Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Sem roubada: chegada de Mariana Godoy impõe mudanças no "Aqui na Band"

Na semana passada, reclamei aqui da possibilidade de Mariana Godoy ser contratada pela Band para comandar o Aqui na Band. Considerei uma roubada a chegada da jornalista ao programa, que vinha sendo caracterizado por debates sobre temas controversos (para não dizer delirantes), e com a participação de convidados que são reconhecidamente disseminadores de fake news. Mariana não merecia estar ali, mesmo que para ser um contraponto.

Felizmente, a direção da Band concorda com este pequeno blogueiro. Hoje, 25, foi notícia em todos os sites especializados que a emissora suspendeu a produção do matinal para intervir em sua forma e conteúdo. Segundo o site Notícias da TV, todos os profissionais atualmente envolvidos, como o diretor Vildomar Batista e o apresentador Luís Ernesto Lacombe, foram afastados. A ideia é recomeçar o programa, já que seu viés excessivamente bajulador ao governo e aos absurdos do mesmo foi motivo de grandes embates entre Batista e a direção de jornalismo da emissora.

Uma pena que as coisas tenham chegado a isso. Quando começou, o Aqui na Band era um programa simpático, bem ao estilo dos matinais tradicionais, com notícias e amenidades. Luís Ernesto Lacombe sempre foi um conservador, e suas opiniões deixavam isso claro. Mas havia a figura de Silvia Poppovic como contraponto, o que dava um equilíbrio até interessante. Até porque, é bom que se diga, não há nada de errado em ser conservador. Se há dois âncoras de visões distintas, a possibilidade de qualquer debate ficar mais rico é alta. 

O problema é que, com a saída de Silvia, o programa foi tomando um rumo muito estranho. Uma coisa é se posicionar conservadoramente; outra bem diferente é dar espaço a mentiras e teorias da conspiração. Chamou a atenção o debate sobre quem havia mandado matar o presidente, quando a Polícia Federal já havia declarado que o autor da facada que acometeu o então candidato agiu sozinho. Nesta semana, um debate sobre conservadorismo teve participação de pessoas que são investigadas por fake news. Em suma: uma coisa é defender um ponto de vista conservador; outra bem diferente é disseminar mentiras.

Além disso, esta abordagem equivocada de temas urgentes que vinha sendo adotada pelo Aqui na Band nem ao menos se converteu em números de audiência. Pelo contrário. O matinal, que nunca teve grande público, viu seus números caírem ainda mais. Ou seja, Aqui na Band vinha aumentando a tensão nos bastidores da emissora, e sem nenhum resultado prático. Sendo assim, a intervenção não era apenas necessária, era urgente.

Ainda segundo o Notícias da TV, a Band vai exibir reprises do matinal até formar a nova equipe da atração. Mariana Godoy deve ser mesmo a nova apresentadora, e dividirá o palco com outro jornalista. Fernando Rocha, Dony De Nuccio e Zeca Camargo estão no radar do canal para o posto, informou o NTV. Agora, o Aqui na Band será produzido pelo entretenimento em conjunto com o jornalismo, e a ideia é transformá-lo numa revista eletrônica informativa. Sem dúvidas, uma boa ideia. Mariana Godoy, felizmente, se livrou da “roubada” prevista pelo TELE-VISÃO. Ainda bem! Na torcida pra que venha coisa boa!

André Santana

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Parece que a gota d'água foi chamarem um cara que já teve de prestar esclarecimentos para a Polícia Federal duas vezes por causa de fake news. Que bom que um programa desse nível tenha saído do ar e que a Mariana não tenha de passar por isso.

    Agora, temos de ser sinceros. A atração que ela possa vir a comandar não é daquelas que deve bombar na audiência. Nas manhãs da Bandeirantes, tirando o Jogo Aberto, que já é mais tarde um pouco, só a Cozinha da Ofélia e os desenhos japoneses fizeram sucesso (sem falar, claro, do reinado do Daniel Bork, rs). Ou seja, o canal terá de ter paciência e investir na atração para que ela possa ter uma relevância e não ser apenas algo passageiro e mais do mesmo.

    Eu, particularmente, faria o Mariana Godoy Entrevista na Bandeirantes ao invés de um programa matutino. Mas, sendo algo de boa qualidade, quem sabe não pode funcionar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que a Bandeirantes (como toda rede de TV aberta no Brasil), não deixou de ser conservadora por esse fato. Além do programa ser um fracasso de audiência (não conta audiência do Twitter), estava escancarado como uma atração sendo linha auxiliar do governo e, para isso, recorrendo até a propagadores de mentiras, ou seja, passaram do ponto.

      Excluir
    2. Oi Alexandre! Concordo com você, acho que nada que a Band fizer ali vai fazer a emissora ir muito além do Ibope. Acho que o canal tem que pensar numa atração capaz de fazer a emissora se manter no 1 ou 2 pontos, e ter um bom potencial de faturamento. Eu torço por um projeto tipo Tudo a Ver, da Record. A Band tem vocação para este tipo de programa. Me lembro que, nos anos 1990, a emissora já tinha um Dia Dia, que era dividido em duas partes: Dia Dia News, um jornal, e Dia Dia Revista, uma revista eletrônica. E era bem legal.

      Excluir
  2. Oi André
    Antes de mais nada admiro e acompanho a bastante tempo seu trabalho, parabéns.
    Referente ao Aqui na Band, vi que o Lacombi pediu demissão e o Vildomar junto com a esposa foram dispensados só ficando o chef Dalton Rangel.
    Uma mudança de ares será boa para o Programa e a Mariana só irá acrescentar credibilidade,para fazer dupla com ela prefiro o Dony ou o Fernando acho o Zeca um mala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas! Obrigado pelo elogio! Por favor, continue participando! Sim, Lacombe deixou a Band. Mariana é ótima, torço por ela e pela melhora do programa nesta nova fase. Sobre seu parceiro, eu acho Zeca um bom nome, apesar de ele estar meio over em seus últimos anos na Globo. Zeca é um cara de muito repertório, se bem dirigido eu acho que pode render. Dony é ótimo também, acho que poderia ser um bom nome também. Mas discordo quanto ao Fernando, esse sou eu quem o acha "mala", ahaha! Vamos ver.

      Excluir
  3. Olá,

    Triste ver o caminho que as emissoras de TV estão trilhando diante dessa pandemia. Creio que as emissoras que se sairão melhor serão as que compreenderem que MENOS É MAIS. Vejo como exemplo o pgm da Cátia Fonseca que se manteve de pé diante das atuais adversidades, sendo uma opção agradável (Não é o tipo de programa que assisto, mas já prendeu minha atenção algumas vezes enquanto zapeava pelos canais).

    Acho que Vildomar, Lacombe e Cia deverão insistir nesse formato, mesmo que fora da Band. Cruzes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o diretor do hoje em dia...mas o hoje em dia nunca foi tão político

      Excluir
    2. Vinícius, o único canal aberto que poderia abrigar um programa como esse seria a RedeTV, que adora bajular o governo. Mas eu acho que eles não tem dinheiro pra isso não... Mas concordo com você, menos é mais. E acho que alguns canais compreenderam isso bem. Melhor da Tarde, Encontro e Conversa com Bial são bons exemplos de programas que se reinventaram com competência na pandemia.

      Excluir
  4. Chama a atenção que demitiram a Popovick para reduzir custos..Mariana e Zeca devem ganhar até mais..meio estranho..até onde sei popovick sempre vestiu a camisa da TV band
    Ouvi dizer que devem resgatar o nome Dia Dia ..título já usando inúmeras vezes pela emissora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, acho que ficou claro que a demissão de Silvia não tem a ver com contenção de despesas. Foi mesmo uma decisão editoria, para tornar o programa o que ele se tornou, um grande palco de defesa do governo. Neste contexto, a Silvia obviamente não se encaixava. Gostaria muito que a jornalista retornasse à TV, acho uma pena ela ficar tanto tempo afastada.

      Excluir
  5. Ei, André! Li as notícias essa semana, acredito que a Band deva resgatar o título Dia Dia ou procurar um novo nome pro matinal, já que Aqui na Band ficou marcado negativamente. Lembro-me dessa época que você citou em um dos comentários sobre o Dia Dia News e o Dia Dia Revista. Meu Deus, estamos velhos! HAHAHAHA.

    Eu penso que um programa nos moldes do Melhor da Tarde daria mais certo nas manhãs, acho o programa da Cátia mais de acordo com o público do horário. Mas gosto da ideia de algo como foi o Tudo a Ver na Record.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mister Ed, eu adoro você porque você se lembra de tudo o que eu falo, ahahahaha! Somos poucos os que se lembram do Dia Dia News e Dia Dia Revista, pode acreditar! Mas sou contra a Band resgatar este título. Dia Dia já foi título de 400 programas diferentes! É tão difícil achar um nome novo? Mariana e seu parceiro misterioso merecem um programa com nome novo, hehe!

      Excluir

Publicidade