Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com Carolina Ferraz e Christina Lemos, Record "renova" jornalismo

Semana de novidades no jornalismo da Record. A anunciada “reformulação” do Domingo Espetacular finalmente vai acontecer, com a contratação de Carolina Ferraz. Já o Jornal da Record ganha uma nova apresentadora: a repórter Christina Lemos assume a bancada do principal noticioso da emissora. Com isso, Adriana Araújo, Patrícia Costa e Thalita Oliveira ganham novas funções no canal.

A surpresa da temporada é a chegada de Carolina Ferraz. A atriz, que ficou famosa com diversos papéis em novelas da Globo, reassume sua porção de apresentadora, função que já exerceu em atrações como Programa de Domingo, na Manchete, Fantástico, na Globo, e Receitas da Carolina, no GNT. Segundo o site Notícias da TV, Carolina chega à Record para dar uma nova cara ao Domingo Espetacular, algo que a emissora vinha buscando desde que Antonio Guerreiro assumiu o jornalismo do canal.

Assim, o Domingo Espetacular passa a ser apresentado por Carolina Ferraz, ao lado de Eduardo Ribeiro. Mas espera-se que as mudanças não sejam apenas cosméticas. A revista eletrônica peca muito pelo tempo excessivo, que obriga o programa a preencher espaço com “curiosidades” intermináveis e matérias muito longas. O Domingo Espetacular precisa encontrar uma linguagem mais jovial e moderna, além de apostar num conteúdo mais variado. É o momento de uma mudança editorial. Vamos ver.

Vale lembrar que não é de hoje que a Record busca renovar a apresentação do Domingo Espetacular. Depois do afastamento do saudoso Paulo Henrique Amorim, principal apresentador da história da atração, surgiram especulações de que a emissora havia sondado nomes como Patrícia Poeta e Zeca Camargo, justamente para assumirem esta função. A própria Carolina já estava no radar do canal há algum tempo.

Enquanto isso, Patrícia Costa e Thalita Oliveira serão realocadas. Segundo o Notícias da TV, Patrícia Costa assume a edição da meia-noite do JR 24h. Já Thalita Oliveira será apresentadora da edição de sábado do Fala Brasil

Mudanças à vista também no Jornal da Record. Segundo Flavio Ricco, do R7, Christina Lemos, repórter gabaritada e com anos de experiência na cobertura de Brasília, passa a comandar o jornal. Ela forma dupla com Sérgio Aguiar, que vem apresentando a atração por conta do afastamento de Celso Freitas, que é do grupo de risco da covid-19. Com a novidade, confirma-se as informações de que a relação entre Adriana Araújo, atual titular, e a direção da emissora não estão lá muito boas. Recentemente, a jornalista já havia se afastado da bancada misteriosamente. Retornou, mas os boatos de tensão seguem fortes. Segundo várias fontes, a linha editorial pró-governo do jornalismo da Record incomoda a apresentadora.

Agora, Adriana Araújo será deslocada para o Repórter Record Investigação. Ou seja, parece um prêmio de consolação para “esconder” Adriana e colocar panos quentes na tal tensão. O que é uma pena, já que Adriana merece mais. 

E, aliás, como fica Celso Freitas? Oficialmente, ele está afastado em razão da pandemia. Mas Sérgio Aguiar, seu substituto, era o titular do JR 24h, que agora ficará com Patrícia Costa. Ou seja, quando Celso voltar, Sérgio não terá mais um jornal. Então, das duas uma: ou Patrícia não vai ficar muito tempo no JR 24h, ou Sérgio Aguiar será efetivado de vez no Jornal da Record. Neste caso, Celso Freitas pode ser o próximo a ganhar um "prêmio de consolação", como Adriana. Será?

André Santana

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Estranho ver a Carolina fora da Globo. .mas acho ela mais apresentadora que atriz mesmo.a maioria dos papéis eram parecidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, eu sempre achei a Carolina uma atriz interessante. Creio que seus papéis eram parecidos porque ela sempre foi escalada para viver tipos semelhantes, já que ela tem esse porte elegante. Mas ela é uma figura carismática, funciona como apresentadora. Só não sei se ela vai agregar alguma coisa ao Domingo Espetacular. Ela teria que vir junto com uma reforma do programa. Só a presença dela não vai atrair audiência.

      Excluir
  2. Quase 30 anos depois de apresentar o Fantástico a Carolina Ferraz agora vai apresentar o clone Domingo Espetacular, coisa que o Celso Freitas já fez, afinal foi ele o primeiro apresentador do programa, agora quanto à Adriana Araújo isso tá me cheirando à fritura em óleo quente, pois andava insatisfeita com a postura editorial da emissora e agora ir pro Repórter Record Investigação tá mais pra castigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Kleber! Carolina está repetindo a trajetória de Celso Freitas. Não sei se fará diferença, mas torço por ela. Gosto da Carolina. Quanto à Adriana, sem dúvidas. Nas redes sociais dela, ela não esconde o desconforto com a cobertura insossa da Record da pandemia. Deve ser complicado mesmo.

      Excluir
  3. A contratação da Carolina retrata bem o pensamento medíocre das pessoas que trabalham na Record (e ela não tem nada a ver com isso, para deixar bem claro); tem de trazer alguém que foi da Globo e, se possível, que saiu de lá de uma forma que gere algum antagonismo com o canal "rival". É algo provinciano demais, assim como os nomes dos programas que tentam emular a Globo, como Esporte Fantástico, Domingo Espetacular...É de um mau gosto que, junto ao sensacionalismo diário do canal, gera uma rejeição difícil de ser tirada.

    E atos como esse contra a Adriana Araújo, que claramente foi afastada pelas suas críticas ao tom da cobertura da pandemia no canal, só reforçam o lado pouco democrático da Record.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado, Alexandre! E contratações baseadas neste critério mesquinho não costumam ter efeitos práticos. Como eu disse acima, gosto da Carolina, mas apenas a presença dela não vai resolver o problema de audiência do Domingo Espetacular.

      Excluir
  4. Quer ir pra Record? Processe a TV Globo ou fale mal

    ResponderExcluir
  5. Muitos pontos nesse post, hein, André, hahahaha. Vamos lá! Adoro a Christina Lemos, acho-a uma excepcional repórter, com uma postura exemplar, com condições de colaborar muito com o JR. Em contra partida, também adoro a Adriana Araújo e acho uma pena ela ser escanteada assim. Me lembrou o destino da Sandra Annemberg, cada uma por seus motivos.

    Sobre a Carolina Ferraz, penso que ela se encaixaria bem no Hoje em Dia. Tiraria todas as mulheres que compõe a atração (e que não agregam em nada) e a colocaria ali. A Adriana poderia ir para o Domingo Espetacular, já que é mais uma revista do que telejornal. Enfim, não acho legal ver alguém que não é jornalista ocupar o lugar de um profissional.

    Quanto ao Sérgio Aguiar, já li que ele estava cotado pra assumir o Fala Brasil diário, mas parece que seu posto como âncora oficial do JR está cada vez mais firme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que não deve sonho de nenhum jornalista ficar no jornal principal pra apenas ler teleprompter e não poder dar opinião ...na Globo News ele estava bem mais a vontade

      Excluir
    2. Mister Ed, adorei sua ideia! Carolina Ferraz seria um nome e tanto para as manhãs da Record e faria uma super dupla com César Filho. Mas a Record não tira a Ana Hickmann do ar nem por um decreto, mesmo ela sendo um exemplo atípico de uma apresentadora que piorou com a experiência. Enfim... Adriana Araújo seria um bom nome para o Domingo Espetacular, mas eu torço mesmo pra que ela mude de canal ao fim do contrato. Ela merece algo melhor que a Record. Miguel, o Sergio Aguiar foi contratado pra ler TP, já que ele estava no JR 24h, que é ainda mais engessado que o Jornal da Record. Foi escolha dele, vai entender... Abraços!

      Excluir
  6. Uma pena essa fritação com a Adriana, mas acredito que se a emissora fizer um repórter record onde a apresentadora participa das reportagens algo como o Cabrini faz, tem grandes chances dela se destacar nessa nova função. Quanto ao Sérgio acredito que deveriam fixar ele e a Janini no Fala Brasil com a Salcy fazendo a previsão do tempo/trânsito e a Roberta o esporte.

    ResponderExcluir

Publicidade