo assim, por mais que fosse uma situação, no mínimo, estranha, parecia bem possível que Fausto realmente ficasse no ar até o fim do ano.

Agora, a Globo terá que lidar com um Domingão improvisado, que exibirá quadros especiais de uma despedida que não vai mais acontecer. E Tiago Leifert terá que cortar um dobrado para driblar o constrangimento de toda esta situação. O ideal seria a emissora apressar a produção do novo programa de Luciano Huck para estreá-lo o mais rápido possível. Manter o Domingão no ar neste contexto é um tanto bizarro, para dizer o mínimo.

André Santana

17/06/2021 

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Flávio Ricco, sempre certeiro em suas análises afirmou que sua contratação pela Band irritou alguns setores da Globo por isso que a emissora decidiu antecipar o encerramento do contrato. Pra mim a Globo deu uma de Record, agora devia esperar terminar o contrato dele, mas acho que agora Fausto Silva na Globo é passado.

    ResponderExcluir
  2. A Globo nao copiou SBT infelizmente ela faz isso alguns anos. Embora, por ser o Fausto, eh a figura mais emboematica e importante do entretretenimento em termos de faturamento, isso de nao deixar o apresentador nao se despedir do publico nao eh novidade na Globo. Ja fazem uns anos que ela faz isso principalmente no jornalismo. Lembremos os dois rapazes que apresentaram o Hoje, eles sairam do ar sem a despedida ao vivo e tivemos alguns que nem puderam se despedir. A excecao foi o Jo Soares, pelo fato que ele nao iria pra nenhuma concorrente, mas se fosse, com certeza nao teria programa de despedida do Jo. Fora isso a atual cupula e mesmo a gestao anterior ja tinham essa coisa empresarial tipo 'vida que segue' e sem nenhum sentimento de gratidao com quem fez parte da historia da Globo, vide Tarcisio Meira, Antonio Fagundes simplesmente foram descartados. Ou, quando Aguinaldo Silva sai da Globo e resolvem reprisar Fina Estampa, dao mais destaque a novela quase sem citar o autor, a logica capitalista empresarial esta acima dos sentimentos, inclusive o sentimento de gratidao. So digo uma coisa, esse inicio de gestao Ricardo Waddington comandando o entretretenimento da Globo, ele ta mexendo e apostando alto nas mudancas, foi dele a decisao de acabar com o Domingao. Eh dele a aposta alta em Pantanal, que sera a novela das n9ve mais cara da Globo. Resta saber quando estarmos em 22, essas apostas dele, o domingo com Huck e Pantanal farao o sucesso em frente as expectativas que serao grandes. Fora isso, acho uma total desumanizacao essa ingratidao com os artistas veteranos que fizeram a Globo o que eh a Globo hoje. Mas eh isso ne, se livrem das pecas velhas, e coloquem pecas novas pra engrenagem se atualizar com os dias de hoje. Somos todos pecas e objetos. O valor humano nao conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Claro que a Globo já deu suas "ratas", com cancelamentos em cima da hora ou programas que mal estrearam e foram cancelados. Exemplos são inúmeros. Mas, neste caso, há todo um planejamento não cumprido, e isso, da maneira como aconteceu, eu nunca vi a Globo fazer. A Globo prometeu Domingão até 26 de dezembro, mas não cumpriu. Trocou seu apresentador de domingo de uma hora para outra, e com um "reality" em andamento, a Super Dança dos Famosos. Isso é um remendo, e a Globo, por mais que já tenha dado suas bolas fora antes, nunca foi adepta de remendos. Por isso a comparei ao SBT. Silvio Santos, sim, faz remendos como ninguém.

      Excluir
    2. A Globo odeia quem a troca por outro canal..e como se saísse pela porta dos fundos e nunca tivesse passado por lá. Um símbolo do canal...a Globo oferece mudança de dia e ele foi pros concorrentes

      Excluir
  3. Acabei de ler a coluna do Leandro Carneiro, do Splash UOL. Ele cita Xuxa e Jo Soares, que embora menos tramaticas, a saida dos dois deixou feridas e magoas com os demitidos.

    ResponderExcluir
  4. No meu perfil pessoal no Twitter eu fiz diversas postagens comentando sobre a saída do Faustão da Globo.

    ResponderExcluir
  5. João Paulo, acho que Luciano Huck renovou com a Globo em condições muito claras. Ele decidiu ficar porque lhe prometeram o domingo. Então eu acho que esse plano não muda, não. Mas o que pode acontecer, em reconhecimento ao Tiago Leifert, é lhe darem um programa só dele, em outro horário ou dia. Vamos ver.

    ResponderExcluir
  6. Andre, so lembrando que essa saida a la SBT como voce mesmo diz, tem nome e sobrenome: Ricardo Waddington, desde que ele assumiu o entretenimento da Globo, as mudancas estao sendo radicais para o bem e para o mal, e desastrosas, como essa saida repentina do Fausto.

    ResponderExcluir

Publicidade